Find us on Google+

Widgets


"Polémica", uma das palavras que mais vende folhas de papel e cliques em sites. Directa ou indirectamente várias formas de arte e comunicação refletem o espírito do seu tempo. Na civilizada Europa vivemos um retrocesso civilizacional geral, com o reforço dos conservadores no poder, austeridades e limitações de direitos. E como exemplo de que nem sempre as novelas futebolisticas são a principal preocupação da sociedade real, surgiu em Espanha um projecto que foi descrito por um dos seus criadores como a "primeira série de televisão feita pelo cidadão": "La Revolution de los angeles". E provavelmente é isso que mais incomoda os interesses instalados e portanto faz surgir a "polémica", mais que a suposta incitação á violência - que parece já não chocar quando surge em produtos estrangeiros - a denúncia de censura e da violência a longo prazo dentro do sistema contra o cidadão comum. 
Um teaser trailer:


Os criadores do projecto indicam que o objectivo desta ficção é chocar para causar o debate, mas obviamente o mais chamativo para as manchetes é o pormenor que despoleta o plot da novela e da série: doentes terminais que executam políticos corruptos, e deixam testemunhos em vídeo na Internet, que na série - tal como muitas vezes na vida real - é a ferramente para escapar ao controle que o Estado e as corporações afilidas têm nos media tradicionais. Aparentemente, fica também no ar a questão de que tipo de acções são legitimas -  ou não - para proteger a democracia.

O trailer oficial de "La Revolution de los angeles":


Uma reportagem no programa "Correspondentes" de 17 de Maio na RTP, cerca dos 13 minutos:
Obviamente, a reportagem aborda o caso do recente assassinato de Isabel Carrasco - uma politica "polivalente", dirigente do Partido Popular em Leão e presidente do Conselho Provincial da mesma região  - aparentemente por motivos de vingança pessoal. E como a jornalista diz, "qualquer semelhança é pura coincidência". Apesar disso, o assunto é enfiado na reportagem na mesma.

O site de micro-financiamento onde angariou o dinheiro necessário para o primeiro episódio - na altura prevista como curta-metragem: "Verkami - La Revolucion De Los Angeles". Para tornar realidade o primeiro episódio, o trabalho de actores e técnicos voluntários foi feito pro bono e muito equipamento emprestado.
A série ainda não foi comprada por nenhum canal, o que se antecipo como uma tarefa difícil...

Categorias: ,

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...