Find us on Google+

Widgets


Estudo OberCom - Partilha de filmes online pode ser vantajosa para o cinema europeu:

"
Lisboa, 31 Out (Lusa) - A partilha de filmes online numa lógica de p2p ("peer-to-peer" ou "de par para par") pode ser bastante vantajosa para o cinema europeu, que dificilmente consegue lugar nas salas, sustenta um estudo do OberCom - Observatório da Comunicação.

Intitulado "O Cinema Europeu nas Redes p2p - Os Utilizadores como Distribuidores", o estudo de Gustavo Cardoso, Rita Espanha, Pedro Jacobetty e Tiago Lima assinala que, "dado o significativo declínio dos canais de distribuição tradicionais para os filmes europeus, em salas de cinema e em vendas directas, novos canais de distribuição parecem emergir entre as pessoas que gostam e consomem este tipo de cinema".

(...)

A partilha pode processar-se com recurso a protocolos como o eDonkey e motores de busca similares ao The Pirate Bay, para saber onde se encontram os ficheiros.

A prática tem sido combatida, nomeadamente pela indústria do cinema norte-americana, mas o co-autor do documento que o OberCom divulga segunda-feira sugere que as redes de partilha p2p "podem trazer vantagens às indústrias que estão numa situação de quase exclusão dos mercados de distribuição, como o cinema europeu".

(...)

Gustavo Cardoso (...) defende que também faz cada vez menos sentido "reprimir, lutar contra" a partilha de ficheiros.

"Essa atitude assenta numa contradição: é que a pessoa criminalizada pelo download ilegal de um determinado produto é, simultaneamente, o cliente potencial da empresa que vende esse mesmo produto", conclui.

(...) tem a capacidade de dar audiência aos filmes que "não conseguem ganhar protagonismo na conjuntura cinematográfica actual, focada na distribuição de produtos rentáveis e massificados" e que também não passam na televisão nem são lançados em DVD, dado estes suportes optarem, geralmente, pelas películas que obtiveram êxito nas salas de cinema.

HSF.

Lusa/fim"

In Briefing (ler texto completo aqui)

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...