Find us on Google+

Widgets

CHÃO: Nimas
Avenida 5 de Outubro, 42B - Lisboa
18 a 26 de Março 2010
 
http://variz.org/live/Chao_Nimas_blog.jpg


Chão é um projecto de ocupação temporária de espaços urbanos devolutos ou em transição, através de actividades concebidas a partir da especificidade de cada local.

|


Passado mais de um ano da primeira ocupação e depois de um ano de intensa actividade, o projecto Chão prepara-se agora para ocupar o recém-encerrado Cinema Nimas, com um programa dividido em 2 partes, de 18 a 20 de Março e de 25 a 26 de Março.

O Cinema Nimas foi instalado nos anos 1970, no rés-do-chão do nº 42-B da Avenida 5 de Outubro e, à semelhança de uma sala-estúdio, apresentava filmes de diversos distribuidores, destinados a um público não tão numeroso como o das grandes salas, mas porventura mais fiel. Em Agosto de 2009, a sala deixou de funcionar como cinema e, desde então, tem vindo a dedicar-se principalmente às artes performativas (música, dança, teatro).




PROGRAMA
:

A impossibilidade de mostrar e ver cinema, implícita no fecho de mais uma sala, será o tema geral do programa proposto. O cinema censurado, proibido, impossível ou invisível, será abordado através de uma programação que evidenciará os obstáculos que, de diferentes formas, impedem o espectador de ver: a censura política, o boicote por parte do público ou dos distribuidores, as dificuldades técnicas de reprodução, as limitações do próprio cinema, ou os tabus culturais e sociais.

Parte 1:

QUINTA-FEIRA, 18 MARÇO (21h30)

- Cinema, alguns cortes: Censura, filme de Manuel Mozos, 1999
- Catembe, filme de Manuel Faria de Almeida, 1965

O documentário de arquivo “Cinema, alguns cortes: Censura” foi realizado por Manuel Mozos a partir dos excertos cortados pela Comissão de Censura do Estado Novo que foram guardados e conservados na Cinemateca, e que escaparam assim à destruição normalmente destinada aos fragmentos censurados.
“Catembe”, primeira longa-metragem do realizador Faria de Almeida, foi o filme da história do cinema mais cortado pela censura – razão pela qual entrou no Guinness Book of Records. Sofreu 103 cortes, passando de 1h20m a 47 minutos e, mesmo assim, a sua projecção foi proibida. O filme foi projectado publicamente apenas após o 25 de Abril de 1974, por duas vezes.
O filme original pretendia retratar a vida de Lourenço Marques em 1964, cruzando documentário e ficção, nomeadamente, a história de amor entre um pescador e uma jovem prostituta de nome Catembe.



SEXTA-FEIRA, 19 MARÇO (21h30)

- As Horas de Maria, filme de António Macedo, 1979
- Debate com António MacedoManuel Mozos (outros convidados a anunciar)

“As Horas de Maria”, filme realizado por António de Macedo em 1976, está fortemente ligado não só ao tema da censura como à história do Nimas. O filme foi aí estreado em 3 de Abril de 1979, não antes de a sua estreia ter sido adiada e envolta em grande polémica, entre abaixo-assinados pedindo a sua proibição e ameaças de bomba ao realizador, ao produtor e à gerente da sala. A contestação por parte da Igreja e grupos católicos que acompanhou o filme onde quer que fosse exibido pelo país teve o seu episódio mais intenso em Lisboa, chegando o Exército português a montar um perímetro de segurança à volta do edifício na noite de estreia para defender os espectadores dos manifestantes.
A personagem principal do filme, Maria (Eugénia Bettencourt), é uma jovem cega que é internada num pavilhão em ruínas de um hospício, onde contacta apenas com a sua tia freira (Cecília Guimarães), aí enfermeira, e o seu médico (João d'Ávila).



SÁBADO, 20 MARÇO (21h30)

- Kino Xtrem, projecção tripla com edição e som ao vivo, de Peter Sempel

Realizada pela última vez em 2007 por ocasião dos 25 anos de carreira de Peter Sempel, a projecção /performance/happening “Kino Xtrem” é uma experiência única e irrepetível, que tira partido do envolvimento visual e sonoro da sala de cinema para uma colagem em tempo real de sequências dos vários filmes deste realizador e de uma banda sonora também ela “misturada” ao vivo.
A difícil logística do projecto faz com que raras vezes tenha sido realizado. Consiste na projecção simultânea com 3 projectores (16mm e vídeo), com respectiva mudança de bobines, e na mistura de som ao vivo realizada pelo próprio Sempel no interior da sala, rodeado pelos espectadores. À magia de testemunhar o trabalho de “edição” em directo e sem “guião”, junta-se a descoberta do processo de projecção através da película, normalmente escondido na cabine de projecção, e a partilha colectiva do mundo de Sempel, povoado por personagens como Blixa Bargeld, Nina Hagen, Lemmy, Kazuo Ohno, Jonas Mekas, Allen Ginsberg, entre muitas outras, e da mescla punk-rock-clássica de uma banda-sonora que poderá incluir Einstürzende Neubauten, Nick Cave and the Bad Seeds, Motörhead, Verdi, Schubert, Schumann, Mozart, entre outros.


