Find us on Google+

Widgets


Os Vingadores na Banda Desenhada e no Cinema:
Desde a sua criação na banda desenhada, nos swingin' sixties  (por Stan Lee e  Jack Kirby), a equipa com os heróis mais poderosos da Terra teve várias dezenas de elementos ao longo das décadas. Na primeira aparição (The Avengers 1) em 1963, os heróis - que já tinham surgido antes, em aventuras a solo - unem-se para tentar parar o Hulk, que - manipulado por Loki - espalha o caos. Os Vingadores da primeira edição foram o Homem de Ferro, Homem-Formiga, Vespa, Thor e Hulk. Na edição 4, o Capitão América juntou-se aos Vingadores, e foi o seu maior líder. No cinema, desde que a Marvel Comics recuperou as rédeas de parte dos seus personagens, começou a criar um universo de filmes interligados, com o objectivo de reunir os heróis no filme de 2012: "The Avengers". Mas quem são os Vingadores?

Clássica ilustração do grande George Perez, com todos os que já tinham sido membros dos Vingadores:
Pode ver uma lista mais actualizada: "List of Avengers members"

Detalhes sobre os heróis:


Homem de Ferro [Iron Man]. Apesar de o Homem de Ferro ser uma figura presente na maioria das versões dos Vingadores, sendo um dos membros fundadores, o Homem de Ferro só ganhou grande projecção no universo desenhado da Marvel por altura da estreia do primeiro Iron Man, em que tal como na BD, o playboy milionário Tony Stark (Robert Downey, Jr.) foi obrigado a construir uma armadura para salvar a sua vida e escapar aos seus captores, tornando-se no processo um super-herói.




Capitão América [Captain America] o grande herói aliado da Segunda Guerra Mundial, desapareceu em 1945, combatendo o temível Caveira Vermelha (Red Skull). Na banda desenhada foi encontrado congelado nos anos 60 (no filme, no inicio do século XXI) e reavivado pelos Vingadores. Apesar de ser um homem fora do tempo, Steve Rogers, o Capitão América original, é um marco de integridade, e apesar de patriota não se submete cegamente ao poder politico, como demonstram vários arcos argumentais na BD. Chris Evans repete o papel.
Crítica ao filme: "Captain America: The First Avenger" (2011), por David.
Crítica ao filme: "Captain America: The First Avenger" (2011), por Sofia.


Thor, o arrogante e poderoso filho e herdeiro de Odin, o pai dos deuses nórdicos, viveu grandes aventuras entre os humanos e tornou-se um dos maiores defensores da Terra (Midgard). No filme, o lado místico dos "deuses" foi fundido com sucesso com tecnologia avançada, integrando-se no universo tecnológico e realista dos filmes anteriores da Marvel. Papel a cargo de Chris Hemsworth.


Hulk. um acidente de laboratório transforma o brilhante cientista Bruce Banner num monstruoso e destruidor  alter-ego, um anti-herói perseguido pelas autoridades que querem dominar essa arma viva de destruição massiva. Além das séries de tv, no cinema Banner já foi interpretado por Eric Bana (2003), Edward Norton (no reboot de 2008) e agora em 2012 por Mark Rufallo.


Viúva Negra (Black Widow). Na banda desenhada, Natalia Romanova, aliás Natasha Romanoff, aliás a Viúva Negra, começou como vilã, uma agente dupla a serviço dos soviéticos. Mas com o passar dos anos, ganhou a confiança total da comunidade de super-heróis. Surgiu nos ecrãs em Iron Man 2, como agente infiltrada na empresa de Tony Stark,  interpretada pela sexy Scarlett Johansson.


Gavião Arqueiro (Hawkeye).
Na banda desenhada, tal como a Viúva Negra, também começou como vilão, mas rapidamente o "mal entendido" foi esclarecido, e Hawkeye passou para o lado dos bons. Interpretado por Jeremy Renner, teve um rápido cameo no filme do Thor.

O inimigo:

Loki. Meio irmão de Thor, é um poderoso mago, mestre dos disfarces, o manipulador Deus das Trapaças. O actor que o encarna pela segunda vez é Tom Hiddleston. No filme é o responsável pela invasão da Terra.


Outras personagens relevantes do filme, que também vieram da banda desenhada: Nick Fury (Samuel L. Jackson ) e Maria Hill (Cobie Smulders), agentes da S.H.I.E.L.D..O Agente Coulson (Clark Gregg) foi criado para o filme Iron Man (2008) e apareceu também na sequela "Iron Man 2" e "Thor" e em pequenos episódios criados para a Internet.

As primeiras criticas dos sites especializados têm sido bastante animadoras, falando de um filme emocionante e equilibrado. Será o filme pelo qual os fãs esperaram impacientemente durante décadas? Veremos!

Tudo sobre "Avengers" (Vingadores) no CINE31: http://cine31.blogspot.pt/search/label/avengers

"Avengers, Assemble!"

5 comentários até agora:.

  1. Impecável artigo, David. Tudo bem dito, certeiro e sem deixar nada de relevante de fora. Como blogger reconheço o enorme trabalho aqui realizado, a sintetização informativa e para dar ainda mais trabalheira a quantidade visual recolhida cada uma dessas imagens. Mesmo muito bom! Grande serviço.
    Well done!

  2. A Maria Hill é uma personagem que nada Me lembro dela. Nos meus tempos, a SHIELD tinha apenas foco no Nick Fury, diferente do existente nos filmes, que era um branco, com alguns cabelos brancos de lado, de charuto, vestimenta azul... fazia lembrar o Punisher!
    Isto agora é só versões ultimate e reinvenções que nao acompanhei que... tornam-se cativantes redescobrir as personagens. Nem falo das reviravoltas ao Thor que conheci perante a versão filme (muito bem conseguido)... mas a Maria Hill tenho muita curiosidade em descobrir mas ainda hei-de vasculhar nas minhas BDs se ela aparecia e qual relevância tinha.
    Bem... venha lá o nosso Avengers, que tenho ansiedade ver!

  3. Ansioso pelos "Avengers" e a espera já esta ficando insuportável!
    Ótima postagem. Abraço.

    Rodrigo
    http://www.cinemarodrigo.blogspot.com.br/

  4. Obrigado Armindo, Rodrigo.
    Este foi mesmo trabalhoso, quase tudo escrito de memória, tirando uns pormenores que tive que vasculhar na wikipedia :)
    A Maria Hill confirmou-me a wiki, é recente, apareceu pela primeira vez em 2005. Mas ultimamente tenho lido pouco da Shield, mas lembro-me dela na época da "Civil War". As minhas memórias do Fury do universo "normal" ainda branquinho creio que de algumas revistas antigas do Capitão América, algures numa caixa na arrecadação :)
    Se tudo correr bem, ainda devo ver o filme durante esta semana!

  5. a luz eventos agradece pelos filmes de accao e sonha poder criar um filme de accao como de capitao america

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...