Find us on Google+

Widgets

Estamos de volta à dissecação dos filmes favoritos dos nossos convidados especiais. E o ilustre de hoje é Paulo Fajardo, um nome que decerto já ouviram na vossa TV (IMDB). Vou então passar-lhe a palavra:

O Filme da Minha Vida
Por Paulo Fajardo


Aliens - O Recontro Final (1986) de James Cameron, é simultaneamente uma experiência traumatizante e inspiradora. Este poderá não ser o melhor filme de sempre, mas é o filme da minha vida, no sentido em que foi o filme que despertou o meu interesse pela sétima arte. Lembro-me que tinha oito anos quando o vi pela primeira vez, uma idade demasiado precoce para o género de filme que é. À partida, eu sabia que os meus pais nunca me autorizariam a ver o filme, por isso e como o filme começava por volta das 2h da manhã, esperei que toda a gente em casa adormecesse e depois sentei-me em frente à televisão com o volume no mínimo para não denunciar os meus planos. Nada me tinha preparado para o que iria ver, um clima de tensão e claustrofobia que me prendia a cada imagem e ao destino daquelas personagens, Ripley (Sigourney Weaver) em particular. 

Apesar do titulo (Aliens), só vislumbramos um alienígena a quase 1h do inicio do filme. Toda a narrativa funciona como uma espinha-dorsal que alimenta a imaginação do espectador e sustém toda a nossa atenção, fazendo com que todos os sentidos fiquem em estado de alerta. Aliens é a sequela de Alien - O 8º Passageiro (1979) e comparativamente ao primeiro filme, toma um rumo completamente diferente e assume uma escala muito maior. No primeiro filme, acompanhamos uma tripulação de sete passageiros que tenta encurralar uma criatura nas condutas de ar da nave espacial Nostromo. Em Aliens, uma comunidade de terraformadores fica incontactável, é então que entram os marines com todo o seu poderio bélico, mas o que eles não sabem, é que toda a tecnologia militar de nada vale contra os instintos assassinos de toda uma legião de Xenómorfos. É aqui que somos apresentados ao mundo dos Aliens, criaturas implacáveis com ácido em vez de sangue, dentes que se escondem por detrás de mais dentes, parasitas incubadores (Facehuggers) e uma rainha mãe que protagoniza o recontro final. 

"Get away from her, you bitch!"
Após o primeiro confronto, os humanos percebem que o seu pior pesadelo se tornou realidade, não passam de cordeiros enviados para o açougue. A única esperança de fuga reside num androide (Bishop) que tenta ser mais humano do que os humanos que o rodeiam. Por todas estas razões e mais algumas, Aliens - O Recontro Final é o filme da minha vida. Modificou a forma como hoje vejo cinema e de alguma maneira ajudou a definir-me como um profissional na área audiovisual. 



Estou muito agradecido ao Paulo por ter aceite o desafio! O Paulo Fajardo, além de fazer dupla com Daniel Louro (o nosso convidado anterior nesta rúbrica) no podcast VHS, é um profissional com ampla experiência em várias áreas do audio-visual nacional, desde a captura de imagem, produção, realização, etc. Mais detalhes : "IMDB - Paulo César Fajardo"; Canal Youtube.

http://cine31.blogspot.com/search/label/filme%20da%20minha%20vida


Leia também os textos dos outros convidados para a rúbrica: "O Filme Da Minha Vida".

Se o caro leitor quiser participar - de preferência se não tiver um blog ou site próprio, mas livre a todos os leitores - tem apenas que nos contactar e enviar os textos para o e-mail cine31@gmail.com.

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...