Find us on Google+

Widgets

por Cine31.



Hoje - 20 de Outubro - "Os Dias do Cinema" assinala o nascimento ( em 1882) de um icone do cinema clássico de terror: Bela Lugosi [Béla Ferenc Dezső Blaskó]. O actor húngaro foi imortalizado pelo seu papel mais famoso: Conde Drácula, que desempenhou na peça da Broaway "Dracula" (1924) e na versão em filme dessa mesma peça: "Dracula" (1931). A peça foi a primeira versão autorizada pela viúva de Bram Stocker (o autor de Dracula, em 1897)

Anos antes participou em dezenas de peças de teatro e 12 filmes  na Hungria antes de se exilar na Alemanha, por motivos políticos. Em 1920 instalou-se nos EUA, e pouco depois voltou aos palcos. Três anos depois entrou no seu primeiro filme americano. Depois de "Dracula" era requisitado para papéis de vilão, devido em parte ao seu sotaque, que também limitava muito os papéis que lhe eram oferecidos. Também é famosa a sua suposta inimizade com o britânico Boriz Karloff, outro ícone do terror, com o qual compartilhou protagonismo em 5 filmes da Universal e 2 da RKO.

Em finais dos anos 30, a sua carreira e saúde começam a decair, levando à sua dependência de medicamentos como a morfina e metadona e a um estado deplorável. Ainda assim, conseguiu o papel do monstro de Frankenstein, no filme de 1943 "Frankenstein Meets the Wolfman", e em 1948 voltou a ser Drácula em "Abbott and Costello Meet Frankenstein", o seu último filme de escalão "A". Depois de temporadas de teatro e produções de baixo orçamento e aparições na TV, Lugosi foi "resgatado" pelo realizador Ed Wood Jr. (um fã de Lugosi, como visto no biopic "Ed Wood", de Tim Burton) para papéis em alguns dos seus filmes. Lugosi decidiu tratar o vício, e preparar-se para outros projectos com Ed Wood Jr. O seu filme final foi "The Black Sheep" (de Reginald Le Borg) em 1955, num papel sem dialogo. Bela Lugosi morreu em 1956, sendo sepultado com o traje de Drácula; mas em 1959, Ed Wood Jr. estreou "Plan 9 from Outer Space" que utilizou cenas gravadas antes para outros projectos inacabados.

"Bela Lugosi, Hollywood's Dark Prince" - Documentário em 3 Partes no Youtube:
Parte1:

Parte 2:
 
 Parte 3:
 

Saiba mais:
Bela_Lugosi [Wikipedia - Inglês]
Bela_Lugosi [Wikipedia - Português]


Bela Lugosi [20/10/1882 - 12/08/1956]


E assim são... Os Dias do Cinema

2 comentários até agora:.

  1. O maior! Bela Lugosi forever!

    http://onarradorsubjectivo.blogspot.com/

  2. Curiosamente, só conheço o seu trabalho de documentários e do "Ed Wood" do Tim Burton, e fiquei fascinado :)

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...