Find us on Google+

Widgets

Por Cine31 & Sofia


Cine31: Este post já estava pensado há algum tempo, mas este é o momento ideal para falar do jovem, talentoso e com grande sentido de humor Bruno Duarte, um amigo da blogosfera, que traduz o seu amor pela Sétima Arte em curtas, representações e textos que expõe no seu "Grand Temple" (que soprou as velas do 3º Aniversário recentemente), e que esta semana lançou o seu video nº 50, que, como é hábito, foi produzido com poucos recursos, mas em que o Bruno, qual homem dos sete instrumentos recriou várias cenas de um dos meus filmes favoritos, "Ed Wood", encarnando o protagonista Johnny Depp e todos os outros secundários. É sem dúvida, o meu video preferido do Grand Temple, porventura aquele em que se nota mais a evolução como actor e editor.
Das minhas abomináveis tentativas de curta-metragens, só uma vez me atrevi a aparecer em frente às câmaras. Por isso, ainda reconheço mais o valor do trabalhador, humilde e divertido Bruno, um entusiasta a quem invejo o empenho e a perseverança. Mas chega de adjectivos e substantivos, passo agora a palavra à minha sócia Sofia:


Sofia: Como se não bastasse o Bruno Duarte ser ousado o suficiente para aparecer em frente a uma câmara, em interpretações únicas, invulgares e pessoais. Ousou no seu Grand Temple, prestar uma homenagem àquele que foi considerado o "pior cineasta de sempre". 
Aqueles que convivem com o Bruno sabem que Ed Wood é algo constante e muito apreciado por ele. Penso que sei o porquê. 
É pelo sentido de humor. É esta a caracteristica que os une - o humor recheado pelo uso da caricatura, do místicismo, do "trash", das pitadas naifs, amadoras e caseiras. E tudo isto associado ao talento e ao gosto, só podia resultar em "coisa boa" 

Já o disse várias vezes, admiro muito o Bruno. Gosto muito de pessoas que defendem aquilo que gostam, aquilo em que acreditam e que não têm medo algum de o mostrar ao mundo, mesmo naquele mundo onde o respeito dá lugar à má educação - disfarçada de "intelectualismo cinéfilo". O Bruno é um jovem de muito talento, e terá certamente uma longa caminhada neste mundo complicado e espinhoso que é a Arte (a 7ª e mais umas quantas) 

Partindo do pressuposto que existem pessoas que não vão ver o vídeo, faço uma transcrição das palavras do Bruno (que estão mais ou menos ao minuto 12')

"(...) Mas descobri que filmar é como brincar: a imaginação faz tudo sozinha. 
Adoro e preciso de receber conselhor, mas irei sempre continuar a fazer aquilo que eu considerar divertido. Não procuro fama nem ser o melhor. Apenas faço isto por um enorme gosto que tenho à arte.
No final, desde que eu tenha feito alguém sorrir, porra, já valeu a pena as horas nisto" 

OBRIGADO Bruno


O mais recente video do Bruno Duarte, "Representação #9 From Outher Space" - "Ed Wood"


Um best-off dos 3 anos do Grand Temple:



Aqui na equipa do CINE31 tens dois fãs incondicionais, continua o bom trabalho!

Visitem, que vale a pena:


Categorias: ,

2 comentários até agora:.

  1. Mesmo muito bom o artigo até pela reforçada mensagem com a dupla participação.
    O Bruno Duarte, merece todo o apoio assim.
    Merece ser dado a conhecer o diamante em bruto que ele é. Afinal de contas é ele que arrisca, que se atreve, que dá a cara e se dá totalmente a estas criações que até seriam (e são) arriscadas mas o génio criativo dele consegue tornar relevante cada momento.

    Eu vi isso no primeiro video que ele, com humildade e coragem, ousou (e bem) dar a conhecer (seria o Donnie Darko ou o Batman/Joker, já não estou certo).

    Quanto a esta representação, ele elevou a fasquia, pois surge desta vez mais apurado, humor objectivo (e subliminar) e acima de tudo porque homenageia "Ed Wood", duplamente ao homem e filme (homenagem ao realizador por um filme de Tim Burton que também já lhe prestava homenagem sentida).
    Desejo muita sorte ao Bruno e que, calmamente, alcance o retorno de tanto mérito ao ser bem sucedido. Tal como o subtil título do artigo indica: Bruno Duarte Rises... e é tudo verdade!

  2. Obrigado Armindo. E artigo no Ecos também está muito bom :) o rapaz merece

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...