Find us on Google+

Widgets

Em Junho de 2010 o Cine31 foi convidado pelo blog CINEROAD a colaborar na interessante rúbrica "3 Grandes Obras Subvalorizadas" que consistia em indicar os títulos de três filmes da década de 2000 que este escriba acreditasse nunca terem recebido o reconhecimento merecido, tanto do público como da critica. Depois de alguma reflexão, elaborei a seguinte lista, sem ordem de preferência:



Equilibrium (2002), de Kurt Wimmer

(...)Valerá a pena desistir de sentir para garantir a segurança do Mundo? Viver só para perpetuar a nossa espécie? Deveremos seguir cegamente e pela força o que os nossos governantes nos ordenam, pelo bem comum?(...)Aconselho vivamente a quem procure mais do que cenas de acção impregnadas de efeitos computorizados e queira passar uns momento divertidos e reflectidos.(...)
Ler crítica completa aqui: Equilibrium.


Coisa Ruim (2006), de Tiago Guedes e Frederico Serra

(...)esta incursão do cinema português no reino do fantástico, mais do que uma película de terror é uma película de mal-estar, que consegue – sem grandes artifícios – introduzir inquietude nos nossos cérebros – mais ou menos – racionais. (...)uma película sinistra, que não fica atrás do que se pode fazer no estrangeiro, e que se sobreviver à trituradora da crítica pseudo-intelectual irá ficar na história do cinema português, por mérito próprio.(...)
Ler crítica completa aqui: Coisa Ruim


Superman Returns (2006), de Bryan Singer


(...)O respeito pela mitologia do herói, bons actores, um Luthor mais assustador que o clown de Gene Hackman, uma magnifica Kitty Kowalsky, as diversas cenas de acção, a música.(...)O principal problema da película prende-se com várias falhas de ritmo, causadas por diversas cenas que apesar de importantes para o avançar da história quebram o ritmo da sequência. Mas este não é um filme de acção pura e dura, pois quer reproduzir o drama de um (super) homem que quer reencontrar o seu lugar no mundo(...)Um filme muito bom, que decerto fica a ganhar num segundo visionamento, para perceber todas as nuances e homenagens ao maior super-herói de todos os tempos.(...)
Ler crítica completa aqui: Superman Returns / Super-Homem: O Regresso

Haveria muitos mais para acrescentar na lista, mas uma lista é uma lista, and there can be only...three!

Podem ler o artigo original aqui: CINEROAD - 3 GRANDES OBRAS SUBVALORIZADAS 
Esta é daquelas iniciativas que dá um grande prazer debater e  comparar opiniões! Vale a pena ler os comentários no artigo original! E também foi um prazer participar!

Categorias: , ,

8 comentários até agora:.

  1. Ozpinhead says:

    Completamente de acordo quanto ao primeiro filme. Desconhecia-o completamente quando num capricho o trouxe do videoclube (R.I.P.). O facto de ter o Christian Bale foi decisivo. Excelentes sequências de acção e uma história inteligente e madura.
    Aparentemente, a razão do filme não ter sido activamente publicitado, e consequentemente desconhecido pela grande maioria, foi por o filme ter conseguido dar lucro no mercado externo. A Miramax não querendo arriscar um orçamento oneroso de uma campanha de marketing interno, não o fez contentando-se com os lucros já conseguidos. É caso para dizer que o sucesso do filme foi o seu pior inimigo.

    Não conhecia o filme Português mas despertaste-me a curiosidade.

    Quanto ao Superman, para mim só há um, o Christopher Reeve e mais nenhum.

  2. Foram 3 escolhas que deste que eu alinho 100% por elas.

    Eu adoro o Superman Returns. Mesmo muito! Já o vi várias vezes (incluindo no cinema, no TVCine) e de vez em quando lá meto o DVD para rever cenas como as do avião ou toda a recta final (nunca a visão de calor foi usado com aquela espectacularidade - a voar de costas e a fabricar uma cortina de protecção para os destroços em queda, isto só para referir um dos imensos detalhes deliciosos que o filme nos deu).

    O "Coisa Ruim" é magnifico! É pena ele existir tão solitário neste género na produção nacional.
    E remoeu-me imenso aquela história... E terminar com "os quatro caminhos" foi de mestre.

    Quando dei o meu contributo, vi então que "roubaste-me" antecipadamente duas das minhas escolhas iniciais (Superman Returns e o Coisa Ruim) e em função disso juntei outras duas escolhas que significam a "morte do artista" (a minha neste caso). Apesar de não serem na verdade "grandes obras", continuo a defender as escolhas que sugeri...

  3. King Mob: o Coisa Ruim é tempo bem empregue!

    aPAULOf: pois eu sou mesmo mau, roubei-te o super e o coisa ruim ;) eheh
    Dos que sugeriste só vi o Night Watch, achei um bocado confuso mas porreiro, uma grande imaginação visual. Já arranjei o Speed Racer, mas ainda não tive tempo de ver :-)

  4. Ventura says:

    Equilibrium: Sim, grande filme!
    Coisa ruim: Não vi, espero ainda vê-lo!
    Superman Returns: NÃO, Blergh!!!

  5. Pedro says:

    Concordo com o Coisa Ruim. Não gostei do Superman e o Equilibrium viveu um bocado na sombra do Matrix. Lembras-te quando colocaste a crítica no Cinema Xunga antigo e foi um regabofe do carago porque apareceu logo um gajo a dizer que a banda sonora era uma merda e foram semanas de intensa discussão?

  6. Pedro, tens uma memória do carago! Já nem me lembrava dessa "polémica" :-D Bons tempos ;-)

  7. Pedro says:

    Por acaso gostava de reler isso, mas os comentários desse "old me" foram todos erradicados num erro de configuração... Mas lembro-me que havia lá um gajo todo ressabiado com espuma na boca e outro que era familiar do gajo que fez a música. Na altura ainda não tinha visto o filme e não metia a colher.

  8. Pedro, é mesmo uma pena os comentários terem ido para o espaço sideral :-D, ia gostar de reler também. pois acho que um era primo do compositor ou assim, eheh
    Não gosto de me meter em confusões, mas talvez hoje fosse mais agressive a responder aos bacanos :-)

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...