Find us on Google+

Widgets

por Sofia;

Uma coisa é certa, até podemos não saber o que é, o que representa ou significa, mas conhecemos o nome "de cor de salteado"- Dia de Acção de Graças, Thanksgiving Day para os norte-americanos. 
Quantas vezes já vimos referência a este dia no cinema ou na televisão? Milhares, Milhões? É dificil calcular o número. É associado muitas vezes a uma união familiar que inclui uma refeição que tem como prato principal o famoso peru assado. E este ano, nos Estados Unidos, celebra-se hoje -  24 de Novembro de 2011



Mas o que é afinal o Dia de Acção de Graças? É primeiro que tudo um dia que representa a gratidão a Deus por coisas positivas/boas que decorreram ao longo do ano. Começou por ser uma forma de agradecer boas colheitas após invernos rigorosos. Passou de festividade a feriado em 1863 quando Abraham Lincoln decretou que a quarta quinta-feira do mês de Novembro seria o Dia de Acção de Graças. Em 1939, o presidente Roosevelt alterou a data e determinou que o dia devia ser celebrado na terceira semana de Novembro, numa tentativa de promover o comércio - dada a próximidade natalícia. Mas muitos estados não adoptaram esta medida e o Congresso Americano decidiu de forma definitiva que o feriado deve ser celebrado na quinta-feira da quarta semana de Novembro. Durante este dia decorrem desfiles, paradas, cultos religiosos e grandes jogos de futebol americano. Nas mesas o peru é o senhor - de tal modo que o Dia de Acção de Graças também é denominado por "Turkey Day".

Certo é que o conceito "família" nos EUA não é tão uniforme como para nós "latinos". E talvez por isso este sentido de união familiar "por um dia" seja tão referido no cinema e na televisão americana. É um dia de partilha e de próximidade entre pessoas que se gostam. Os exemplos são inúmeros em que o "Dia do Peru" é protagonista são imensos, seguem-se alguns: 


Planes, Trains and Automobiles
The Ice Storm
The Myth of Fingerprints

Home for the Holidays
Funny People
Hannah and Her Sisters
The Big Chill

E assim são... Os Dias do Cinema


2 comentários até agora:.

  1. Sofia, o Thanksgiving Day também não está relacionado com a chegada ao Novo Mundo e a relação colonos/nativos?

    É um artigo interessante...realmente é uma celebração que aparece em muitos filmes e séries...estou-me a lembrar dos The Simpsons e How I Met Your Mother ;)

  2. Sofia says:

    olá Catarina

    Sim, existe uma ligação, mas também ela relacionada com a agricultura e colheitas.
    Há um episódio que envolve emigrantes ingleses que no ano de 1609 procuram refugio na Holanda (por questões religiosas). Depois de alguns anos viajam para o Novo Mundo - a bordo do famoso navio Mayflower... e depois de muitos muitos muitos contratempos conseguem uma boa colheita e festejam-na com os nativos norte-americanos e assim acontece o "The First Thanksgiving at Plymouth"

    la la la la la la ... :)

    eu lembro-me sempre do Mr. Bean

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...