Find us on Google+

Widgets

Bem vindos de volta à rubrica "Filmes Que não Vi"! Quer dizer, a rubrica é que está de volta. Enfim, para quem não se lembra, fica o Copy+Paste:

Basicamente, vamos falar/analisar/apontar o dedo** e gozar com filme que não vimos, usando como base o trailer, material promocional e boatos. Injusto? Processem-me! 

E o sortudo desta vez é um daqueles que não estou a pensar ver nem sob ameaça de tortura chinesa. A não ser que a chinesa fosse gira. Vamos então falar - prometo que brevemente, tenho que ir ali tirar a roupa da máquina de lavar - de "12 Years A Slave" ("12 Anos Escravo", na língua de Camões e Jaimão).

 
Alem da avalanche de excertos de vídeos durante a temporada dos Óscares, só vi o trailer completo recentemente. E esse trailer é uma colecção horripilante de situações e frases feitas e perfeito Oscar bait. Basicamente, um blockbuster dos dramas. Além de que desconfio sempre do factor "inspirado numa história real", acho que como toda a narrativa é repetidamente apresentada: "um negro livre que é raptado para ser vendido como escravo", acaba por desvalorizar a situação dos outros milhares de escravos - analfabetos e que não tocavam piano/violino, mas que também foram raptados e vendidos como gado, ou já nascidos em escravidão - que não tinham a vidinha perfeita american dream para o espectador a sorver pipocas se identificar com um homem que perde tudo o que tinha, menos a esperança de recuperar a liberdade. Mas além desse pormenor, tudo no trailer e material que tenho tido acesso me parece banal, próprio daqueles telefilmes de segundo escalão mas com melhor elenco e fotografia. Resumindo, a ideia de retratar um dos flagelos mais vergonhosos é louvável - e necessária - mas a execução não  me convence. A mim não me apanham.
"Ficas tão bonito à luz do candeeiro Salomão"

Estou enganado? Deixem os vossos comentários abaixo, ou no Facebook do CINE31
E veja todas as edições do "Filmes que Não Vi" aqui: "CINE31 - Filmes que Não Vi"

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...