Programação de Fevereiro 08
Ciclo: Vidas da Música
12 Fevereiro - Terça-feira
LAST DAYS (M/12)
Últimos Dias de Gus Van Sant
elenco: Michael Pitt, Lukas Haas, Asia Argento
2005 // 97 min. // Drama / Musical
EUA
19 Fevereiro - Terça-feira
FADOS (M/12)
Fados de Carlos Saura
elenco: Mariza, Carlos do Carmo, Camané, Cesária Évora, Chico Buarque...
2007 // 85 min. // Musical
Portugal / Espanha
26 Fevereiro - Terça-feira
CONTROL (M/12)
Control de Anton Corbijn
elenco: Sam Riley, Samantha Morton, Alexandra Maria Lara, Craig Parkinson
2007 // 140 minutos // Drama/Biopic
Reino Unido / EUA / Austrália / Japão
Detalhes:
LAST DAYS:
LAST DAYS é uma meditação de Gus Van Sant sobre os demónios interiores que atormentam um jovem músico talentoso, mas perturbado, nas últimas horas da sua existência. Blake (Michael Pitt) é um artista introspectivo, prostrado pelo peso do sucesso, que o conduziu a uma solidão sem fim.
Refugiado numa casa no meio de um bosque, tenta fugir à sua vida, às pessoas que o rodeiam, aos amigos que o procuram a pedir favores ou dinheiro, às suas obrigações. LAST DAYS segue Blake nas suas últimas horas, um fugitivo da sua própria vida.
É um filme sobre as últimas horas de uma estrela rock, dedicado ao maior ícone do movimento grunge, Kurt Cobain, líder dos Nirvana.
FADOS:
Carlos Saura encerra, com o filme “FADOS”, uma trilogia dedicada às três formas de expressão musical urbanas do século XX. Depois de “Flamenco” e “Tango” – este último, candidato ao Óscar da Academia de Hollywood de Melhor Filme Estrangeiro, em 1998 –, Carlos Saura recolhe, agora, a mais pura expressão do povo português, dando-a a conhecer a todo o mundo, como cartão de visita da nossa identidade cultural, sob a forma mais mediática: o cinema.
Um realizador conceituado e universal que segue a estrutura narrativa e estética de “Sevilhanas”, “Flamenco”, “Salomé” e “Ibéria”, mas que vai um pouco mais além na conjugação da fotografia e coreografia com os diferentes géneros musicais.
Este é um filme realizado em estúdio, como os anteriores, em que a sucessão de quadros musicais é orientada, tanto pela cronologia evolutiva da canção lusitana, como pelas opções estéticas de Carlos Saura, em cada momento. O recurso a projecções e retro projecções reais, de fotografias e filmes, em cenários minimalistas compostos por espelhos e painéis, fazem esta ponte entre dois universos: o real e o intangível. É, assim, criado um espaço cénico elástico, de acordo com as circunstâncias de cada actuação, perfazendo a continuidade de uma actuação para outra, sempre que necessário.
“FADOS” vai buscar as suas origens brasileiras, (Lunduns e Capoeiras) coreografadas para o efeito, e lança as inevitáveis pontes com África e Brasil, pela voz de consagrados cantores, como Lura, Caetano Veloso e Chico Buarque. As recentes experiências de diálogo entre o Flamenco e o Fado são também ouvidas, pela voz de Miguel Poveda e Mariza e a dança de Aida Gómez.
Entre os mais destacados fadistas portugueses, participam no filme Carlos do Carmo, Mariza, Camané e Argentina Santos, mas também, as mais novas promessas nacionais que carregam e reinventam a tradição: Ricardo Ribeiro, Ana Sofia Varela, Carminho, Cuca Roseta, entre outros.
(in 7arte.net)
CONTROL:
Realizado pelo aclamado fotógrafo Anton Corbijn, segundo livro de Deborah Curtis, CONTROL conta a história do carismático vocalista dos Joy Divison Ian Curtis até ao momento trágico do seu suicídio.
Com desempenhos de Samantha Morton (Relatório Minoritário) e Alexandra Maria Lara (A Queda – Hitler e o Fim do Terceiro Reich), o filme conta ainda com um desempenho notável de Sam Riley (24 Hour Party Pople) no papel de Ian Curtis.
Com banda sonora dos New Order e músicas originais dos anos 70 dos Joy Division, CONTROL documenta as relações de Ian Curtis com a sua mulher e com a sua amante, a sua batalha contra a epilepsia e o caminho para a fama dos Joy Division.(em 7arte.net)
Mais em: http://www.cineclubeolhao.com/