http://variz.org/live/Peter-Stempel_Nimas.jpg


 

Parte 2:

QUINTA-FEIRA, 25 MARÇO (21h30)

- Uma História de Vento, filme de Joris Ivens, 1988
- O Vento, filme mudo de Victor Sjöström, 1928, acompanhado por sessão de sonoplastia ao vivo por Vasco PimentelPeter Bastien e Rui Viana Pereira.

A impossibilidade técnica de filmar o vento será explorada numa sessão dupla. Na primeira parte, será projectado o último filme de Joris Ivens (1898-1989), “Uma História de Vento”, resultante do “projecto insensato de capturar a imagem invisível do vento”, nas palavras do próprio. Na segunda parte, a projecção do filme mudo “O Vento”, de Victor Sjöström (1879-1960), será acompanhada por uma sessão de sonoplastia ao vivo, realizada por Rui Viana, Peter Bastien e pelo engenheiro de som Vasco Pimentel.



SEXTA-FEIRA, 26 MARÇO (21h30)

- Forbidden Images, Graw Böckler, 2010
- You too bar, YouTube mixtape por João Onofre e Miguel Sá

Depois de “Commercials for a Concept” e de “Unauthorized Commercials”, a dupla de artistas Graw Böckler apresenta o seu último projecto (ainda em curso) “Forbidden Images” com o qual pretendem abordar os tabus e proibições muitas vezes implícitas no acto de filmar. Da ficção ao documentário, das questões dos direitos de autor à da autorização por quem é filmado, este trabalho explora os diversos limites impostos ao longo do processo que vai da captação de imagens e sons à sua apresentação pública.
"You too bar" será uma sessão de “YouTube mixtape" dedicada à incontornável plataforma de partilha de vídeos e  filmes sonorizados que, com apenas 5 anos de vida, mostra que a Internet provocou, depois do vídeo, uma deslocação da forma clássica da experiência do cinema. A sessão, pelos artistas João Onofre e Miguel Sá, pretende utilizar o YouTube como um catalisador, ao alcance de todos, da experiência colectiva de imagem e som, propondo um afastamento do tão comum visionamento individual.



Nota: com excepção de dia 25, todas os realizadores estarão presentes nas respectivas sessões.

|

Transportes:
Metro - Saldanha, Autocarros – 21, 32, 36, 44, 49, 83, 727, 738, 732, 745, 780, 207

|

Apoios:
Goethe Institut Lissabon, German Films, Cinemateca Portuguesa, Câmara Municipal de Lisboa, Dot One e GAU.

|

Bilhetes:
“Kino Xtrem” = €5 / Restantes sessões = €3,5

|

Projecto Chão:
Os edifícios e terrenos devolutos de Lisboa não só ocupam, como vedam áreas urbanas, subtraindo-as à cidade. Com cada novo espaço devoluto, a Cidade diminui. Porém, estes espaços em transição poderão ser espaços momentaneamente abertos à cidade – ao seu uso.  
O principal objectivo do projecto Chão é criar núcleos efémeros de dinamização que fomentem esse uso e que evidenciem o que se acrescenta e permanece na cidade que muda, quando essa mudança é ditada pela vivência plena e actual do seu espaço. 
O projecto Chão consiste na ocupação temporária de edifícios devolutos previstos para demolição ou remodelação. Os edifícios/espaços são escolhidos de acordo com a sua localização, estado de conservação e interesse arquitectónico. Assegurada a infra-estrutura mínima para o seu funcionamento, cada edifício será temporariamente ocupado por um programa de actividades definido a partir da especificidade do local. 
O programa é organizado por uma rede de colaboradores que coordenam as diversas áreas de intervenção e programação segundo uma estrutura flexível, adaptável a cada novo contexto. 
Até à data, o projecto Chão ocupou, em Lisboa, o nº 103 da Rua Rodrigues Faria - LX Factory (Setembro 2008), o nº 18 da Rua da Trindade (Fevereiro 2009) e o nº 31 da Rua Anchieta (Julho 2009); e o nº 78 da Rua Mendo Estevens da cidade de Évora, no âmbito do Festival “Escrita na Paisagem 09” (Setembro 2009).

http://projectochao.blogspot.com/
http://myspace.com/projectochao

Categorias: , ,

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...