Find us on Google+

Widgets


O Fantasma [The Phantom], "O Espírito que Anda", o herói criado em 1936 por Lee Falk, foi adaptado a diversos meios audio-visuais, desde serials, a séries animadas e um filme em 1996. O Fantasma foi o primeiro herói da BD a usar um uniforme justo ao corpo, e a máscara sem pupilas, que se tornaram padrão em aventuras dos super-heróis posteriores. Desde o século XVI, o manto do Fantasma passa de pai para filho, alimentando a lenda que diz que o Fantasma é imortal.
Mais detalhes sobre a personagem, na Wikipedia: "O Fantasma".

Como fã de aventuras, e deste personagem em particular, considero urgente um reboot cinematográfico, depois do recente naufrágio televisivo [trailer].
Vamos entretanto fazer uma breve retrospectiva sobre o percurso do Fantasma no cinema e televisão, que começou a carreira em 17 de Fevereiro de 1936 nas tiras de jornais ( publicadas até hoje):


The Phantom (1943) - Serial em 15 partes, protagonizado por Tom Tyler. Uma sequela foi filmada em 1955, com outro elenco, mas devido aos direitos do personagem terem expirado, "Return of the Phantom" foi transformado em "The Adventures of Captain Africa". Disponível no Youtube. Parte 1.


The Phantom (1961) - Desta série de TV apenas o episódio piloto foi filmado, mas nem sequer foi exibido. O Fantasma foi interpretado por Roger Creed. O episódio está disponível no Youtube: Parte 1 e Parte 2.


Kızıl Maske (1968) - Protagonizado por  Ismet Erten. Filme turco não autorizado. [no Youtbe: video com a música do Batman???]


Kızıl Maske (1968) - Protagonizado por Irfan Atasoy. Filme turco não autorizado. Filme no Youtube (completo).


Kızıl Maske'nin Intikamı (1971) - Filme turco não autorizado.


Defenders of the Earth (1986-1987) - [intro] - Série animada clássica dos "anos cromos", o 27º  Fantasma (Peter Mark Richman) fazia parte de uma equipa de heróis que defendiam o planeta: Mandrake (também criado por Lee Falk) e Flash Gordon, que tal como o Fantasma são personagens da editora King Features.


Phantom 2040 (1994 - 1996) - [intro 1] [intro 2] - Outra série animada, relata as aventuras do 24º Fantasma (voz de Scott Valentine), ambientadas no ano 2040. 


The Phantom (1996) - [trailer] - Protagonizada por Billy Zane, Kristy Swanson e Catherine Zeta-Jones, esta versão live action não se saiu bem na bilheteira, tal como os anteriores The Rocketeer (1991) e The Shadow (1994), também adaptações de aventuras pulp ambientadas na primeira metade do séc. XX.


The Phantom (2009)[trailer] - Uma mini-série em duas partes protagonizada por Ryan Carnes  no papel do 22º Fantasma, ambientada no inicio do século XXI.

Existe um projecto para recomeçar a saga no cinema, intitulado "The Phantom Legacy". A nível de documentários temos: "The Phantom: Comic strip crusader" (1996), "History of the Phantom" (2008) e "Making of The Phantom", de 1996, um especial da HBO para promover o filme com Billy Zane.
Além disso, o Fantasma já apareceu em diversos cameos e paródias em animações e séries de humor, vários musicais, videojogos, e até teve direito a uma atracção interactiva num zoo suíço, a "Fantomenland", entre 1986 e 2010.


E assim são... Os Dias do Cinema


7 comentários até agora:.

  1. Loot says:

    O Fantasma é um clássico :)

    Foi dos primeiros super-heróis que li.
    A nova série que desconhecia tem a Isabela Rosselini que estranho.

    O do defenders of the earth tinha poderes ao contrário do tradicional e pronto o Kit Walker será sempre "o" fantasma para mim.

