Find us on Google+

Widgets


Super-Homem, O Homem de Aço, O Homem do Amanhã, O Último filho de Krypton, foi publicado pela primeira vez em 18 de Abril de 1938 na revista de banda desenhada "Action Comics" nº1, que saiu para as bancas com data de Junho do mesmo ano. Os poucos exemplares sobreviventes dessa edição são super-raros e super-valiosos, visto que aqueles em melhor estado de conservação já são negociados com valores acima do milhão de dólares.

Desde então a personagem criada por Jerry Siegel e Joe Schuster tornou-se um ícone da cultura pop, a nível global, presente nas revistas de BD, em jornais, rádio, televisão, cinema, jogos, etc. Muitas vezes injustamente menosprezado por ser tão "correcto", e prejudicado por fases menos boas, e apesar das constantes remodelações, continua a ser um dos super-heróis mais famosos.
A lista é demasiado grande para mencionar aqui, por isso vou destacar apenas algumas das adaptações do Super-Homem ao grande e ao pequeno ecrã, em cerca de oito décadas:

Superman [1941-1943] - 17 cartoons, soberbamente animados,exibidos nos cinemas. Bud Collyer  como a voz Super-Homem/Clark Kent, papeis que também desempenhou na rádio.




Superman [1948] - Serial em 15 partes. Kirk Alyn como Super-Homem/Clark Kent.



Atom Man Vs Superman [1950] - Serial em 15 partes. Kirk Alyn como Super-Homem/Clark Kent.



Superman and the Mole Men [1951] e Adventures of Superman [1952-1958]. Filme e série de TV com George Reeves como Super-Homem/Clark Kent.






Superman: The Movie [1978] [trailer], Superman II [1981] [trailer], Superman III [1983] [trailer] e Superman IV: The Quest For Peace [1987] [trailer] com Christopher Reeve como Super-Homem/Clark Kent.




Superboy [1988-1992] série de Tv, com os actores John Haymes Newton (1988–1989) [genérico] e Gerard Christopher (1989–1992) [genérico] como Super-Homem/Clark Kent.
John Haymes Newton

Gerard Christopher 
Superman [1988] - Série animada. Beau Weaver como a voz de Super-Homem/Clark Kent. [genérico]

Lois & Clark: The New Adventures of Superman [1993-1997] Dean Cain como Super-Homem/Clark Kent. [genérico]


Superman: The Animated Series [1996-2000] - Série animada. Tim Daly como a voz de Super-Homem/Clark Kent. [genérico] Mas claro que o personagem participou em mais séries animadas. [lista]


Smallville [2001-2011] - Os anos de formação antes de Clark Kent, interpretado por Tom Welling, se tornar o Super-Homem, no episódio final. Ler crítica:"Smallville 2001-2011" . [genéricos]


Superman Returns [2006] [ler crítica] com Brandon Routh como Super-Homem/Clark Kent. [trailer]


Man Of Steel [2013] com Henry Cavill como Super-Homem/Clark Kent. E posteriormente em "Batman V Superman" (2016) e "Justice League" (2017).

Na TV, também deu um ar da sua graça na série da sua prima, "Supergirl", desempenhado pelo actor Tyler Hoechlin.

Para mais detalhes das dezenas de adaptações do Super-Homem consulte a Wikipedia: "Superman in other media".
Mais detalhes:




"Up in the sky, look! It's a bird! It's a plane! It's Superman!"

3 comentários até agora:.

  1. Hugo says:

    Ótima retrospectiva do personagem.

    Como opinião pessoal, Christoper Reev foi insuperável no papel.

    Até mais

  2. Interessantíssimo artigo!

    Grande parte deles conhecia, mas nunca tinha visto nada da versão do Kirk Alyn. Gostei de ver que eles para superar as dificuldades com efeitos especiais, resolviam essas partes com animações desenhadas. Está fixe. Hoje em dia criticamos o CGI mas no fundo faz-se o mesmo mas com melhor realismo (notou-se bem no Superman Returns).

    Nunca vi as séries live-act do Superboy antes da "Lois & Clark", esta última serie com o Dean Cain, era altamente e muito funcionou os agendamentos do video VHS... (já agora tinha uma boa Lois lane, interpretada pela Teri Hatcher).

    Smallville, vi tudo e acabou por compensar as temporadas finais.

    O Christopher Reeves foi grande, o Routh aproximou-se dele e esperemos que o próximo filme "Man OF Steel" mude mesmo o Superman do registo que conhecemos desde a insuperável versão de 1978.

    Bom artigo. Well done!

  3. Hugo, Armindo: Obrigado, este tipo de artigos dá bem mais trabalho do que parece, como vocês que têm blogs sabem :)

    Ontem quando estava a fazer este apanhado fiquei admirado por não o ter feito ainda, porque já tenho lido e visto tanto sobre a temática Super-Homem, o meu super favorito. Nos filmes e séries antigas tinham mesmo que ser engenhosos com efeitos e orçamentos limitados :) Adoro a sequência do salvamento do avião do Superman Returns, acho que foi a primeira vez em imagem real que mostraram a 100% o poder do Super-Homem. Gosto muito dos 2 primeiros filmes de C. Reeve e o Brandon Routh esteve muito perto do registo dele, como referes Armindo. Vamos agora ver o que sai do Man Of Steel :D

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...