É sempre difícil escolher filmes favoritos, sobretudo se tivermos em conta que ao longo do ano vimos filmes de outras datas - problema que se agrava quando muitos dos filmes que vimos em Portugal no ano de 2012 são de 2011 e muitos dos que vimos em 2012 só estreiam em território nacional em 2013. Não é fácil a vida.
Muitos vão pensar... mas que atrasada mental e inculta é esta gaja que não pôs na lista dos seus filmes favoritos de 2012, o Tabu ou o Amour. Pois bem, lamento, mas não são favoritos para mim. No entanto, aproveito o tempo de antena para dizer que adorei o De rouille et d'os e o Beasts of the Southern Wild, mas como os "comprei on-line" e ainda não estrearam em Portugal, ficaram em "stand-by", o mesmo aconteceu com The Master e Les Misérables - mas estes não "comprei", vi de forma legal.
Entretanto, e como odeio tops e não me apetece escrever muito, fica só uma ideia resumida "da coisa". Nota: a ordem é totalmente aleatória.
Moonrise Kingdom
(2012)
Porque é encantador e porque mostra que o amor não tem idade. Porque Wes Anderson é especial e porque está recheado de pessoas favoritas.
Martha Marcy May Marlene
(2011)
Porque na sua ambiguidade, ficou durante muito tempo a "remoer" na minha mente. Também ajuda o facto de me auto-considerar um bocadinho paranóica.
The Girl with the Dragon Tattoo
(2011)
Porque tudo nele "grita" Ana Sofia e porque sempre que vejo Daniel Craig de casacos de malha apetece-me tomar banho de água fria.
The Descendants
(2011)
Porque Clooney é absolutamente deslumbrante. Porque é um drama profundo, disfarçado de comédia. Porque tento sempre ser um bocadinho Matt King.
Argo
(2012)
Porque é a História e a Diplomacia exposta no cinema. Adoro quando os americanos se auto-criticam e auto-elogiam no mesmo filme. E sim... gosto muito do Ben. Algum problema?
Hugo
(2011)
Porque é deliciosamente delicado. Porque venero o "mundo onírico" criado pelo Mestre.
Shame
(2011)
Porque todos temos um Brandon dentro de nós. É certo que alguns, com "equipamento" menor e outros não pagam pornografia - porque agora existem sites tipo Youtube para essas badalhoquices. Cruz. Credo!
We need to talk about Kevin
(2011)
Porque nem sempre as crianças são inocentes. Já a minha santa mãe dizia estas palavras quando ia às minhas reuniões da escola. Felizmente só foi a duas.
Skyfall
(2012)
Porque o "super-herói" afinal é humano. E porque sempre que vejo Daniel Craig de Tom Ford apetece-me tomar banho de água fria.
Anna Karenina
(2012)
Porque é um orgasmo visual estrondoso. Faz-me ter saudades de estudar Arte e de ver Aaron Taylor-Johnson transpirado em Savages.
Muito boa a sua lista alguns desses filmes ainda nao assisti mas gostei e colocarei na minha lista alguns desses pra ver.