Find us on Google+

Widgets

Ainda hà pouco partilhei aqui no blog um artigo que fiz para a Enciclopédia de Cromos sobre a estreia portuguesa do êxito "Os Caça-Fantasmas" (Ghostbusters), mas curiosamente há outro êxito que partilhou com esse a data de estreia nos Estados Unidos - 8 de Junho de 1984 - outro clássico da comédia e terror: "Gremlins", conhecido entre nós pelo mais explicito título "Gremlins - O Pequeno Monstro". Curiosamente, o material nacional da época que encontrei online refere apenas "Gremlins". No entanto, o filme estreou em Portugal antes de "Os Caça-Fantasmas", no dia 30 de Novembro de 1984. Novamente recorro ao arquivo do "Diário de Lisboa":
 Entre as estreias da semana, nos cinemas lisboetas:
 Ainda a crítica de Jorge Leitão Ramos no "Diário de Lisboa" de 13 de Dezembro de 1984:
 Alguns excertos:
"(...) o cinema feérico de Lucas e Spielberg, (...) é uma máquina de diversão muito bem oleada mas cujo destino se confina a essa superficial agitação, morre ali, à mingua de futuro, de descendência, fechada num conjunto de temas, referências e estratégias que são coerentes, pontualmente interessantes, mas a longo prazo, rigorozamente estéreis. Gremlins (...) é já um momento em que algo deixa de deslizar. Seja porque a avidez pelo merchandising é escancarada, seja porque a moral da história é algo serôdia, seja porque as ficções familiares com rasteiros simbolismos sociais tenham os cordéis do conformismo à vista, seja porque a gente se canse de ser tratado como se tivéssemos idade mental de sete anos, o certo é que Gremlins funciona mal".
A crítica ainda elogia levemente os efeitos especiais, a actuação de Frances Lee McLain, e alguma astúcia do filme: "(...) o fofinho mogwai que dá origem a zougados filhos e sinistros netos, numa clara significação da turbulência de gerações que crescem incontroladamente". Segue-se mais rectórica sobre o vazio do cinema comercial norte-americano. "Gremlins" foi realizado por Joe Dante ("No Limiar da Realidade", "Piranha"), produzido por Steven Spielberg, com argumento de Chris Columbus (o argumentista de "Os Goonies" e futuro realizador dos dois primeiros "Harry Potter..."). Um rapaz recebe um misterioso animalzinho de estimação, uma pequena e fofa criatura, um mogwai a que chama Gizmo. Mas debaixo da aparência peluda e inofensiva, há um perigo inacreditável: quando as três regras de cuidado de um mogwai são quebradas, surgem criaturas meléficas e perigosas, os destrutivos Gremlins do título. Segue-se obviamente, o caos e a luta dos protagonistas para devolver a comunidade à normalidade. E para referência futura, as regras para cuidar de um mogwai: Não o molhe, não o alimente depois da meia-noite e não o exponha a luzes fortes. Se cumprir as regras, tudo estará bem.

O Trailer:
Queremos saber, quem o foi ver ao cinema?

Categorias: , ,

2 comentários até agora:.

  1. Hugo says:

    Dois clássicos divertidíssimos dos anos oitenta.

    A sequência de "Gremlins" ainda é mais maluca que o original.

    Abraço

  2. O Gremlins 2 é das poucas sequelas que não desilude :D

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...