Find us on Google+

Widgets

O original filme do monstro Godzilla, o “Gojira” de 1954, estreou em Portugal no dia 24 de Julho de 1957, no cinema Odeon ás 21:45, com o inusitadamente longo título português: "O Monstro do Oceano Pacífico". Vamos então recordar o que se escreveu na época:
"Um estranho ser atravessa uma cidade numa fúria de destruição".
Aprovado pela censura - conforme o carimbo visível no canto superior direito dos posters, tinha classificação “17 anos”. Curiosamente, um dos recortes do “Diário de Lisboa” indica o filme como um produção americana, talvez confusão com a versão americana “Godzilla, King Of The Monsters" de 1956, que utilizou as filmagens do original japonês misturado com novas filmagens com o actor Raymond Burr. No mesmo jornal, nos créditos constam apenas os nomes dos actores japoneses.
"Um ser estranho dum mundo extinto ataca, uma cidade. É radioactivo e queima tudo por onde passa. O povo foge apavorado. Será o ultimo dia da civilização?"
"Mais forte do que "King Kong""
"O Monstro do Século"
"Um filme único na história do cinema!"
"Um filme que proporcionará ao publico as mais fortes e penetrantes emoções que um espectaculo lhe pode dar."
"Os Japoneses, mestres da composição das monstruosas figuras que aparecem também em cortejos chineses, criaram para o cinema «O Monstro do Oceano Pacifico». complicando-o com a radioactividade resultante das experiências atómicas que bem conhecem também.
«O Monstro do Oceano Pacifico», «Godzilla» na lenda nipónica. viveu milhões de anos nas profundas cavernas do oceano, de onde foi expulso pelas referidas experiências e contaminado pela radioactividade, e a sua presença espalha o terror no Japão, até que um cientista o faz explodir. A história é relamente explosiva, e exótica a representação por parte de artistas nipónicos como Takashi Shirmura, Akira Takarada e Akihiko, e grandes massas de indigenas.”
in Diário de Lisboa [23, 24 e 25 de Julho de 1957]
O Trailer japonês:

Categorias: , ,

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...