Find us on Google+

Widgets


ARTHUR C. CLARKE


1917 - 2008



Faleceu ontem, aos 90 anos de idade, um dos maiores escritores de ficção científica. Um visionário, cujos livros desde a adolescência muito me influenciaram e inspiraram, e, ao lado dos de Sagan e Asimov contribuiram para a minha paixão pelos mistérios da ciência.

Citando a terceira lei de Arthur C. Clarke: "Qualquer tecnologia suficientemente avançada será indistinguível de magia".
Em sua homenagem antecipei o Videocast, que também trás a noticia do falecimento de Anthony Minghella ("O Paciente Inglês")


Em baixo está o link com a segunda edição do Videocast, dedicado a Arthur C. Clark:


VIDEOCAST#2



Texto do site JovemNerd: "Arthur C. Clarke, grande escritor do gênero de ficção científica, faleceu hoje no Sri Lanka, às 01:30 h da manhã, de problemas respiratórios, aos 90 anos de idade. Clarke sofria com uma saúde debilitada por causa da síndrome pós-Pólio que enfrentava desde os anos 60.

O escritor inglês, que, junto com o diretor Stanley Kubrick, redigiu o roteiro do antológico "2001: Uma Odisséia no Espaço", em 1968, era um visionário. Em 1945, ele foi creditado como idealizador do conceito de satélites de comunicação, cerca de quase duas décadas antes deles se tornarem realidade, tanto que as órbitas geo-sincronizadas que mantém os satélites a uma distância fixa do chão são chamadas de Órbitas Clarke.

Arthur sempre foi fascinado por ficção, tendo H. G. Wells (Guerra dos Mundos) e Olaf Stapledon como fontes de inspiração para os artigos que escrevia para a escola na época da adolescência. Pouco mais tarde, iria a se juntar à Sociedade Interplanetária Britânica.

Clarke, que é formado em física e matemática, serviu, durante a segunda guerra a Royal Air Force (Força Aérea Real, da Inglaterra), trabalhando em um sistema de pouso cego com uso de radares. Foi nessa época que escreveu o famoso memorando sobre os satélites, mas que não podiam ser desenvolvidos com a tecnologia da época.

Em 1956, o escritor se mudou com a esposa (com quem se casou em 1953 e se divorciou em 1964, sem ter filhos) para o Sri Lanka, para promover um estudo sobre a Grande Barreira de Corais no Oceano Índico. Com este estudo, Clarke descobriu a paixão pelo mergulho, onde se "sentia perfeitamente operacional", como ele mesmo dizia, em virtude de sua condição precária de saúde, que o forçava a usar cadeira de rodas algumas vezes, e também pela sensação de ser um astronauta ocasionada pela falta de peso que Arthur experimentava embaixo da água.

Alguns de seus títulos de ficção mais conhecidos são: "Childhood's End" (O Fim da Infância), de 1953; "The City and The Stars" (A Cidade e as Estrelas), de 1956, "The Nine Billion Names of God" (), de 1967; "Rendezvous with Rama" (Encontro com Rama), escrito em 1973; "Imperial Earth" (Terra Imperial), de 1975 e "The Songs of Distant Earth" (As canções da Terra Distante), lançado em 1986."


Fonte:http://jovemnerd.ig.com.br


Mais info:


Wikipedia (em Português)

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...