Find us on Google+

Widgets

por Sofia;

A 23 de Outubro de 1992, estreou no cinema o filme de Ridley Scott - 1492 - Cristóvão Colombo (título nacional).



Com Ángela Molina, Frank Langella, Armand Assante, Sigourney Weaver e Gérard Depardieu como Cristovão Colombo, o histórico navegador genovês, italiano, espanhol ou português (existem teorias para todos os gostos) denominado em italiano como Cristoforo Colombo, em latim com Christophorus Columbus e em espanhol, Cristóbal Colón - nome que serviu de inspiração para o nome Colômbia - o país.





Colombo partiu em 1492 de Espanha a procura do Oriente, mas acabou por encontrar o denominado "Novo Mundo". No filme são narrados os factos mais marcantes do "descobrimento" da América (ou não - esta é uma das maravilhas e mistérios históricos a que nós cientistas da História, denominamos "política de sigilo"). Digo-vos em tom de desabafo que não é a toa que os índios se chamam índios, e os indianos ficaram indianos...




Obrigatório para os amantes de História e para aqueles que gostam de teorias da conspiração em torno dos Descobrimentos. É uma forma de lembrar que aos 500 anos dos Descobrimentos que se celebraram em 1992 (quando a estreia do filme) já se somaram mais 19.


E assim são... Os Dias do Cinema



3 comentários até agora:.

  1. Hugo says:

    Assisti um outro filme sobre Colombo produzido no mesmo ano de 1992, chamado "Cristovão Colombo - A Aventura do Descobrimento" que um tal de George Corraface como Colombo e como Marlon Brando e Tom Selleck no elenco, mas que era bem fraquinho.

    No final acabei deixando esta versão de Ridley Scott para ver depois e até hoje não conferi.

    Até mais

  2. Como disse ontem à minha sócia, recordo-me de ter visto o filme, mas não me recordo de praticamente nada. recordo-me melhor do videoclip com o tema de Vangelis :)

  3. Sofia says:

    Mentir-vos-ia se argumentasse que o filme em causa é uma obra-prima histórica. Não o é. Ridley Scott preocupa-se com detalhes e personificações na personagem de Cristovão Colombo que fazem com que tudo o resto (o "descobrimento" em si) seja posto um pouco de lado.
    No entanto, e talvez por isso, percebo o realizador, uma biografia de Cristovão Colombo é talvez das coisas mais difíceis de conseguir. A figura histórica é envolta em mistérios e incertezas. Navegador, estratega, oportunista, espião, diplomata, um génio? São inúmeras as teorias, quer em torno dos motivos que o moviam, quer em torno da sua nacionalidade e até do seu verdadeiro nome.

    é um filme para ver... e depois pesquisar um bocadinho sobre as teorias em torno de Colombo, e pensar :)

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...