Find us on Google+

Widgets

Foi com curiosidade que agarrei na edição de Junho da Premiere portuguesa (ano 6/ Número 68). A capa prometia: Destaque para a estreia este mês do mais recente Batman, a película realizada por Christopher Nolan (Memento, 2000) e Sin City (definido na capa como "O Filme de Culto do Ano". Não podia concordar mais, como já sabe quem leu a minha opinião anteriormente). Também era prometida uma entrevista exclusiva com Katie Holmes, o interesse amoroso de Bruce Wayne em "Batman - O Inicio", e uma compilação de "22 Sagas Imprescindíveis". E só posso dizer que este foi, pelo menos para mim, um dos melhores números da Premiere em muito tempo.No editorial, por José Vieira Mendes, uma breve reflexão sobre a nova cinefilia e a sua relação com as novas técnicas e tecnologias de fazer e ver cinema, e inevitavelmente, a marca deixada pela Saga Star Wars no mundo do cinema.A secção de críticas abre com chave de ouro: a crítica de Tiago Pimentel aquele que foi o filme mais esperado desde que quase três décadas atrás, o sonho e trabalho de um homem nos levou a uma galáxia muito, muito distante (Era inevitável usar esta frase. Processem-me!). Segundo T. Pimentel, o filme de George Lucas, "A Vingança dos Sith" pode ser definido como " (…) uma ópera trágica arrasadora (…)" cujos acontecimentos e relações são "(…) muito mais que o maniqueísmo que muitos querem impor. O Lado Negro é apenas o limite mais pesaroso do mais nobre sentimento do mundo. (…) foi o amor que mergulhou Anakin Skywalker no Lado Negro e (…) foi também o amor que o resgatou novamente. Que maior epopeia humana poderíamos pedir?". T. Pimentel atribui ***** (5 estrelas), ou seja, o grau de Magnífico, ao filme que fechou com chave de ouro a maior e mais influente saga do cinema moderno.Ainda a propósito do "Episódio III" um artigo da autoria de Luísa Alves que é, segundo a própria uma introdução a um estudo que está a desenvolver, com o nome de: "Uma Leitura Mágica de A Guerra das Estrelas". Interessantes os paralelos estabelecidos entre a Saga de Lucas e figuras como Fausto e S. Cipriano.
A revista dedica sete páginas ao capítulo da saga do Homem-morcego que promete fazer esquecer os quatro filmes anteriores baseados na figura de Batman. A equipa responsável pretendeu mesmo ignorar a continuidade dos filmes anteriores e começar do zero, influenciados por obras como a mini-série "Batman: Ano Um" e as graphic-novels "Asilo Arkham" e "A Piada Mortal". Veremos se a película marcada para estrear este 23 de Junho nos faz compreender o que move Batman na sua cruzada pessoal contra o crime, ou se pelo menos nos faz esquecer os mamilos nos uniformes emborrachados do Cavaleiro das Trevas e do Rapaz Prodígio naquela aberração intitulada " Batman & Robin" (ugh! Esses devem ser os uniformes - junto com o do Demolidor de Ben Aflleck - mais gays da história da adaptações de BD para o grande ecran).
Igualmente sete páginas foram utilizadas para um breve olhar sobre as qualidades e defeitos de vinte e duas sagas cinematográficas, assunto que certamente pede um livro inteiro para ser desenvolvido amplamente. Concordo inteiramente com F. Fernández e L. Salvado, quando referem sobre a saga Star Wars que o filme "a recuperar" é o Episódio II: O Ataque dos Clones, um filme de acção e espectáculo extraordinário, um dos meus favoritos.
Nos destaques em DVD encontramos a análise do DVD de "Team América" (o filme de acção protagonizado por marionetas na tradição da série de TV "Thunderbirds" que combatem o mal terrorista por todo o mundo, destruindo à boa maneira americana tudo o que fica pelo caminho, e ainda têm tempo para se envolverem em cenas de sexo explicito - entre marionetas!) e também de uma série que recordo da minha infância: Verão Azul - Caixa 1 (constituída por três DVD onde se repartem os primeiros 10 episódios de um total de 19) as vivências e aventuras de um grupo de jovens de férias numa comunidade piscatória e turística no Sul de Espanha.
Também na Premiere de Junho, na secção Cinefilia encontro um artigo que me deixou em ebulição:"Perdidos na RTP - Como a Televisão do Estado Destrói Uma das Melhores Séries do Mundo"Sei que "Lost" não é cinema, mas esta série de TV (tal como a outra série criada por J. J. Abrams: "Alias", conhecida na SIC como "A Vingadora") é muito mais cinematográfica que muitas películas que circulam pelos nossos ecrans e clubes de vídeo. Uma série fresca, recheada de situações e personagens intrigantes e não óbvias, tudo montado com um ritmo imbatível.Aconselho vivamente a leitura deste artigo, que certamente resume as frustrações de muitos fãs, nos quais me incluo, de uma série extraordinária. Além da referência ao desrespeito pelos horários e dias de exibição, descubro que "(…) a RTP está a cortar os pré-genéricos dos episódios (…)" eliminando desse modo " (…)fatias importantes de acção a uma série onde todos os pormenores fazem falta.". Shame on you, RTP, Shame on you…
Descobri na página 95 que já está online o trailer para a quarta entrega de Harry Potter: Harry Potter and The Goblet of Fire (Harry Potter e o Cálice de Fogo). Assim que puder coloco aqui um link. Até breve!
---------
DON'T PANIC!
Comecei a ler pela segunda vez (a primeira desisti por falta de tempo. Nem cheguei a passar do primeiro capítulo) a obra de Douglas Adams: "The Hitch-hickers Guide to the Galaxy", cuja adaptação cinematográfica estreou recentemente nos EUA. Foi precisamente saber que estava a ser adaptada ao grande ecran que me fez procurar informação na Net, e encontrei uma versão em ebook (o tal que abandonei) e alguns sites de fans desta aventura insólita em ambiente de Ficção Cientifica. Até agora estou a gostar muito do humor deste livro que é o primeiro de uma série de cinco. Mais noticias brevemente. Pelo menos o trailer promete.
---------
Por favor,deixem um comment. Estou a tentar descobrir se existe alguémque se dê ao trabalho de ler isto...Começo a perder a esperança...

Categorias: ,

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...