Find us on Google+

Widgets



Quando uma pessoa pensa que já viu tudo em termos de bizarrice, eis que me deparo com um post do "Memórias de Voyeur da Tela" em que recupera um cartaz dos arquivos do extinto "Diário de Lisboa", local onde também me abasteço regularmente. O título é apelativo: "Kung-Fu à Portuguesa"! O pai incógnito do "Ninja das Caldas"? Infelizmente não, informa-nos o poço de sabedoria Cinema Xunga. Seria apenas o título português do filme de artes marciais Made In Taiwan "Hen dui he" (Flash Challenger / Ferocious To Ferocious) dos anos 70, estreado entre nós a 17 de Maio de 1979 no Politeama, não fosse a indicação da página do IMDB apontar Raul Solnado e Pedro Bandeira Freire como autores não creditados dos diálogos da versão portuguesa. Eis que uma pequena luz se acendeu nos recantos de memórias e posso jurar que há muitos anos vi algo relacionado nalgum documentário sobre cinema ou sobre os trabalhos de Solnado, portanto algo ao estilo que Kung-Pow (2002) fez ao https://en.wikipedia.org/wiki/Tiger_and_Crane_Fist. Na época, além dos filmes de porrada que passavam no cinema, também ainda estava fresco o sucesso da série "Kung Fu" com David Carradine.

Uma delícia o cartaz tuga, com pérolas como o subtítulo "Coisa Tesa", a promessa de "Porrada de Criar Bicho" e os nomes dos "actores": "Chan-Frado", "Shin-Fli-Tico", "Chun-Goso", "Sha-De-Ti-Lia" e "Sho-Riço".

Ou a sinopse que acompanha a fita na página das salas de cinema: "1001 maneiras de molhar a sopa!".

Dava uma unha do mindinho para ver a versão tuga disto, que estreou cá não aconselhado a menores de 18 anos. Seria da "porrada de criar bicho" ou do palavreado?

Obrigado ao João Duarte pelo link para o filme completo no Youtube:



Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...