Predator (1987)
Um clássico obrigatório dos filmes de acção dos anos 80s, mais concretamente 1987, o ano que nos deu a conhecer outras pérolas como Robocop, Evil Dead 2, Spaceballs, Dirty Dancing, Full Metal Jacket, Bad Taste, Prince Of Darkness, etc.
A sinopse é simples, mas o que com outros realizadores, actores poderia ser apenas um banal "Rambo vs Alien": Um esquadrão de soldados de elite em missão nas profundezas da floresta tropical da América Central torna-se a presa de um implacável caçador alienígena.
Os líderes do grupo de caçados é Arnold Schwarzenegger (Dutch) no seu auge, e Carl Weathers ("Dillon, your son of a bitch") como o seu contraponto. Mas a estrela principal nem sequer está presente na maioria da metragem, visto que o nosso extraterrestre (Kevin Peter Hall) possui armamento e equipamento tecnologicamente avançado, incluindo a habilidade de se tornar invisível e assim camuflar-se no inferno verde enquanto caça um a um, seguindo um duvidoso código de moral.
O realizador que aceitou ir filmar para o meio da selva foi John McTiernan, à época um nome quase desconhecido, depois de serem feitas propostas a cineastas conceituados como James Cameron, Ridley Scott ou Brian De Palma. McTiernan estreou um ano depois o lendário "Die Hard" (Assalto ao Arranha-Céus).
O Trailer de "PREDATOR":
Estreou nos EUA no dia 12 de Junho de 1987, chegou a Portugal a 11 de Setembro do mesmo ano.
A primeira vez que o vi foi nalguma sessão de cinema na RTP ou uma das privadas. Fiquei fã desde logo, e papei o Predator 2 (1990), que na época me desiludiu uma pouco, mas após um recente binge da franquia Alien e Predator, fiquei sinceramente agradado com dois primeiros Predator, envelheceram muito bem. O original ainda tem muitos fãs, e gerou uma série de one-liners que perduram em memes e na cultura pop: quem nunca viu uma paródia ao "GET TO THE CHOPPA!"?
Em suma, uma película minimalista, dinâmica e directa ao ponto, repleto de personagens carismáticos e falas icónicas, efeitos especiais incríveis, e a batalha de um grupo unido de homens contra uma besta desconhecida – que a cena de abertura já revela ser um alienígena.
Comentários
Enviar um comentário
Partilhe os seus comentários connosco!