Find us on Google+

Widgets



No passado mês de Junho, tive o prazer de colaborar com o Daniel Silva do blog CineObservador, na sua rubrica "1 Actor, 3 Filmes". 
É possível ler o texto original e os comentários dos leitores aqui: "1 Actor, 3 Filmes (IX)".
O actor que escolhi foi Brad Pitt , depois de um difícil processo de reflexão e selecção; visto que tenho alguma dificuldade em criar listas ou Tops, e ainda por cima de actores. Sinceramente, na maioria das vezes em que avalio um filme centro-me muito mais nos aspectos técnicos, estéticos e narrativos do que se o actor, mas não há dúvida que os actores são um aspecto determinante para o sucesso ou desastre de uma obra.
Ficam então as minhas escolhas e justificações:

Apesar das inúmeras provas de que é um excelente actor, creio que Brad Pitt ainda não se libertou do estigma do menino-bonito, mesmo participando em papéis arriscados para a maioria dos actores de primeiro escalão em Hollywood. De entre os vários filmes que assisti com este actor escolhi os 3 que mais me impressionaram. E estão na lista de "filmes para ver" o Benjamin Button, Queimar Depois de Ler!

Se7en (1995)

No filme de David Fincher que revolucionou o estilo do cinema policial e de serial killers, Brad Pitt - apesar de eclipsado por Morgan Freeman - é credível como marido e detective honesto confrontado com situações extremas e demonstra que é mais que um menino bonito. No filme a sua personagem é a ponte de ligação com o espectador, que se identifica com as suas falhas e dificuldades profissionais e pessoais do quotidiano.

Twelve Monkeys (1995)

Estreado pouco depois de Seven, o filme do alucinado Terry Gilliam é um conto de ficção científica, mas foca a sua atenção longe dos efeitos especiais e viagens no tempo e investe nas personagens. Pitt no papel do frenético lunático Jeffrey Goines é um dos veículos para Gilliam canalizar a insanidade reinante em todo o filme. O papel que lhe valeu o Globo de Ouro de Melhor actor Secundário, a nomeação para o Óscar na mesma categoria.

Fight Club (1999)

Em nova colaboração com o realizador David Fincher, Pitt está aqui de corpo e alma como o vendedor de sabões Tyler Durden, criando uma personagem enérgica e anárquica, bem mais carismática que a de Edward Norton. A voz do descontentamento com o politicamente correcto, com a estagnação da sociedade, Pitt abraça o papel e torna-se uma força da natureza pela mudança, o V (V de Vendetta) sem máscara. O relativo fracasso comercial do filme também não foi recompensado com prémios, apesar da nomeação de Brad Pitt para o Blockbuster Entertainment Award na categoria de Equipa de Acção, em conjunto com Norton.


Texto original aqui: "1 Actor, 3 Filmes (IX)", no CineObservador.
Ver todos os participantes da iniciativa: 1 Actor, 3 Filmes.

Categorias: ,

8 comentários até agora:.

  1. Unknown says:

    Fight Club tinha de fazer parte! Eu tinha escolhido tb o Meet Joe Black ou Snatch!



    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

  2. Por falar nisso, o Daniel não dá notícias há meses...
    Também fui convidado para esta iniciativa e ainda não vi lá as minhas escolhas...

    De qualquer maneira, é um grande actor que escolheste, embora desgoste dele no Seven...

  3. Andreia: Ainda não vi Meet Joe Black ou Snatch. E o Meet Joe Black não tenho intenções de ver...

    Rui: também estranho o Daniel não actualizar o blog desde Julho :-( Férias prolongadas?

  4. Cine31: Eu acho que devias ver, Anthony hopkins dá lá um pesinho...nem que seja por causa dele tb,vale a pena!

    http://cinemaschallenge.blogspot.com/

  5. Sarah says:

    Muito boa escolha ;) Também recomendo que vejas o Meet Joe Black, está um óptimo filme mesmo.

  6. Dora says:

    Já tudo foi dito sobre o Brad Pitt. É para mim, o melhor actor da sua geração. Curiosamente acho que o papel no "Meet Joe Black" é dos piores que fez e qualquer um o poderia ter feito.

    Recomendo sim, o "Too young to die" e o "Kalifornia".

  7. Xiii! O Kalifornia! Vi isso há bué de tempo, já nem me lembrava!

  8. Dora says:

    Cine 31: O outro quer falei ainda é mais antigo e também com a Juliette Lewis.

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...