    Abraço

  2. Olha o mitico fantasma que anda, o "Fantasma".
    Grande artigo!
    Puxa, é uma dos menos bem tratados nos dias de hoje mas lembro-me e não se o esquece. E eu até tenho BD's do Fantasma, caramba! (E também do Ulisses, Mandrake, He-man, etc).

    Era uma personagem que gostava bastante, apesar de depois com a evolução da leitura Marvel/DC, foi perdendo encanto por serem aventuras pouco sofisticadas. Ele não tinha poderes e pouca espectacularidade tinha. O melhor que a personagem tinha era a vestimenta. O fato era o melhor dele, que lhe reforçava o tom misterioso (o que mais apreciava era o da fase com as riscas nas "cuecas"), tinha duas pistolas, ainda para mais aliado a um imaginário com caveiras, antepassados, as organizações secretas (a do fantasma era mais ou menos uma - que mantinha vivo o conceito de pai para filho e não só).

    "Defenders oF The Earth" - era o máximo. Mesmo bem fixe! Sempre que podia via! Tinha uma união de sonho: o Mandrake, Flash Gordon, o Fantasma...

    "The Phantom" 1996 - ninguém leve a mal mas sou admirador do filme. Até o vi no cinema. Acho-o bastante bem conseguido em termos de espirito do que era a época (anos 90) e o papel acentou muito no Billy Zane. O filme é algo para silly mas mantenho muito boa impressão do filme e quando passa na tv gosto de o rever (é a unica oportunidade também).

    Phantom (2009) - vi uma parte apenas do piloto e decididamente não tinha jeito nenhum. Ainda bem que não perdurou muito...

    Obs: grande poster desse "Kizil Kaske" turco... ^_^
    Obs2: há um filme português da década de 2000, que vi (bom sim), com o título de "O Fantasma". Não confundir com este herói. O do filme nacional, apesar de usar uma vestimenta também justa ao corpo... e lá porque é um mascarado e com o mesmo nome, não se refere ao herói deste post, pois não é a mesma coisa, apesar de usar o latex... é filme fetichista, homo e mesmo explicito. Nada mesmo...

  3. @Loot: clássico mesmo! Pena que esteja tão esquecido actualmente. Vamos ver se o reboot no cinema sempre arranca :)

    @Armindo:
    BD do Ulisses, o Ulisses 31? Tens à venda? :D
    Conheço o Fantasma das tiras do jornais, tenho algumas edições brazucas - da editora Globo, se não em engano - e fogo, adorava os Defender of the Earth, tentei rever há uns meses, mas vi apenas os primeiros episódios e desisti, fica melhor só na memória :)
    Sobre o filme de 1996 tenho a mesma opinião, é um guilty pleasure :) já saiu em Blu ray.
    A minisérie de 2009, pois, fraquinha...
    sobre o Fantasma porno-tuga até já tinha feito um post há bastante tempo algures, com a Search do Google nas imagens que mostra primeiro o filme nacional e só depois o herói: cá está: http://i.imgur.com/9txSH.jpg :D

  4. Sim é do Ulisses 31... tenho uma só edição, penso que de inícios de 80 e os desenhos são iguais aos da série animada.
    Não está á venda, não. É daquelas coisas que não me desfaço. Um dia destes tira algumas fotos a essa edição.

    (Obs: Pois foi por isso que referi o filme português... tornou-se um filme muito popular, a nível internacional até. É um filme muito forte...)

  5. @Armindo: :D boa ideia! tira umas fotos ou scans e posso por lá no C31 Collector's Edition :D

  6. No Brasil fizeram "O Esorpião", heroi de quadrinhos que era cópia descarada do Fantasma, tanta que deu problema com os gringos, teve tambem "O Morcego", roupa identica a do fantasma (exceto pelo morcego no peito), ele só teve uma edição.
    Na Argentina ainda é publicado o "Caballero Rojo", mistura do Fantasma com um antigo herói de luta livre local.

  7. Olá Luis, obrigado pelo comentário! Eu já tinha ouvido falar do Escorpião, agora fiquei curioso para saber mais dos outros heróis-cópias :D Vou pesquisar!

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...