Find us on Google+

Widgets

por Sofia;

Em quase todos os países existem algumas instituições que têm como objectivo principal a salvaguarda da história e da identidade de um pais. Durante muito tempo este conceito estava relacionado unicamente aos produtos denominados "fontes históricas" - livros e documentos, consequentemente - Bibliotecas e Arquivos. Mas tal como o conceito de "fonte" ou "documento" foi sofrendo alterações, o conceito "património" também. 



Hoje, o conceito património é muito mais vasto. Actualmente documento pode ser um papel, uma música, um documentário, uma pedra e até aquilo que mais nos interessa - um filme, uma série, um documentário, uma curta, um video, um anúncio.
Em Portugal tem a missão de salvaguardar património a Biblioteca Nacional e a Direcção-Geral de Arquivos. De notar que o Arquivo da RTP é de uma importância extrema - sendo determinante para os restantes canais nacionais e também ele é sinónimo de salvaguarda. 
A salvaguarda de património não é fácil, sobretudo agora que a tecnologia se juntou à lista de documentos. Sobretudo se tivermos em conta que aquilo que hoje é moderno, amanhã pode ser obsoleto. E a forma de arquivar certos suportes é um verdadeiro desafio para os profissionais da documentação e informação. Muitas são as entidades que não suportam monetariamente este processo, outras que não dispõem de espaço em depósito, e outras que não detém mão de obra ou conhecimentos suficientes. Mas já são algumas as entidades que o fazem e que se preocupam sobretudo em aumentar o seu conceito de espólio "além dos tradicionais documentos".




Uma dessas entidades é a famosa Biblioteca do Congresso (dos Estados Unidos). Esta é a instituição cultural mais antiga do pais, situada em Washington e distribuida por 3 edifícios. É a maior biblioteca do mundo - quer em espaço quer no número de exemplares que tem no seu espólio.
Dentro da Biblioteca do Congresso existe um departamento denominado "Registo Nacional de Filmes" (National Film Registry) constituido por uma selecção de filmes feita pelo Conselho Nacional de Preservação de Filmes - que desde 1989 tem como missão reunir filmes que marcaram e marcam a História do Cinema Americano.
Anualmente são acrescentados à Lista, 25 filmes (ou menos - nunca mais) considerados cultural, histórica e esteticamente significativos". No entanto a inclusão na lista não significa a entrada directa na preservação. Esta é feita de acordo com vários critérios, um dos quais passa pelo voto público, pela existência de cédulas e também por critérios "de tempo". 
No ano passado - 2010, o Registo continha 550 filmes - a lista está disponível neste link (clicar sobre a palavra) 

Este ano - 2011, a lista de integração contempla os seguintes títulos:

●“Allures” (1961)
●“Bambi” (1942)
●“The Big Heat” (1953)
●“A Computer Animated Hand” (1972)
●“Crisis: Behind a Presidential Commitment” (1963)
●“The Cry of the Children” (1912)
●“A Cure for Pokeritis” (1912)
●“El Mariachi” (1992)
●“Faces” (1968)
●“Fake Fruit Factory” (1986)
●“Forrest Gump” (1994)
●“Growing Up Female” (1971)
●“Hester Street” (1975)
●“I, an Actress” (1977)
●“The Iron Horse” (1924)
●“The Kid” (1921)
●“The Lost Weekend” (1945)
●“The Negro Soldier” (1944)
●Nicholas Brothers Family Home Movies (1930s-’40s)
●“Norma Rae” (1979)
●“Porgy and Bess” (1959)
●“The Silence of the Lambs” (1991)
●“Stand and Deliver” (1988)
●“Twentieth Century” (1934)
●“War of the Worlds” (1953)

Categorias: , ,

3 comentários até agora:.

  1. Sam says:

    É sempre agradável encontrar referências, na blogosfera, à preservação cinematográfica. Trata-se de um tema que me é muito querido e com mais implicações do que à primeira vista pode parecer.

    Gostava, também, de fazer um pequeno reparo: quem tem a missão de preservar filmes em Portugal é a Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema: aliás, está prevista a transferência do Arquivo da RTP para aquela instituição em breve.

    Uma vez mais, parabéns pelo texto.

    Cumps cinéfilos.

  2. Olá Sam.

    Não tinha a intenção de mencionar a BN nem a DGA como instituições que salvaguardam o "cinema", mas sim o património documental. Esqueci-me de facto da Cinemateca e obrigado por essa chamada de atenção.
    Eles aplicam o sistema "depósito legal" para os filmes, sabes?

  3. Sam says:

    A menos que tenha sido introduzido muito recentemente, julgo que essa prática ainda não está implementada na Cinemateca: http://ec.europa.eu/avpolicy/docs/reg/cinema/report_3/portugal_pt.pdf (pontos 2 e 3).

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...