Find us on Google+

Widgets

ALERTA: Não via ainda o filme, logo, o texto seguinte pode conter SPOILERS sobre o enredo do filme, apesar de alguns pormenores sobre os personagens serem de conhecimento público há décadas. Ficam avisados!
Quem são os Guardiões da Galáxia? A equipa de super-heróis já teve na BD várias versões e membros. Com a formação original (viajantes do futuro de um universo paralelo) partilha apenas o nome (saiba mais aqui), mas a versão com estes anti-heróis galácticos começou a tomar forma em 2008, com a criação de um grupo que adopta o legado da equipa anterior, mas com personagens que já existem no Universo Marvel desde os anos 70.

E na B.D. mais recente, tal como nos Avengers, o roster dos Guardiões (ou Guardiães?) da Galáxia está composto como o do filme:


Star-Lord - Peter Quill
Criado por Steve Englehart e Steve Gan em 1976.
Filho de uma humana e de um alienígena (o rei do império Spartax), Peter Quill tem resistência, aptidão física e mental quase sobre-humanas. Possui um traje e equipamentos (inclusive implantes) que lhe concedem mais habilidades, como sobreviver no espaço, aumento de força, etc. Além de bom piloto, é um guerreiro hábil, tanto em combate corpo-a-corpo como num tiroteio espacial. Na sua infância, aliens mataram a sua mãe, numa tentativa falhada de terminar a linhagem Spartax. Peter matou os ETs, e depois de um tempo num orfanato, fugiu e mais tarde tornou-se astronauta na NASA. Durante uma temporada numa estação espacial recebeu o cargo de Star-Lord (uma espécie de Lanternas Verdes, resumindo, polícias do espaço) e descobriu o seu pai verdadeiro, e desde então tem combatido a solo e em equipa inimigos como o Annihilus, Thanos, os Phalanx, os Badoon, etc. No filme é interpretado por Chris Pratt (Parks and Recreation, The Lego Movie).

Gamora
Criada por Jim Starlin em 1975. 
Com o apodo de a mulher mais perigosa do Universo, Gamora tem força, agilidade e regeneração sobre-humanas. Filha adoptiva do titã louco Thanos, que a treinou para para ser uma arma. Com o nivel de poder elevado por Thanos, Gamora parte em cruzada contra para destruir os genocídas da sua espécie, de que é a única sobrevivente. Depois de ajudar outros heróis a contrarias os planos de Thanos para exterminar toda a existência e de uma fase em que viveu noutra dimensão, voltou ao universo "normal" para lutar novamente contra Thanos e ser protectora de uma das gemas do Infinito, como membro da Infinity Watch (Guarda do Infinito). Depois de sair da Guarda, trabalhou como mercenária. Depois de uma fase noutra dimensão e de mais tarde surgir no universo com a mente alterada, romances com Adam Warlock, e o herói Nova, e a luta contra a Onda de Aniquilação, Gamora integra os Guardiões do Universo a pedido de Star-Lord, para proteger o universo proa-activamente. Além dos dois, essa formação da equipa incluia Adam Warlock, Quasar (Phyla-Vell) e os membros que se seguem na nossa lista. A Gamora em imagem real está a cargo de Zoe Saldana (Avatar, Star Trek).


Rocket Raccoon
Criado por Bill Mantlo e Keith Giffen em 1976.
Rocket (também conhecido por Rocky Raccoon, a canção dos Beatles que inspirou a personagem) era o responsável pela segurança no planeta Halfworld,  onde animais são modificados e antropoformizados para cuidar dos pacientes. Mais tarde, ao comando da nave "Rack 'n' Ruin", protegia o quadrante espacial Keystone.Depois de uma guerra, de ser aprisionado num laboratório e sujeito a experiências, Rocket une-se a Star-Lord, e o nome da equipa é sugestão dele. Durante uma fase até actua como líder dos Guardiões.
Além dos sentidos apurados de um guaxinim, é um competente piloto, excelente atirador e estratega. Claro está que no filme é criado por computador, com a voz de Bradley Cooper (A Vingadora, The A-Team, A Ressaca).


Groot
Criado por Jack Kirby, Stan Lee e Dick Ayers em 1960.
Totalmente reformulado em 2006, foi promovido de vilão a herói. A criatura tem o aspecto de uma árvore humanóide, ao estilo dos Ents do Senhor dos Anéis mas em menor escala. Mais tarde foi levado para os Guardiões pelo seu amigo Rocket. Mesmo com o corpo destruido várias vezes, Groot consegue regenera-se a partir de um simpes galho sobrevivente. Além disso pode aumentar muito a sua massa, controlar árvores, e é dono de um intelecto nível génio. Tal como Rocket, se no filme o corpo é fabricado nos circuitos de um computador, a voz que lhe dá vida (eu espero!) é a do actor Vin Diesel (Pitch Black, Velocidade Furiosa).

