Find us on Google+

Widgets

Nota breve:
- Qualquer hormona feminina que se preze, transpira em cascata quando vê Brad Pitt com gel no cabelo (num look muito Jax Teller - Sons of Anarchy), com camisa preta e blazer de pele no mesmo tom.




They cry, they plead, they beg, they piss themselves, they cry for their mothers.
It gets embarrassing. I like to kill 'em softly. From a distance.

                                                        Jackie Cogan 


[Spoiler]

Baseada no livro homônimo de George Higgins, tem Nova Orleães como cenário de fundo e o assassino profissional Jackie Cogan (Brad Pitt), como personagem principal. Realizado por Andrew Dominik - o responsável The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford
Dois parvos dados a criminosos resolvem assaltar um jogo ilegal de póquer organizado por Markie Trattman (Ray Liotta). A palavra ilegal já anunciava algo de pouco positivo, mas tudo piora quando na mesa do jogo estão sentados representantes dos piores gangues da cidade. 

O aspecto mais curioso do filme é que este assalto à "economia local", ou seja, o dinheiro dos bandidos é contrabalançado pelas constantes metáforas à economia americana. Ao longo do filme temos em som de fundo discursos do Senador Obama e do Presidente Bush sobre os problemas financeiros dos Estados Unidos. O cenário é cru e sujo e Nova Orleães é o retrato do pais - uma superpotência a entrar em decadência financeira. E a decadência dos "bandidos" é a mesma que assola os políticos e as leis americanas. 






A "espécie de máfia", tendo como porta-voz um suposto advogado, cujo nome não se sabe (interpretado por Richard Jenkins) contrata Jackie para saber quem fez o assalto e quem o encomendou. 

Cogan depressa descobre quem está por detrás do assalto e porque sabe que vai ser reconhecido pelo mandante, resolve pedir ajuda a Mickey (James Gandolfini). Quando os colegas de profissão - assassinos - se encontram, Cogan depressa se apercebe que Mickey é um alcoólico incapacitado e incapaz de levar a cabo a morte encomendada. Assim, muda os seus planos. 
Os responsáveis pelo acto do roubo em si - o ladrão e toxicodependente Russell (Ben Mendelsohn) é preso. Frankie (Scoot McNairy) é obrigado a participar na morte daquele que encomendou o trabalho - Johnny Amato (Vincent Curatola) e é morto a seguir. Markie Trattman, o responsável pelo jogo, leva uma sova gigante para ser morto assim que sai do hospital. 

Recheado por uma boa banda sonora e sons absolutamente extraordinários (destaque para o som da água) uma fotografia exemplar, o filme peca por "saber a pouco". Violento em dose controlada, perde-se por alguma lentidão e diálogos demasiadamente longos. Brad Pitt com uma boa interpretação, mas Gandolfiini subaproveitado. Um filme de gangsters competente mas incompleto.  


Categorias: , , ,

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...