Find us on Google+

Widgets

por Sofia:

No dia 7 de Dezembro de 1941, aconteceu o histórico ataque a Pearl Harbor - a base naval dos Estados Unidos na ilha O'ahu, Havai. Este ataque levado a cabo pelo Japão despoletou a entrada dos E.U.A. na Segunda Guerra Mundial (declaração de guerra feita por Franklin Roosevelt no dia 8 de Dezembro). À data do ataque estava ancorada na ilha a maioria da frota naval do exercito norte-americano. A rivalidade entre as duas potencias já vinha de longa data, estando em causa a disputa da hegemonia do continente asiático, negócios que envolviam interesses económicos e o poder sobre certos produtos como o aço, etc. Existem vários dados estatísticos sobre o ataque, sendo que muitas fontes apontam que no ataque a Pearl Harbor os Japoneses usaram 23 navios e 360 aviões, perderam 29 aviões e 55 pilotos. 


Por sua vez os americanos viram atacados 44 navios, 349 aviões e totalizaram 3581 mortos e feridos (dados passiveis de discussão). Este ataque é ainda hoje algo que causa espanto aos históriadores e entendidos em História Militar, não só pela ousadia do Japão, mas também por alguma apatia e até mesmo negligência por parte do responsável da Marinha americana. Falharam alertas, estratégias, contra-ataque, radares - e estas falhas são vistas por muitos como uma conspiração contra o próprio país, ou até mesmo como algo propositadamente pensado pelo presidente Roosevelt, que ansiava por entrar em conflitos militares à algum tempo. E o contra-ataque americano fez-se com duas bombas atómicas - Hiroxima e Nagasaki (em Agosto de 1945). O ataque a Pearl Harbor tornou-se quase inútil se tivermos em conta que o contra-ataque americano ainda hoje provoca repercussões astronómicas nas zonas atingidas pelos químicos usados nas bombas. Pearl Harbor continua ainda hoje a ser uma base naval, com um memorial e um núcleo museológico referente ao ataque que hoje celebra 70 anos.

por Cine31:

Pearl Harbor, 70 anos depois. "O dia que irá viver na infâmia" nas palavras do presidente Roosevelt.  A tragédia essa, ecoa até aos nossos dias, traçando paralelos com o mais recente  ataque terrorista de 11 de Setembro de 2001 [ver artigo] e com as consequências para o globo. Além dos inevitáveis documentários, vários filmes/séries abordaram a tragédia - mais ou menos directamente, mais ou menos romanticamente - desde filmes de pura propaganda, a ficção-cientifica e acção:





"Pearl" [1978] [minisérie]


"Pearl Harbor" [2001] [trailer]


Saiba mais na Wikipedia: "Pearl Harbor - Ataque de 1941" e aqui.

E assim são... Os Dias do Cinema

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...