Find us on Google+

Widgets

por Cine31.


Hoje trago um video de uma reportagem da TVI, emitida a 1 de Setembro de 2011 no Jornal da Tarde e disponibilizada no canal do Youtube do "Mistério Juvenil", canal que recomendo, pelo grande acervo de anúncios e programas dos anos "cromos".
O tema em foco é a inevitável substituição dos projectores de filme em 35 mm pelos projectores digitais e o desaparecimento dos tradicionais operadores especializados, que desde o inicio do cinema, sozinhos nas suas cabines, alimentaram e ajustaram a máquina dos sonhos. Sonhos que agora são cada vez mais digitais.


   
"Os últimos projeccionistas de uma profissão em extinção. A magia da projecção de filmes em película de 35mm está a ser substituída pela projecção digital, quebrando assim mais de 100 anos de uma tradicional profissão que criava ilusões, porque o cinema não passa disso mesmo uma ilusão do movimento. O criador do Mistério Juvenil foi um dos últimos projeccionistas tradicionais, durante 15 anos atrás de uma vigia a projectar a magia de uma arte chamada cinema. " in "MisterioJuvenilTV"
Num assunto relacionado, lembro o documentário "A Morte do Cinema", sobre as " memórias de um homem que ama cinema, um projeccionista a tempo inteiro, no cinema oficial e na sua garagem onde passava filmes "picantes" às escondidas". E claro, o belíssimo "Cinema Paraíso", que vi em 2005 pela primeira vez, dias depois de frequentar o curso de projeccionista de 16 e 35mm, organizado pelo CineClube de Olhão. 

Custa ver o homem ser substituído pelo autómato, mas, como disse no inicio do post, é inevitável. Resta esperar que este progresso tecnológico resulte em vantagens reais para o espectador.

2 comentários até agora:.

  1. Consequências do inevitável progresso tecnológico... mesmo assim com o digital não há ninguém a operar as máquinas?

  2. Desconheço o processo em si, mas creio que é só ligar a máquina que fará tudo de modo automático. Fiquei com curiosidade para descobrir mais sobre o novo processo

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...