Find us on Google+

Widgets


( 10 de julho de 1925 - 4 de Maio de 2009 )

Faleceu hoje o emblemático apresentador de TV, Vasco de Oliveira Granja, que para várias gerações de espectadores foi sinónimo de animação e banda desenhada.
Em 1974 deu a conhecer ao país um "programa de televisão, denominado "Cinema de Animação", na RTP, que viria a durar 16 anos, com mais de mil programas transmitidos. Nesses programas, dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde aquela que era realizada nos países do leste da Europa, até à proveniente da América do Norte. Pretendia, com o seu programa, divulgar, para além da própria animação, uma mensagem de paz, que considerava estar presente em muitos dos filmes da Europa de Leste que transmitia."



O desenhador José Ruy referiu que "foi Vasco Granja quem primeiro utilizou a expressão "banda desenhda", tradução a partir da designação francesa "bande dessinée", já que até então os álbuns eram designados "histórias em quadrinhos" ou "quadradinhos".

Vasco Granja ficou conhecido sobretudo como apresentador de televisão, num programa na RTP que durou 16 anos, mas para José Ruy os créditos são sobretudo pela divulgação de banda desenhada, pelo contactos que tinha na Europa, em festivais como o de Lucca, em Itália, e o de Angoulême, em França.

Vasco Granja deixa ainda, segundo aquele autor, uma grande colecção de revistas, álbuns e desenhos originais de banda desenhada."

Biografia na Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco_Granja

Noticia no DN: http://dn.sapo.pt/

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...