Find us on Google+

Widgets



Por Armindo Paulo Fereira

10 hated Movies…
Digo desde já que não me é fácil apontar filmes que não goste. Normalmente até vou gostando de tudo, pois tento sempre perceber o que ali foi feito, para quem é feito, com que nível e até que capacidades teriam os envolvidos na feitura de determinado filme. Há filmes que não gosto mas que não digo também que os odeie… pelo que arranjar 10 filmes que haja quem os aprecie e onde possa destilar os meus ódios… não foi fácil. Mas aí está a lista que me foi possível:




The Mexican

  de Gore Verbinski (2001)





É assim, tem Julia Roberts e Brad Pitt e nunca percebi porque tanta gente diz que é fixe só porque tem . Para mim, nada funciona "nisto". Curiosamente, sinto-me completamente desinteressado pelo "Eat Pray Love". Não mesmo!



Jackass: The Movie 

 de Jeff Tremaine (2002)



A geração MTV idolatra isto… mas não consigo melhorar o que sinto sobre esta tremenda merda, que apenas digo "simpaticamente" ser: nojento e revoltante.
Odeio totalmente… incluindo todas as sequelas.



Spider

de David Cronenberg (2002)



Reconheço que este não é um mau filme, é interessante e portanto longe de mau… mas também não é bom. E não gosto! Mesmo depois de o ter tentado apreciar várias vezes, uma vez que dizem ser um grande filme de Cronemberg. Pfff! De todas as vezes, achei tudo bem feitinho e tal mas… continuo a detestar. Sorry!



Ultraviolet 

 Kurt Wimmer (2006)



Parece-me que há quem engrace com isto mas na altura foi-me doloroso ver tanta artificialidade, desfile de poses ocas, lutas e tiroteios sem nenhuma noção de serviço. I hate this shit!





Pirates of the Caribbean: At World's End

 de Gore Verbinski (2007)



O primeiro Piratas das Caraíbas foi um grande filme (tudo perfeito), o segundo foi bastante interessante e sugeria que a continuação o iria ser também. Mas quando o estava a ver, a cada minuto que passava só clamava para que terminasse. Nada me agradou excepto quando surgiram os créditos finais. Que alivio!
Só ajudou a quem nem a quarta aventura me desse a mais pequena vontade de o ver… agora passo a fugir disto!



Superhero movie

  Craig Mazin (2008)



De tantas patéticos e de puro non-sense banal das séries de filmes de gozo a outros filmes e cultura popular, este é o único de todos que não tolero e me espanto de quando há gente que acha isto divertido.
Tenho ódio absoluto! Chega a ser nojento mesmo!



The Tourist

  de Florian Henckel von Donnersmarck (2010)



Recentemente desenvolveu-se em mim uma aversão pela Angelina Jolie, sendo a última vez que quis ver um filme dela foi o "Salt", que ainda escapa vá mas… este nem o quero ver sequer. Nem sequer o descarrego pois só vai estar a ocupar precioso espaço de armazenamento e pode fazer falta.



The Spy Next Door

 Brian Levant (2010)



Já não posso com estes sucessivos filmes estúpidos do Jackie Chan, vedeta das coreografias engraçadas, que sem isso até resultavam em filmes de meros 20 minutos. E este então foi a gota d'água final: odeio mesmo!



The Bounty Hunter

Andy Tennant (2010)



Epá… na altura, estava até entusiasmado a ver esta comédia-romântica, que tinha logo dois actores que tudo apontava funcionar. É mesmo daqueles filmes que dão mau estatuto ao já tão curto estatuto que as comédias-românticas da fábrica de Hollywood têm. Desagradou-me tanto que a determinada altura estava a dormir.



Film Socialisme

  Jean-Luc Godard (2010)



-Ai e tal… que o Godard é que é grande… e não sei quê.
Stop!
Isto, que dizem ser uma grandiosa obra, nem sequer consegue ser um filme, pois é na verdade um anti-filme que procura ser uma expressão artística de alguma coisa com fundamentos políticos, sem sequer assegurar mínimos de qualidade visual e sonora e narrativa (muitas cenas com filmagens de má imagem digital de fracos telemóvel, não há filtragem dos ruídos que surgem abruptamente, etc. Ainda assim só tem de jeito uma jovem a tomar banho na piscina de um cruzeiro, pois de resto nada tem digno de mais valia cinéfila. A questão aqui seria: "Mas quem é que gosta deste filme?" Há imensos críticos, que do alto da sua cinefilia apregoa os mais altos elogios a isto, quando acho que é só por ser de Godard, pois se fosse de outro realizador sem estatuto nem se atreveria a ver. Sim, João Lopes do DN, é para ti. É que a este filme só lhe falta o cheiro a merda… Detestei!
Menção honrosa:




Barry Lyndon  

Stanley Kubrick (1975)



Concordo que o filme é visualmente um assombro, onde os planos quase como se reproduzissem pinturas vivas... mas não consigo atinar com o filme. E confirmo isso de todas as vezes que o tentei ver. It kills me!
Prefiro de longe o impecável "Marie Antoinette" da Sofia Coppola...

