Find us on Google+

Widgets



Percy Jackson e os Ladrões do Olimpo 
Realizador: Chris Columbus



Divertida e descomprometida aventura juvenil, a tradicional "jornada do herói", temperada com  humor mitos gregos adaptados ao século XXI .

O filme adapta o primeiro livro da série de aventuras de Percy Jackson: "The Lightning Thief" escrito por Rick Riordan e publicado em 2005. A história é simples: Percy (Logan Lerman) vive em Nova Iorque com a sua mãe Sally (Catherine Keener) e um padrasto abusivo  e desprezível (Joe Pantoliano), tem problemas de aprendizagem e não tem propriamente muitos amigos. Numa excursão com a turma a um museu, Percy  manifesta poderes sobrenaturais e é atacado por uma Fúria, uma besta mitologica que estava disfarçada de professora, que só é derrotada pela  intervenção do Sr. Brunner (Pierce Brosnan), o professor de latim numa cadeira de rodas (o gajo já foi o James Bond!). O sr. Brunner envia Percy, a sua mãe e o seu melhor amigo em busca do acampamento Meio-sangue, lugar onde estarão protegidos. Nesse local Percy descobre que o Sr. Brunner é um centauro, que o seu amigo Grover (Brandon T. Jackson) é um sátiro encarregue de o proteger (e de ser o comic relief do filme), e que Percy é um semi-deus, filho de uma humana e de Poseidon (Kevin McKidd), o Deus dos Mares. E os perigos que o perseguem são enviados pelos outros deuses rivais que acreditam que Percy roubou o raio-mestre de Zeus (Sean Bean). 


Depois de receber algum treino especial e de compreender os seus poderes, foge do campo de treino - com a ajuda de Grover e Annabeth (Alexandra Daddario que interpreta uma feroz guerreira, filha de Atena, a deusa da sabedoria) - com o objectivo de encontrar o verdadeiro ladrão e recuperar a sua mãe do Reino de Hades (Steve Coogan o Hades mais bizarro de sempre). Ao longo da jornada, Percy e os seus amigos vão enfrentar criaturas como a Medusa, a Hidra e outros enviados dos deuses que querem para si o poder do raio-mestre, tudo isto em contra relógio para devolver o raio a Zeus antes que este declare guerra total entre todos os deuses.



Não li nenhum dos livros da série, por isso não posso comparar, mas consegui apurar que foram feitas muitas mudanças, misturando personagens e materiais de livros seguintes, aumentando a idade dos protagonistas, etc. Muita gente compara esta franquia com a de Harry Potter por serem originárias de livros juvenis e por o realizador ser o mesmo dos dois primeiros filmes de Harry Potter. Mas do que vi, as parecenças ficam praticamente por ai...
Resumindo, um filme de aventuras agradável, que não é inovador nem em efeitos, história, banda sonora ou outros aspectos, mas que graças a um elenco principal (de actores de 20 e tal anos a fazerem que têm 17 ou 18) competente, e a uns secundários em papeis inusitados (Uma Thurman como a temível Medusa, por exemplo) é um bocado bem passado! 


Categorias: ,

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...