Find us on Google+

Widgets

por Cine31



A 28 de Outubro comemora-se o Dia Mundial da Animação, ou Dia Internacional da Animação. A data coincide com o aniversário da projecção do primeiro desenho animado ("Pauvre Pierrot") no dia 28 de Outubro de 1892, no Museu Grévin, em Paris. O responsável foi o  inventor, fotógrafo e desenhador Charles-Émile Reynaud. Veja uma reconstrução do filme no Youtube: "Pauvre Pierrot".
Em Portugal  o primeiro filme animado português foi "A Lenda de Miragaia" (1931, de António Cunhal e Raul Faria da Fonseca), provavelmente as cópias do filme terão tido o destino de muitos outros filmes não documentais: vendidos durante a Segunda Guerra Mundial para extrair a prata das películas . E em 2007, foi estreada a primeira longa metragem animada portuguesa: "Até ao Texto do Mundo". além do tradicional "desenho animado", desenhado frame a frame (animação em células), existem outra técnicas de animação, desde o stop-motion, rotoscoping até ao digital. Saiba mais: Animação [Wikipedia - Português]

Alguns dos importantes marcos do cinema de animação:
  • "Fantasmagorie" (1908, de Émile Cohl). Veja no Youtube. O primeiro desenho animado a usar um projector de filme moderno.
  • "El Apóstol" (1917, de Quirini Cristiani). A primeira longa metragem animada. Unica cópia conhecida destruida num incêndio.
  • "Steamboat Willie" (1928, de Ub Iwerks e Walt Disney). Um dos primeiros desenhos animados com som sincronizado, e o primeiro com uma banda sonora criada em pós-produção.
  • Felix the Cat, em "Feline Follies" (1919), o primeiro desenho animado transmitido na TV em 1930. Veja no Youtube.
  • "Flowers and Trees" (1932), o primeiro desenho animado colorido, pelo sistema Technicolor. Venceu o primeiro Óscar de melhor curta de animação. Veja no Youtube.
  • "Snow White and the Seven Dwarfs" (1937), a primeira longa metragem animada totalmente a cores, demorou quatro anos e meio a ser concluída, com um orçamento de 150 mil dólares e um custo final de de 1,5 milhões, uma derrapagem de dar inveja a muitos governos.
  • "Toy Story" (1995) a primeira longa metragem totalmente em CGI - gerado por computador, posto que disputa com a animação brasileira "Cassiopéia" (1996) que ao contrário de Toy Story não digitalizou os modelos dos personagens a partir de modelos físicos, e portanto o filme brasileiro seria 100% CGI. A controvérsia continua!

por Sofia:

Escolher filmes de animação favoritos não é fácil. Hoje, a oferta é imensa e diversificada. 
Longe vão os tempos em que animação era baseada em fábulas e lições básicas e moralistas sobre a vida, em que crianças ficavam órfãs e tinham que trabalhar. Longínquos vão os tempos em que ficávamos horas esquecidas a ver o Bip-Bip a torturar o Coiote, o Silvestre a tentar comer o Piu-Piu. Em que nos debatíamos com a problemática existencial do "porque é que" o Huguinho, Zezinho e Luisinho foram abandonados pelos pais e entregues aos cuidados do tio e se o Rato Mickey e a Minnie têm vida sexual activa ou se são assexuados como o Tintim
Uma coisa também é certa, a animação dividiu-se claramente em dois rumos, os desenhos-animados infantis (Ruca e coisas afins, que envolvem músicas medonhas, mas que os miúdos parecem ficar sob o efeito de LSD a olhar para a televisão) e os desenhos supostamente para crianças, mas que quando este os vêem, nada entendem. Estes últimos são claramente animações feitas a pensar num público jovem, mas sobretudo jovem-adulto - para aqueles que já conseguem perceber a "mensagem para lá do óbvio". 

O meu top 5 de animações:

Up


Sempre que penso em Up a palavra "mágico" surge na minha cabeça. Uma lição de vida sobre o amor, sobre o respeito por aqueles que são diferentes. Sobre a amizade, o compromisso e a entrega. Carl Fredericksen é a metáfora ao abandono, à solidão e ao amor eterno. Russell é a esperança, a alegria e o companheirismo. As duas personagens complementam-se, e ao longo de uma louca aventura, aprendem a conhecer-se e a respeitarem-se. Foi o merecido vendedor do Óscar para Melhor Animação em 2010, recebeu também o prémio para a melhor banda sonora original.

Ice age


Longe das questões moralistas e éticas do filme anterior, Ice Age é um orgasmo de boa disposição. Chris Wedge e Carlos Saldanha criaram um mundo pré-histórico e tiveram o dom de - na minha opinião - criar duas das personagens mais fabulosas da história da animação - Sid e Scrat. Sid é o pateta de serviço. Dono de um coração e boa vontade gigantes, sendo que geralmente tudo o que faz, corre mal. Scrat é o responsável pelo degelo, pelo fim da Pangeia e por todas as mudanças que a terra sofreu na Idade do Gelo. A personagem nada tem a ver com o enredo directo, mas entra como extra em todos os filmes. É um filme deliciosamente delicioso. 

