Autor: David Arnold
Tema: "Opening Titles"
Tema no Youtube:
Em 1998, por altura do lançamento deste remake Made in Hollywood do clássico Godzilla, foi posto à venda um álbum "Godzilla: The Album" composto na sua quase totalidade por canções (por exemplo: "Heroes" - The Wallflowers / "Come with Me" - Puff Daddy feat. Jimmy Page / "Deeper Underground" - Jamiroquai). Apesar de a banda sonora composta por David Arnold (Stargate, Independence Day, Casino Royale, Quantum of Solace, etc) para o filme só sair em 2007 (!), este álbum de 1998 incluía dois dos seus temas:"Opening Titles" e "Looking for Clues". A faixa em destaque neste post é "Opening Titles", que como o nome indica, é a música que toca durante a sequência de créditos iniciais, ilustrando uma série de testes nucleares que vão criar o monstro Godzilla. A faixa começa num ritmo lento, construindo tensão para no auge explodir (em sincronia com a explosão de bombas no ecrã) de um modo épico e que arrepia o espectador reforçando a beleza, o horror e o poder devastador da morte criada pelo Homem...
NOTA: Para quem quiser conhecer melhor o trabalho do compositor David Arnold - principalmente a sua relação com o universo musical de James Bond - vale a pena visitar este artigo "Música da semana: o som de James Bond" do blog Ecos Imprevistos. Obrigado pela visita e pela dica ArmPauloFerreira!
Categorias:
banda sonora,
cinema,
music of movies,
musica,
soundtrack
Olha... música por aqui... altamente.
O David Arnold é uma mestre em música para filmes.
Cria sempre bom background...
Música da semana: o som de James Bond foi o artigo onde além de abordar o som de James Bond, também abordei um álbum especial que o David Arnold criou para o 007.
Obrigado :-) pois já há muitos anos k planeava abordar este elemento essencial do cinema, a música, mas só agora se proporcionou! Gracias pela dica do Arnold, foi um tipo que tem evoluído bastante!
Estes créditos iniciais do filme são muito bons. A música, essa é excelente.
Obrigado pelo destaque prestado. Como é raro o feedback, até o opinarem ou comentarem nesses artigos musicais, ver surgir assim um destaque... puxa!
Esse é um artigo que é um puro 3-em-1:
- a nova canção do filme Bond (Quantum Of Solace);
- uma abordagem aos anteriores temas e o valor histórico dos que reinventaram;
- o álbum de David Arnold, que reinventava os clássicos de James Bond, num inesperado cruzamento dos arranjos de David Arnold com as reinterpretações de artista dos tempos modernos;
Fico grato pelo reconhecimento de valor dado ao meu artigo sobre o som de James Bond. Obrigado!
ArmPauloFerreira: De nada! Já procurei na net mais "informação" sobre o disco Shaken not Stirred, já estou a ouvir e a gostar!