Find us on Google+

Widgets


Lembro-me bem quando estreou o "Jumanji" original, em 1995, mas acabei por nunca o ver completo, apenas excertos na TV anos depois. Não sei se por alguma antipatia com o estilo de comédia do Robin Williams ( e no entanto acho que vi o "Flubber", dois anos depois) mas nunca tive grande interesse pelo filme. No entanto, há alguns anos até gostei de ver a espécie de remake espacial "Zathura". Por acaso, fui ver, "Jumanji: Welcome To the Jungle", esta sequela 22 anos depois com o espírito: "mais um filme para passar na SIC no fim de semana à tarde". E é mesmo isso que o filme é, mas em bom, dentro do género "comédia com acção e fantasia". Basicamente é o "The Breakfast Club in the Jungle", com o grupinho de esterótipos obrigatórios: o atleta burro, o tótó inteligente, a popular fútil, a impopular não muito bonita. Durante uma tarde de castigo na escola, são engolidos para dentro de um jogo de aventura na selva. 

Para sair do jogo de volta ao mundo real, têm que recuperar um MacGuffin e devolvê-lo ao Covil dos Thundercats. A sério.

Portanto, um filme bastante linear, com personagens diferentes e que vão ter que aprender a confiar e trabalhar em grupo para concluir o objectivo, mas o resultado final é melhor que o espectável, as sequências de acção não chegam a maçar e o sentido de humor acerta quase sempre, sem resvalar muito na escatologia, e até dois actores que geralmente me deixam de pé atrás - Jack Black e The Rock - conseguiram um registo auto-paródico com alguns bons momentos. E tenho que dar pontos extra pela presença da Karen Gillan, que sigo "com interesse" desde o tempo de Doctor Who.

Perderam o oportunidade de fazer deste filme um punjente panfleto feminista de denúncia ao drama das personagens femininos de aventura na selva que são vestidos pelo patriarcado em trajes menores e inadequados para aventuras na sela. E sobre os afro-descendentes que nas aventuras são sempre os carregadores da tralha dos exploradores de renome. 

Nota: Já é o terceiro filme que vejo com este título, e o segundo com este título com o The Rock. E eu sou um novato nas coisas relacionadas com videojogos, mas estava-me a incomodar que o Jumanji se transformou num jogo para uma consola estilo Atari 2600 mas o raio dos gráficos dos menus de seleçção de jogadores 



Categorias: , ,

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...