Despicable me


Fiquei apaixonada por Despicable Me desde o momento em que começaram a surgir trailers e teasers na internet - destaco aquele que envolve a pirâmide egípcia feita de um balão de ar e um miúdo gordo e mal comportado (aqui). Como não gostar de ver um dos piores vilões do mundo (Gru) a servir de babysister a três crianças pouco disciplinadas? É impossível ficar indiferente. Vector é extraordinário e aqui entre nós... a ideia de roubar a lua é o sonho de qualquer terrorista contemporâneo que se preze.

Coraline


Como gosto! É uma animação baseado na novela fantástica de Neil Gaiman, é uma viagem ao surrealismo e envolve realidades alternativas. A história é de terror, fascinante, sombria, ideal para os simpatizantes do "mundo Tim Burton". A personagem principal Coraline, é uma miúda aparentemente normal mas com uma imaginação soberba que nos faz regressar à infância e faz-nos sentir uma inveja imensa por não termos conhecido o mundo mágico que ela conheceu. Cenários gráficos fabulosos, detalhes deliciosos. Curiosamente, e apesar de ter um sentido fantástico é a história que considero mais acessível à infância. 

The Nightmare Before Christmas


Para mim qualquer coisa que Tim Burton faça, entra no directamente para o meu mundo. Burton é o meu "mestre" estético, artístico e autor de um mundo e de personagens que habitam o meu imaginário. Enche-me as medidas. às vezes não tanto pelas histórias em si, mas pelos detalhes que lhes emprega. Jack Skellington é obrigatório - inspirado num poema que o realizador fez em 1980, tornou-se filme em 1990. Considerado por alguns como "escuro e sombrio" para as crianças, foi um sucesso nas bilheteiras e junto da crítica. Skellington abraça o espírito de Natal, procura espalhar alegria, música e boa disposição com aqueles que nunca conheceram nada semelhante. 
Envolto em momentos musicais fabulosos e inesquecíveis, foi inovador a nível criativo e plástico, a sua campanha de marketing foi exímia, tanto que a imagem de Jack é ainda hoje uma das mais comerciáveis da história do cinema. Não é de todo um pesadelo, é um sonho de filme - ideal para ver com as crianças (jovens, melhor dizendo) em vez daquelas coisas deprimentes que costumam dar nas televisões nacionais nas épocas festivas.

por Cine31 (outra vez):
Aproveitando o exemplo da minha sócia Sofia vou elaborar uma pequena lista dos meus filmes animados favoritos. Vão ser filmes relativamente recentes, porque na juventude não fui alimentado a VHS de Disney, nem sou um junkie da Warner. Decerto vi muitos na televisão, mas não foram esses que me marcaram.

O meu Top 5 de animações:

Mononoke Hime




Quem me acompanha na blogosfera e redes sociais há algum tempo já deve estar farto de me ouvir (ou ler) falar desta obra prima de Miyazaki, mas continuo a achar um filme hipnotizante, desde a qualidade dos desenhos à banda sonora, ao uso sábio e moderado de CGI.

Conan, o Rapaz do Futuro


Podia ser um grande filme divido em 26 capítulos, já falei amplamente sobre esta série anteriormente no blog, leia aqui.

Evangelion 1.0 You Are (Not) Alone


Em 2007 estreou esta revisão/melhoramento da épica série, que ainda ficou mais épica. Basicamente este  primeiro filme resumiu os primeiros 6 episódios da série original. Um exemplo é a batalha final contra o Anjo, que foi reformulada e expandida para ficar mais impressionante. E a nova banda sonora, uau!

Nausicaa


Mais um filme do Miyazaki? Pois é, o que tem que ser tem muita força. Genial. Tudo perfeito!

Meet the Feebles


Uma divertida perversão do que é expectável num show de marionetas. Sexo, drogas e musica a rodos num filme da fase "louca" e politicamente incorrecta de Peter Jackson.


Odeio fazer listas, fico sempre com a sensação que me esqueci de algo importante. Para compensar, indico algumas menções honrosas: Belleville Rendez-vous, A Viagem de Chihiro, South Park: Longer, Bigger and Uncut, Justice League - The New Frontier, All-Star Superman, Escaflowne, Up, Wall-E, The Animatrix, Akira, Rurouni Kenshin, Shrek, Batman : Mak of the Phantasm, Batman: Under the Red Hood, Misteriosas Cidades de Ouro, Ulysses 31.


E assim são... Os Dias do Cinema











4 comentários até agora:.

  1. As duas mini-listas ou top5 são compostas de propostas muito interessantes.

    Da lista do David, vi e gosto de "Princesa Mononoke", "Conan, rapaz do futuro" e o irreverente "Meet The Feebles".
    Da lista da Sofia, só não vi o "Despicable Me" e gosto de todos os outros, com destaque para o Ice Age (o Scraat é o máximo) e Coraline foi mesmo bom.

    Já estive para fazer assim uma listinha parecida mas talvez a faça por géneros ou produtoras. Este ano o que mais gostei foi de "Rio"... impecável!

  2. Obrigado, David. Já a estive para a fazer em 2010 só sobre os da Pixar mas depois... olha, é muita malandrice e dá uma trabalheira tremenda... mas um dia farei alguma coisa sobre o assunto. :-)

  3. "A Idade do Gelo":
    Gostei bastante da história e argumento de "A Idade do Gelo", tal como dos personagens e claro que o vi na sua versão original.
    Optei por ver o "Ice Age" na versão original muito devido a John Leguizamo, adoro o ator e a sua interpretação vocal foi muitíssimo boa.
    4*
    Cumprimentos, Frederico Daniel...

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...