Find us on Google+

Widgets

Acessório indispensável para quem gostava de gravar em cassetes VHS os seus programas e filmes favoritos para mais tarde rever ou apenas ampliar a colecção, as capas que eram oferecidas com diversas revistas televisivas não eram sempre das mais bonitas, mas ainda hoje enfeitam muitas prateleiras de casa em Portugal, pelo menos das casas que ainda não se desfizeram delas. Recentemente, veio-me parar às mãos as capas que vieram na TV Guia para as exibições na RTP de filmes da saga "Guerra das Estrelas", na época ainda pré-edições especiais.
"O Regresso De Jedi" [17 de Maio de 1989] Lotação Esgotada, RTP-1
Os nossos leitores atentos da Página do Facebook imediatamente repararam nos erros presentes na capa que tem indicação "Guerra das Estrelas" e a própria ficha técnica indica o título original "Star Wars" e a data de 1977, quando o filme emitido foi o "Regresso de Jedi" de 1983, cujas fotos ilustram a capa.
Apesar da sinopse ao corresponder ao filme gravado, acrescenta um parágrafo que reproduzo a seguir:
"A Guerra das Estrelas é um título que já pertence à mitologia do Cinema, apesar de ter surgido apenas já pouco mais de uma dezena de anos. De facto, ele foi um dos filmes que, ao longo da década de 70, devolveram ao Cinema a sua mais genuína dimensão espectacular."
 Também no jornal "Diário de Notícias" do dia está a indicação do filme errado, e a mesma sinopse:
"Numa galáxia distante, uma princesa rebelde escapa às forças que ameaçam a estabilidade do seu reino. Com a ajuda de um jovem herói e dos seus "robots" empreende um combate contra os terríveis exércitos do Mal comandados pelo implacável Darth Vader."
"A Guerra das Estrelas" [8 de Novembro de 1991] Sessão da Noite, RTP-1
Agora sim, mais de dois anos depois, foi emitido o filme "A Guerra das Estrelas" [ mais tarde conhecido por "A Guerra das Estrelas - Episódio IV: Uma Nova Esperança"], logo a seguir à novela "Sassá Mutema".
A sinopse desta capa é uma versão remisturada da da capa de 1989:
"A Guerra das Estrelas, é o primeiro filme de uma trilogia sobre uma princesa rebelde que escapa às forças que ameaçam a estabilidade do seu reino, situado numa galáxia distante. A princesa, de nome Leia, é coadjuvada por um jovem herói e os seus robots que empreendem um gigantesco e espectacular combate contra os terríveis exércitos do Mal, comandados pelo implacável Darth Vader. Esta extraordinária epopeia espacial pertence já à mitologia do Cinema, apesar de ter surgido hà pouco mais de uma dezena de anos.


Publicado originalmente no blog Enciclopédia de Cromos: "A Guerra das Estrelas e O Regresso de Jedi - Capas VHS TV Guia (1989 e 1991)".

Categorias: , , ,

2 comentários até agora:.

  1. Por que colocar essa porcaria de marca d'agua?

  2. CINE31 says:

    Carlos André Krakhecke, infelizmente as marcas de água são um mal necessário; mas admito que neste caso particular tenham ficado um bocado grande demais.

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...