Find us on Google+

Widgets


The Avengers (Os Vingadores), o filme que reúne alguns dos maiores heróis da Marvel, tem material suficiente para escrever uma tese. Mas, descansem, que pretendo ser breve. 
Em 2008, o filme "Iron Man" apresentou ao grande público o Homem de Ferro, brilhantemente interpretado por Robert Downey Jr. No final do filme, é dada a primeira pista para a existência de um universo cinematográfico mais vasto: Tony Stark, o Homem de Ferro é convidado por Nick Fury (director da S.H.I.E.L.D.) para integrar a Iniciativa Vingadores. No mesmo ano é lançado uma nova versão do "The Incredible Hulk", que é interligado com o "Iron Man" através de uma cena especial. Os próximos filmes já têm uma ligação mais forte à S.H.I.E.L.D., preparando terreno para este "Avengers". Na sequela "Iron Man 2" (2010) somos apresentados à Viúva Negra, no "Captain America" (2011) conhecemos o Capitão América e o "Cubo Cósmico". E finalmente, no filme do "Thor", além do próprio Deus do Trovão, Hawkeye tem um rápido cameo, e mais importante: o vilão Loki, o caprichoso e instável meio irmão de Thor.
No começo do filme Loki regressa das profundezas do espaço, mais poderoso e desejoso de vingança, roubando o "Cubo Cósmico" para preparar a invasão da Terra pelos seus aliados extraterrestres: os Chitari. Quando a S.H.I.E.L.D. se apercebe da magnitude da ameaça, rapidamente tenta recrutar os heróis para trabalharem em conjunto e pararem Loki. Mas as personalidades e objectivos conflituantes vão dificultar a tarefa...

Até ao momento em que escrevo estas palavras, a maioria das criticas que li online, são muito positivas. Confesso que estranhei não ter lido os habituais discursos bolorentos de "o fim do cinema", mas acredito que não tardará muito. Mas indo directo ao assunto: gostei, gostei bastante do filme. Não é uma obra-prima, mas acredito que é o melhor possível. Apesar de ter visto e revisto os trailers dezenas de vezes, fui surpreendido diversas vezes. Os meus parabéns à equipa encabeçada por Joss Whedon, aqui argumentista e realizador, mas que já nos deu séries como Buffy, Angel, a minha adorada Firefly e o filme Serenity, e também escreve banda desenhada (Astonishing X-Men, Runaways). Reconhece-se facilmente a escrita de Whedon, nas bocas e acções de personagens carismáticos, que na mão de escritores e realizadores menos capazes seriam apenas "estilo" e figurantes em frente de explosões. Foi conseguida com sucesso a titânica tarefa de conseguir equilibrar o tempo de ecrã das personagens, sem vedetismos desnecessários. E o timing do humor está acertadíssimo, assim como o aspecto visual e design, que não destoa dos outros filmes do universo Marvel. Tenho a sensação que algumas cenas do trailer não apareceram na versão cinema. Futuro Director's Cut? Além do argumento fluido, diálogos certeiros e divertidos, é de destacar o trabalho impecável do elenco, os excelentes efeitos especiais, a banda sonora épica à moda antiga, melhor opção que a chinfrineira electrónica que se ouve em muitos filmes de acção (e eu até gosto de algumas dessas BSO).
A primeira metade do filme é mais "parada" - porque estabelece a ameaça e as personagens, que são muitas, mas relevantes - mas sempre com algo relevante a decorrer, seja alguma referência à banda desenhada,  ou personagens a interagir. E como nem todos os espectadores terão presentes na memória todos os factos dos filmes antecedentes, era inevitável alguma exposição sobre os heróis. No segundo acto, a invasão finalmente começa, as peças do xadrez entram em acção, e é uma grande emoção - para um fã de banda desenhada como eu - ver à minha frente, no ecrã, a equipa do Vingadores, os heróis mais poderosos da Terra lutarem juntos, como uma equipa, quase 50 anos depois da sua criação na BD. Mal posso esperar para fazer uma maratona e ver os seis filmes de seguida! "Avante Vingadores!" (Avengers Assemble!) E claro, venha dai essa sequela!
P.S. - Não se esqueçam de ver a cena surpresa durante os créditos. Se não perceberem a cena podem perguntar-me lá no Facebook CINE31.
P.S.S. - Prometi que seria breve, mas escrevi mais com o entusiasmo, sorry!

Mais detalhes sobre os personagens e actores no artigo: "Avengers: Quem são os Vingadores".


6 comentários até agora:.

  1. Gostei da tua review, David! É bem verdade que daria
    Olha eu adorei tudo! Todo o filme é magnifico, todas as personagens ganham o seu próprio relevo no filme (e mesmo o Gavião Arqueiro que se imaginaria ser o elo mais fraquinho da equipa, tem umas certas honras e dinamismos, que eu não contava).
    Sobressai daqui uma autêntica recompensa por quem acompanhou todos estes filmes (desde o Hulk de Ang Lee) e o resultado final é uma obra grandiosa, que pode não ser uma obra-prima de cinema, mas que em termos de super-heróis alcança níveis que nenhum filme até então tinha totalmente conseguido. É como se finalmente tivessem criado uma graphic novell só que em vez de a desenharem fizeram logo em live-act, mantendo tudo intacto do que é o imaginário, os tons coloridos (e diurnos - que é bem mais dificil), o mesmo imaginário fantasioso dos mundos Marvel (que é bem diferente da opção de estilo de renegar tudo isso e "racionalizar" tudo ao hiper-real)... e muito mais está aqui imaculadamente presente. The Avengers é a continuação superior, dos filmes Iron Man 1e2 + Capitão América + Thor... e o filme abre o apetite para que mais se sigam. E podem também fazer um filme só para a SHIELD que também fico interessado.
    9/10

  2. Obrigado Armindo, e resumiste bem: é uma "autêntica recompensa"! E tenho uma vontade enorme de rever para me aperceber dos detalhes que escaparam :)

  3. Loot says:

    Vai haver uma director's cut sim, parece que cortaram uma boa parte do Captain America, sobre a sua adaptação a este novo mundo. Acho que até há um reencontro entre ele e a sua amada :)

    Abraço

  4. Boas noticias, Loot, boas noticias!! Agora ando mesmo em modo fanboy :D

  5. Achei o filme sensacional!

  6. Olá Rodrigo! Concordo! E cada vez que penso nisso, apesar de já ter passado uma semana de o ter visto, cada vez gosto mais :)

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...