O excelente blog CINEROAD está a desenvolver desde o inicio do mês a épica iniciativa "A Maratona dos Épicos" e o CINE31 dedica-lhe particular atenção porque foi um dos convidados para uma participação especial, comentando aquele que é provavelmente o maior épico clássico: a versão de 1959 de Ben-Hur, realizado por William Wyler e protagonizado por Charlton Heston.
Assim, ao longo do mês o responsável do CINEROAD, Roberto F. A. Simões, vai analisar variados épicos, complementado pelas criticas de convidados de outros blogs. Até agora já foram analisados Spartacus, BraveHeart, O Último Samurai, Ran-Os Senhores da Guerra, e claro, Ben-Hur.
Um excerto do meu texto:
"Ben-Hur, um abastado judeu injustiçado (...) e desesperado que enfrenta uma odisseia para conquistar a sua vingança contra a traição de um antigo companheiro, que o lança para a escravidão, longe da amada e da família. (...) talvez pareça lento aos olhos do espectador moderno, mas dá gozo ver um clássico feito de um modo como já não se usa."
O meu texto sobre "Ben-Hur" pode ser lido aqui na integra aqui: BEN-HUR de William Wyler, segundo David Martins.
Mas antes leia a análise mais profunda e completa de Roberto Simões: BEN-HUR (1959).
- Todos os textos d' "A Maratona dos Épicos".
- O que é um filme épico? - Participe no debate nos comentários!
Os meus cumprimentos ao Roberto Simões que conseguiu erguer uma iniciativa gigantesca (pensavam que ia escrever "épica" outra vez?) como esta! É bom ver os blogs de cinema cooperarem entre si. Venham mais iniciativas assim!
Os agradecimentos são todos da parte do CINEROAD, por poder contar com o CINE31.
Obrigado, também, pela promoção!
Contamos com todos.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «