Find us on Google+

Widgets


 Nunca fui apreciador do Super-Homem. O que é bom pois não tenho que contar à minha namorada que afinal quero experimentar outras novidades. Não que isso tivesse algum mal, aliás, provavelmente a minha forma de andar passava a fazer mais sentido mas não estou para tar agora a dividir o que é meu e o que é dela até porque, francamente, eu sei que ela vai arranjar forma de me levar a PlayStation 3 sabendo muito bem que é este ano que sai o GTA 5.

 Ainda assim, eu considero o primeiro filme do Superman, intitulado de... Superman.. como o melhor filme de super-heróis de sempre. E, atirem-me as pedras da calçada desgastada que quiserem, eu gosto bastante do Superman Returns. Não tanto como gosto do Hulk (2003), mas gosto bastante. Agora que a minha credibilidade se esfumou:


 Não estive entusiasmado com o Man of Steel até as últimas semanas até à estreia. Admito que adorei "ouvir" o Super-Homem voar no cinema durante os trailers mas ainda não me tinha agarrado. Nisto chegam as criticas e oiço as melhores e as piores coisas do mundo. Mas as boas fizeram-me ficar confiante o suficiente de que me iria divertir durante um serão. Hey, já me enganei uma série de vezes anteriormente por isso era hora de ignorar o meu instinto.







 Isto foi o Homem-Aranha 3 outra vez.

 Embora eu também goste desse.


 O que eu quero dizer é: quem viu tanto o trailer do Spider-man 3 como o trailer do Man of Steel não esperava o que viu. Não corresponde. Das machetes mais escritas pela blogosfera é "o filme que o Super-Homem merece!" Bem, eu diria que os trailers do Man of Steel são a melhor coisa que aconteceu ao Super-Homem. Têm bem mais carácter do que o próprio filme o que é algo esquisito de acontecer mas comum nos dias que correm.

 Como já referi, eu nunca me apeguei ao Super-Homem mas sei o suficiente sobre ele, sei que é mais do que um gajo com um caracol à Camilo de Oliveira e com as cuecas de fora que nem um Dred. E nisso o filme corresponde, o filme de facto interroga e trás perguntas interessantes e que são uma nova perspectiva sobre este velho herói. A minha embirração é que, se isto fosse um teste, o menino ia ter incompleto!







O filme começa em Kripton o que seria perfeito mas não marinou o suficiente para eu gostar daquilo e preferir ir lá agora em Agosto em vez de ir ao Baleal nadar nas algas. Lá nisso, Thor convenceu-me com a sua Asgard. Mas tudo bem, temos aqui o Javert que além de ser das maiores surpresas do filme por não estarmos habituados a ver um Jor-El tão presente é ainda dos poucos que mostra carisma tão necessário. Também a mãe do Kal-El, a Martha Wayne ou assim, é bem-vinda e é provavelmente a que ficou mais natural no papel. Depois temos Michael Shannon como General Zod. Gostei do gajo. Não tem carácter suficiente para me marcar como um vilão mas é divertido o suficiente.

 Pode ser do meu cansaço mas eu ia adormecendo antes de chegar a metade do filme. Não sei se foi exactamente de aborrecimento mas o filme ao andar para a frente e para trás sem grande sentido não me entusiasmou. Parece que não vale a pena investir numa cena quando sabemos que está quase a acabar abruptamente para dar espaço a outra lenga-lenga. As cenas do Clark Kent em miúdo são boas e é onde vem a maioria dos momentos interessantes do filme mas o Clark adulto não teve interesse suficiente para me fazer querer voltar a ele, com a excepção do momento em que o Clark é humilhado em público. Boa cena. É respondida, por mim não era, mas foi um momento que deu para rir.

 Quando Clark começa a tornar-se no Super-Homem, a coisa torna-se esquisita. Há todo um conjunto de coisas a acontecerem ao mesmo tempo que não têm grandes pontas por onde se pegar. À excepção da câmara da Lois, uma Nikon. Oh, isso sim fica bem claro o que é. A Lois até a pousa para ser o único objecto em todo o ecrã enquanto ela sobe. "Marketing! We do it because fuck you!"



"Não que tenham escolha"
Por falar na Lois, ao início gostei bastante. Não é apenas uma jornalista com o estilo: "Sim! Sou uma mulher capaz neste mundo de homens!" Aqui é uma mulher capaz neste mundo de homens que faz de facto alguma coisa. Na verdade, Lois envolve-se bastante na história. Ao início é divertido mas para as cenas finais torna-se meio ridículo o quão envolvida conseguiu ficar. E isso é um dos graves problemas do filme. À semelhança da trilogia The Dark Amo-te, aqui há toda uma abordagem realista... Tirando o facto de ser um alien voador com cara de humano mas pronto. Bem, "mas" nada. É isso mesmo. Enquanto que na trilogia The Dark Amo-te tudo é explicado de forma a fazer sentido ou o melhor possível, aqui o realismo é o tiro no pé. Lamento a minha arrogância mas torna-se complicado levarem o filme todo a ser realista quanto querem e depois termos de aceitar que a Lois não consegue ver quem é o Clark Kent por detrás dos óculos, sendo que agora nem o caracol tem para diferenciar. Temos de ser nós outra vez a pensar: "ah ya, isto é como a história do Super-Homem!" o que luta com o propósito a certo ponto.

 O filme também parece ter início e climax final, não havendo meio. Toda a batalha final aborreceu-me até ao mano-a-mano com o Zod, aí sim voltei a ganhar interesse. A destruição em massa é fixe mas é tudo filmado como se fosse um adolescente a capturar com o telemóvel havendo até os súbitos zooms para apanhar melhor, algo que até nas cenas no espaço acontece. É mais realista, assim.

 O final é bastante satisfatório, especialmente como a luta final acaba mas o filme até lá não compensou o meu tempo. Esse tempo precioso que gasto a jogar Call of Duty onde oiço constantemente a minha mãe a ser ofendida, mesmo não estando presente, só por eu chegar aos melhores rankings do jogo e estragar as tendas pelo caminho. Aproveito bem o meu tempo livre, sim!



 Apesar de eu ter gostado bastante do Henry Cavill como Super-Homem, para mim foi um filme muito "meh" e para versão "sombria", não foi sombria o suficiente.
Ficamos pelo trailer que é fantástico. Man of Steel para mim é só o trailer.

Gostaste do filme? Não gostaste? Discordas completamente de tudo o que eu escrevi e como tal desejas tentar ofender-me na internet? Então aproveita os comentários abaixo que estou curioso para saber as diversas opiniões deste.









Categorias: , ,

4 comentários até agora:.

  1. "...Lois não consegue ver quem é o Clark Kent por detrás dos óculos, sendo que agora nem o caracol tem para diferenciar", mas não percebeste que ela sabe quem ele é, tanto que vai a casa dele em Smallville. E no final, com o clássico Kent a chegar ao Daily Planet com os óculos, ela olha para ele com cumplicidade como se o segredo "ficasse entre nós".
    Esse momento é óbvio :D

  2. O melhor filme de 2013 é, sem dúvida, Anticinema, de Zenit Saphyr, um grande poeta/profeta/cineasta luso-brasileiro pronto a mundar o mundo! Atenção a ele.

    aqui fica o link para o seu filme:
    http://www.youtube.com/watch?v=JZEb-djAMmo

  3. Sim a início achei isso mas depois fiquei na dúvida se ela realmente o reconhece ou não. Em todo o caso, alguem como o super-homem seria imediatamente reconhecido neste universo "realista". A minha questão é que quanto mais realista tentam ser, mais suspension of disbelief pedem ao público o que acaba por ser meio contraditório com a abordagem. Mas atenção que não é isso que me fez torcer o bigode que eu tinha na altura, foi só um nitpick =p

  4. E modesto, não esquecer que também é um grande modesto.

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...