Find us on Google+

Widgets

"Comic-Con Episode IV: A Fan's Hope". Logo no título, o trocadilho com um dos maiores fandoms, os sempre presentes fãs de "Star Wars".
A mítica Comic-Con de San Diego começou em 1970, uma convenção dedicada - obviamente - aos "comics", a banda desenhada, as histórias em quadradinhos. Com o passar das décadas tornou-se um local de culto, foi aumentando o espectro de interesses e actualmente reúne os fãs, coleccionadores ou curiosos para saber tudo sobre os próximos filmes, jogos, action figures e banda desenhada. Além destas novidades, há toneladas de estrelas do mundo do cinema, da BD, etc, que os fãs podem conhecer em carne e osso, como por exemplo a "lenda viva" Stan Lee (criador de dezenas de personagens da Marvel, também famoso pelos seus cameos em filmes da Marvel) e um dos produtores deste "Comic-Con Episode IV: A Fan's Hope", juntamente com Joss Whedon (Avengers, Firefly) , Harry Knowles (do site Ain't It Cool News), etc, e o próprio Morgan Spurlock (o autor de  "Super Size Me - 30 Dias de Fast Food") que realizou este documentário dedicado não apenas a várias gerações de fãs, mas ao maior evento mundial de cultura pop.


Dão os seu testemunho muitos artistas que começaram como fãs em Comic-Cons, mas hoje são eles quem os fãs idolatram e tentam roubar um autografo ou apenas um aperto de mão. Gente como Seth Rogen, Seth Green, Kevin Smith, Eli Roth, Frank Miller, Grant Morrison, etc, etc, dão o ar da sua graça durante a metragem e falam da importância da Comic-Con na sua vida pessoal e profissional.



Gostava de ter visto o ponto de vista da organização, de quem prepara e trabalha nos bastidores de uma mega-operação anual como esta, mas o documentário centra-se no percurso de vários personagens da vida real: dois aspirantes a criador de BD, desejosos de mostrar o seu portefólio a profissionais do ramo; uma rapariga e o seu grupo de cosplay do jogo Mass Efect; um experiente vendedor de BD que apesar da perda de importância do sector na Comic-Con, tenta fazer bons negócios com algumas relíquias valiosas; um inseparável casal que se conheceu na Comic-Con anterior (sem ela saber que o namorado está a preparar um pedido especial). Além dos imensos painéis e palestras com convidados e novidades, e produtos à venda ou em exibição, o filme também recorda as filas com horas de duração e o relativo caos que pode acontecer com tanta gente no mesmo local. E consta que o cheiro não é agradável...

A sociedade mudou um pouco na forma de encarar o fãs obsessivos, e como mencionam no filme, os geeks/nerds herdaram o Mundo, o oposto da época em que Comic-Con começou, em que a BD era encarado como algo exclusivo das crianças. Com tantos livros, filmes e material direccionado a esse público, vivemos uma boa época para ser um nerd!
Uma boa e honesta homenagem aos fãs, sem perder a objectividade, ou cair na lamechice. Recomendadissimo a quem - como eu - gostava de ir à Comic-Con mas só fica a ver à distância, pela Internet.



Os principais protagonistas, na estreia do filme.

O trailer de Comic-Con Episode IV: A Fan's Hope:

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...