Find us on Google+

Widgets



Permitam-me um pré-desabafo: muitas vezes criticamos os realizadores norte-americanos por usarem a máquina de propaganda patriótica, mas verdade seja dita - são poucos os países que têm a capacidade de tocar em feridas internas como os Estados Unidos da América. 

Boune Legacy pegou nos filmes anteriores em que Matt Damon foi a estrela máxima. Quando foi anunciado que Jeremy Renner tinha sido o actor eleito para encarnar o novo super soldado, a comunicação social, a crítica, os fãs ficaram divididos - para uns seria uma missão impossível, para outros Renner foi a escolha certa - terão os Avengers ajudado para a aceitação ou para a descrença? Não sei... Não interessa... 
Tudo em Legacy se afasta da aventura Marvel, e contribui em grande parte para este facto, a característica flashback da narrativa do filme. Jason está sempre na sombra do filme e a explicação para o que se passa neste quarto filme passa muito pela história dos 3 anteriores.

-- // -- Vamos recordar: 

The Bourne Identity
Homem ferido e sem memória. Segue as pistas, descobre um chip, vai à Suiça e descobre que se chama Jason Bourne. Muita gente morta à sua volta, tem grandes conhecimentos sobre técnicas de luta, fala muitas línguas. Conhece a Marie, vão juntos na aventura.

The Bourne Supremacy
Passados dois anos, Bourne e Marie continuam juntos, na tentativa de levar uma vida anonima e em paz. Marie é morta, Jason ingressa numa vingança e reencontra aqueles que andava a fugir

The Bourne Ultimatum
Jason Bourne na sua tentativa de descobrir a sua própria vida, dá nas vistas e a comunicação social descobre a sua existência. A CIA não gosta. Extingue o programa que deu origem a Jason e cria outro - Blackbriar. Cuja finalidade é na mesma a criação de "super soldados" com o objectivo de - entre muitas coisas - matar Bourne. Nicky Parsons (Julia Stiles) junta-se ao enredo. 

Fim de recordação -- // -- 



O que é que este Bourne Legacy acrescenta à saga Bourne? Pouco... Muito pouco. Arrisco mesmo dizer que este filme parece-me ser é uma apresentação / introdução ao novo herói. Ao mesmo tempo que o argumento está preso por pontas soltas e por algumas personagens ao passado, é demasiadamente rápido a contar o presente e também ele deixa pontas soltas para o futuro.
Renner como Aaron Cross é competente, é um actor de acção. Rachel Weisz interpreta a cientista Marta Shearing que depois de ter a sua vida salva por Cross, alia-se ao espião numa fuga alucinante que passa por Manila e envolve comprimidos, vírus, alterações genéticas, etc. Desculpem os fãs e aqueles que gostaram de ver a actriz neste filme, mas para mim Rachel Weisz (apesar de ser mulher de Daniel Craig) não é uma actriz de acção. É demasiado frágil para correr. 

Edward Norton é Eric Byer, um ex-piloto da Força Área americana, agora à frente de uma daquelas organizações que ninguém percebe muito bem o que é, mas que mandam em tudo e todos. Norton é daqueles actores que sabemos capaz de que conseguir o melhor. A sua carreira estará para sempre associada a American History X - fasquia elevada... mas, aqui temos o medíocre. 
Espero que, se a saga continuar, Norton apareça mais e anseio sinceramente que se torne mais vilão e menos estratega de sala.

É um filme de acção para ver num domingo à tarde. Não exige grande esforço mental na sua visualização, mas se puderem vejam os outros 3 antes - ajuda.

Entretanto deixo a notícia em primeira mão: é oficial, Renner vai fazer parte do elenco de The Expendables 10 - A Aventura Geriátrica.

Categorias: , , ,

14 comentários até agora:.

  1. Azrael says:

    deve ser para juntar o Cross e o Bourne no próximo filme para ficar parecido aos Mercenários

  2. queria tanto ver "The Expendables 10 - A Aventura Geriátrica." :D

  3. e não fazia ideia que a Weisz era casada com o James Bond :P

  4. Peço desde já desculpa pela minha total ignorância, mas quem é o Cross?

  5. yap... infelizmente.
    Eu e ela - não dá

  6. Sócia? "quem é o Cross?" ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  7. ok... finalmente e depois de longo esforço intelectual (mas com grande ajuda do David) percebi a estupidez da minha pergunta

    DAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

    não era mais fácil os personagens principais dos filmes bourne se chamarem bourne...

    POR FAVOR

  8. Este comentário foi removido pelo autor.
  9. "não era mais fácil os personagens principais dos filmes bourne se chamarem bourne..."

    Computer says... no

  10. Anónimo says:

    quando a ignorância é grande é melhor ficar em silêncio do que abrir a boca (neste caso a escrita) e demonstrar ignorância total.
    obviamente não temos que saber de tudo mas quando opinamos devemos saber um pouco sobre o tema.
    se nada se sabe aprende-se lendo.

  11. a prova de ignorância máxima é a falta de "colhões" de um comentário anónimo

  12. Exmo. Sr. Anónimo
    Ainda bem que você sabe isso. Já só lhe falta cumprir o que acaba de dizer.

    Se nada de jeito tem para dizer, aprende-se a estar calado.

  13. Exmo. Sr. Anónimo
    Ainda bem que você sabe isso. Já só lhe falta cumprir o que acaba de dizer.

    Se nada de jeito tem para dizer, aprende-se a estar calado.

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...