Drax The Destroyer
Criado por Mike Friedrich e Jim Starlin em 1973.
Originalmente Drax era Arthur Douglas, um ser humano que viu a familia ser asssassinada por Thanos. Outro ser cósmico - Kronos, avô de Thanos - criou um poderoso corpo para a mente de Arthur: Drax O Destruidor. Além de investidas contra Thanos, em busca de vingança, Drax integrou a Guarda do Infinito e em 2006 os seus poderes foram drasticamente reduzidos, e depois da ameaça de Annihilus juntou-se aos Guardiões. Para trazer aos ecrãs o imponente fisico de Drax foi escolhido o premiado wrestler Dave Batista (The Man with the Iron Fists, Riddick).

Na histórias em quadradinhos, bastantes mais personagens - além dos que mencionei acima - integraram - mais ou menos tempo - os Guardiões da Galáxia. Talvez alguns tenham uns cameos no filme: Mantis, Major Victory, Jack Flag, Bug, Cosmo (um cão telepata num fato espacial!), Moondragon, Homem de Ferro (o próprio Tony Stark), Angela, Capitã Marvel e Agente Venom.
Além dos nossos anti-heróis protagonistas, esta aventura espacial vai permitir o vislumbre de outras personagens da banda desenhada:

Os Vilões:



Nebula
Criada por Roger Stern e John Buscema em 1985.
Na banda desenhada é uma pirata e mercenária que clamava ser neta de Thanos. Quando este resuscitou, tornou-a uma criatura nem viva nem morta. Apesar de recuperada ( e de muitos acontecimentos depois), foi encarcerada e mais tarde transformada num cyborg. Altamente inteligente e atlética é uma guerreira temível. No filme, é representada como outra filha adoptiva de Thanos. A escocesa Karen Gillan (Doctor Who, Oculus) deseperou os fãs ao rapar a bela cabeleira ruiva, para encarnar a vilã.

Ronan, O Acusador / Ronan, The Accuser
Criado por  Stan Lee e Jack Kirby em 1967.
Pertence ao topo da hierarquia militar do Império Kree, Ronan é um ser extremamente poderoso, com implantes cibernéticos e a "Arma Universal". O escolhido para o desenpenhar foi Lee Pace (Malmequer, bem-me-quer; The Hobbit).

Korath, O Perseguidor / Korath, The Pursuer
Criado por Mark Gruenwald e Greg Capullo em 1992.
Na BD, Korath - como Ronan - pertence à espécie Kree, e como tal, exibe uma caracterísitca pele azul, e os seus poderes são derivados de melhoramentos cibernéticos. No filme é interpretado como um subordinado de Ronan por Djimon Hounsou (Gladiator, Blood Diamond).

O Grande Vilão, nas sombras a puxar os cordelinhos, responsável por enviar Loki invadir a Terra nos "Avengers":

Thanos, O Titã Louco
criado por Jim Starlin em 1973.
Na minha juventude acompanhei várias sagas na banda desenhada em que o grande vilão cósmico era Thanos, uma das maiores ameaças do Universo Marvel, obcecado em conseguir poder ( através do cubo cósmico, das gemas do Infinito, etc) para conseguir exterminar toda a existência. Numa história, Thanos destrói metade do Universo com estalar de dedos, tudo para agradar á sua amada, A Morte. 

Thanos surgia durante um microsegundo na cena pós-créditos de "Avengers" (Damion Poitier), mas em "Guardians Of The Galaxy" é vocalizado por Josh Brolin (Goonies, Este País Não É Para Velhos, Oldboy), e com Sean Gunn a fornecer os movimentos via motion capture

Outros personagens:
 
O Coleccionador / The Collector
Criado por Stan Lee e Don Heck em 1966.
Uma poderosa figura cósmica, esta entidade colecciona conpulsivamente todo o tipo de artefactos e criaturas. Já tinha aparecido numa cena pós-créditos de de Thor: The Dark World, e volta a ser interpretado por Benicio Del Toro (Traffic, Sin City, Che).

Yondu
Criado por Arnold Drake Gene Colan em 1969.
Membro fundador dos Guardiões originais, no filme Yondu é o líder dos Ravagers, os fora-da-lei que raptaram Star-Lord na infância e o  criaram. Michael Rooker (The Walking Dead, Henry: A Sombra de Um Assassino) é o actor que encarna este bandido espacial.


Nova Prime Irani Rael
Criada por Dan Abnett, Andy Lanning, Wellinton Alves e Geraldo Borges em 2008.
Irani foi uma centurião Nova. A Tropa Nova é uma força intergaláctica militar, com poderes concedidos pelos capacetes. No filme, Irani [Glenn Close (Os Amigos de Alex, 101 Dálmatas)] é Nova Prime, o líder dos Nova.

Rhomann-Dey
Criado por Marv Wolfman e John Buscema em 1976.
Ecoando a origem de Hal Jordan como integrante da Tropa dos Lanternas Verdes, quando Rhomann-Dey, líder dos sobreviventes da Tropa Nova, é ferido mortalmente e procura o seu substituto no planeta Terra, transferindo o capacete que permite acessar a Força Nova para o seu substituto Richard Rider. No filme, Rhomann-Dey [ o actor John C. Reilly (Chicago, Boogie Nigths, Magnolia)] é um soldado da Tropa, que já prendeu Star-Lord anteriormente.

Caros leitores que leram tudo até ao fim, espero que agora se sintam prontos para adentrar o lado cósmico do Universo Cinematográfico Marvel!

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...