Find us on Google+

Widgets


Estive uns quantos dias sem computador, e sem Internet, mas sobrevivi e estou de volta ao blog, a tempo de impedir que a Sofia o inundasse com fotos de homens semi-nus e que o Bruno fizesse o mesmo com homens em collants negros vestidos de morcego. Aproveitei o meu tempo offline para preparar a minha lista dos favoritos de 2012, mas - devido à crise principalmente - este ano a minha tarefa foi bem mais complicada, visto que o numero de filmes (de 2012) a que assisti durante 2012 foi bem reduzido. Como escrevi algures há uns dias, se vi poucos filmes, compensei ao ver bastantes series, mas isso é assunto para outra altura.


Avengers - Este filme merece todos os elogios e mais alguns. Primeiro, porque podia ter sido um desastre, mas precisamente, um dos trunfos foi a habilidade em cozinhar todos os elementos dos filmes anteriores com o conceito de equipa de super-heróis que até agora só tinha sido bem sucedido nos filmes dos X-men.


Cabin in the woods - um exemplo de pegar nos clichés de um género cinematográfico , construir o cenário para os desenvolver sob a capa da normalidade com apenas alguns leves indícios de que algo se passa alem dos típicos teenagers carne para canhão, e depois BOOOM!


The Woman in Black - um dos géneros que ao mesmo tempo admiro mas tenho medo de ver, não o terror explicito e gore in your face, mas o terror incómodo, a sombra que se sente pelo canto do olho. E este filme incomodou-me durante muitos dias. Infelizmente, o segmento final cede, torna-se mais previsível e perde a subtileza, mas continua a ser um belo retorno a um estética em desuso.


The Imposter - A excelente fotografia e narrativa são as cerejas no topo do bolo, um documentário bastante cinematográfico, que conseguiu tornar incrivelmente tensa uma historia que parecia simples, mas que tinha muito mais do que à primeira vista. Levanta questões incómodas que ainda não me saíram da cabeça.


Chronicle - Tal como Cloverfield é  (por agora) o mais perto de filmagens de um ataque de monstro gigante a uma cidade, este Chronicle é a resposta à pergunta: "e se adolescentes ganhassem super-poderes"?


Gostava de ter visto mais algumas películas que creio iam encaixar-se perfeitamente na minha lista de favoritos: Looper, Dredd, Skyfall, entre outros. Não sabia se punha o "The Raid: Redemption"  na lista ou não, porque estreou em 2011, por isso fica aqui a menção.

Desilusões de 2012: "Prometheus", "Amazing Spider-Man".

Categorias: ,

12 comentários até agora:.

  1. Também gostei imenso do Chronicle... e até acharia interessante que o "The Avengers" tivesse igual realismo nas mais movimentadas cenas de ação.


    Agora Looper, Dredd e Cabin in the Woods estão também na minha lista, mas dos piores do ano ;)

  2. Piores?! OMG! :D Eu ando a acabar a lista dos piores :P

  3. The Woman In Black é dos melhores que vi este ano também, terror gótico muito, muito bem feito. Aquele início e a sequência de 20 minutos na casa são über.

  4. JB says:

    Avengers so na lista de desilusoes! eheh

  5. Ventura says:

    Para mim as principais desilusões de 2012 foram Looper e Prometheus...

  6. Exacto. Só o facto de não ser "found footage" mas mais tradicional, já lhe ganha uns pontos!

  7. Ó João, nem a Viuva Negra??? ;-)

  8. Se tudo correr bem, hei-de ver o Looper esta semana.

  9. Skyfall é muito bom. Um dos melhores Bonds de todos os tempos. Saudações
    www.dicaselistas.blogspot.com

  10. Também espero ver esse durante a próxima semana :)

  11. Alysson says:

    Os vingadores e Looper sao muito bons agora dredd, operacçao skyfall, prometheus eu ainda nao vi mas acredito que pior do ano nao é operacao skyfall 007 ficou em setimo.lugar de melhor bilheteria mubdial passando batman o cavakeiro das trevas ressurge.

  12. Alysson says:

    Sorry quis dizer cavaleiro das trevas.

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...