Find us on Google+

Widgets

Ao entrar no Google a imagem do cabeçalho de hoje recordou-me de que este ano se comemora o 50º Aniversário da criação da dupla de gauleses mais conhecida do mundo da Banda Desenhada (e do Cinema, com 8 filmes de animação e 3 de imagem real, até ao momento) , Astérix e Obelix.

Depois de ver o banner do Google, naveguei pelos mares da memória e lembrei que um dos livros mais divertidos que me lembro ter lido na infância é "O escudo de Arverne (Le bouclier Arverne)", recheado de momentos hilariantes. Que me lembre foi o único livro do Astérix e Obelix que foi mesmo meu, oferecido no Natal ou algum aniversário. Talvez ainda sobreviva nalgum caixote na arrecadação...



E como é exactamente hoje (29 de Outubro) que se assinala os cinquenta anos da primeira publicação ficam embaixo excertos do Jornal de Noticias e da Wikipedia:

" Há exactamente 50 anos, a 29 de Outubro de 1959, surgia nas bancas francesas a revista "Pilote". Nela, fazia a sua estreia um certo Astérix, que viria a tornar-se um dos mais conhecidos heróis de banda desenhada de sempre. À partida, nada o parecia indicar. O titular da série era baixo, pouco vistoso e mais astuto do que inteligente. Ao seu lado, caminhava um gigante desajeitado, sempre com um menir - um calhau! - às costas, incapaz de controlar a sua força excessiva. Na sua aldeia, habitavam um chefe com pouca autoridade, um peixeiro com horror a peixe fresco, um bardo com voz de cana rachada, um ferreiro que usava o martelo mais para bater neste último do que para trabalhar na forja e diversos outros exemplos a não seguir. A isto há que acrescentar que todos tinham nomes acabados em "ix" e que sistematicamente andavam à pancada entre si, excepto quando se entretinham a bater nos romanos entrincheirados nos campos fortificados que rodeavam a sua aldeia. (...) Astérix estreou-se em Portugal a 4 de Maio de 1961, a preto e branco, no nº 1 da revista "Foguetão", dirigida por Adolfo Simões Muller que já tinha estreado Tintin entre nós. O herói gaulês passou também pelas páginas do "Cavaleiro Andante" e do "Zorro", antes de se fixar na "Tintin", em 1968. Um ano antes, a Bertrand editara o seu primeiro álbum em português."

in Jornal de Noticias (29/10/2009) - ver texto completo

Astérix e Obelix no Cinema (Wikipedia):
Animação
* Asterix, o Gaulês (Astérix, le Gaulois) - 1967
* Asterix e Cleópatra (Astérix et Cléopâtre) - 1968
* Os 12 Trabalhos de Asterix (Les 12 travaux d'Astérix) - 1976
* Asterix e a Surpresa de César (Astérix et La Surprise de César) - 1985
* Asterix Entre os Bretões (Astérix chez les Bretons) - 1986
* A Grande Luta (Astérix et le Coup du menhir) - 1989
* Asterix Conquista a América (Astérix et les indiens) - 1995
* Asterix e Obelix e Os vikings (Astérix et les Vikings) - 2006

Imagem real
* Asterix e Obelix contra César (1999) - De Claude Zidi. Com Gérard Depardieu (Obelix) e Christian Clavier (Asterix)
* Asterix e Obelix: Missão Cleópatra (2002) - De Alain Chabat. Com Gérard Depardieu (Obelix) e Christian Clavier (Asterix).
* Asterix nos Jogos Olímpicos (2008), com Gérard Depardieu (Obelix) e Clovis Cornillac (Asterix)

E já agora, Parabéns ao Noddy, que comemora 60 anos da sua criação por Enid Blyton(ler texto no Portalis) (e na Wikipedia)

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...