Categorias: , ,

36 comentários até agora:.

  1. Estou a ver que 2010 foi um ano difícil para ti =P
    Digo exactamente o mesmo que tu quanto ao UltraViolet. No outro dia estava a dar na televisão e bastou-me ver duas cenas para mudar de canal. Costumo engraçar com esses filmes mas este não me seduziu minimamente.
    Mas sou da opinião que o cinema precisa de mais piratas e mais Jackie Chan, seja em que formato for!

  2. fiquei chocada - toda a gente gosta do Superhero movie ????????????????

  3. Da avalanche de paródias recentes, este Superhero Movie achei o melhorzinho desde o Scary Movie I. **da-se, o Ultraviolet foi das minhas maiores desilusões. Esperava-se algo ao nível do anterior filme do realizador, o Equilibrium, mas foi só uma orgia de CGI, bléh... O FilmSocialisme acho que vi o trailer, e bastou-me. Reza a lenda que o Jackie Chan tem muitos bons filmes, antes de vir para Hollywood. Deixem o homem reformar-se! Gosto da figura do Jack Sparrow...mas devia ter ficado pelo primeiro filme, muito superior aos outros...

  4. Acho que a ideia é que o Superhero Movie não foi tão avacalhado pela critica como os outros filmes feitos por essa malta...

  5. "pois se fosse de outro realizador sem estatuto nem se atreveria a ver." Podes apostar que sim!

  6. Sam says:

    Um enorme "pedregulho" à menção honrosa :) BARRY LYNDON é um daqueles filmes que, mais do que ser visto, aprecia-se com tremendo prazer cinéfilo. A cada visualização descobre-se algo novo. Possui algumas das sequências mais memoráveis na carreira do Kubrick. É um dos filmes da minha vida. E não compreendo a comparação com o MARIE ANTOINETTE: exceptuando a época histórica em que os dois filmes decorrem, são totalmente diferentes no tom, no ritmo, nas intenções...

    E, se me é permitida a pergunta e respectiva incompreensão, incluis um filme que ainda nem sequer viste?! :P

  7. Boa escolha com o Film Socialisme. Godard em geral, para mim, representa o lado pretensioso do cinema.

  8. Ó Armindo, o The Tourist é batotice, se não viste!! LOL

  9. Ora viva gente cinéfila!

    "The Tourist", o filme que nem sequer vi... é para sentirem a quantidade de "ódio" que já nutro pela obra (sim o Johnny Depp não merecia mas... a esquelética Jolie armada em diva importante é algo que do star-system já me é insuportável). Pensando bem merecia ter sido a menção honrosa da lista. Ou será que só eu é que só pela simples apreciação de tudo o que promove um filme, se coloca na posição de o evitar com todas as forças? É um sentimento de aversão mais forte do que eu consigo compreender...

    O "Film Socialisme"... fiz tudo o que deve ser feito para o apreciar... no fim, do que vi, classifiquei-o com 3/10 e até fui benemérito.

    O tal do Barry Lindinho... sim, é verdade que não atino com o filme apesar de reconhecer nele todas as qualidades que evidencia visualmente e de acabar por ser um grande filme. Mas caramba, não se pode dizer mal de um filme do sagrado Kubrick? Nunca consegui chegar ao fim e sentir-me a ficar com a "medidas cheias" só pelo mínimo. Pfff!
    E sim, o da Sofia Coppola, pela abordagem e toda a mestria que dali resultou, cativa-me imensamente. Prefiro muito mais e sei bem

    O "Ultraviolet"... é tudo aquilo que nem o CGi disfarça. E o "Superhero Movie"... eu fico espantado quando até dizem algo abonatório sobre o filme. Há coisas que não consigo assimilar.

    O Jackie Chan... tem de aproveitar para fazer coisas melhores. No remake do "Karate Kid" esteve muito bem mas ainda faz estes "acidentes" inacreditáveis.

    Agradeço a honra do convite ao Bruno Duarte (e toda a equipa do Cine31) e a todos os comentadores, pela amabilidade e compreensão... a verdade é que cada lista é uma lista e não é mesmo fácil! Ainda assim, fazer esta lista compensou totalmente com a diversão que me levou a erguê-la... é que desabafar é mesmo muito bom!

  10. Exactamente David, parece que funcionou na boa este "não-sei-quê Movie". Há maneiras melhores de se gozar com os super-heróis sem bater no fundo como aqui fizeram.

  11. Ó Bruno, na altura que saiu o "Ultraviolet", vi por aluguer da Blockbuster e no minimo deveria ver até ao fim para o devolver. Que coisinha mesmo tão tosca... e tinha tanta promoção de ser o state-of the-art do momento. Eheheheh!

  12. Sim, o mundo precisa de receber mais piratas confome se viu no 1º filme, com um grande actor a criar algo novo e todo o filme a saber respeitar e adicionar algo ao género. O 3º acho que fez o oposto... entrou no impossível sem alicerces. Mas isto sou eu a dizer.

  13. Totalmente de acordo, David!

  14. Sim tens razão... deveria ter ficado como a verdadeira menção honrosa mas... estava embalado com tanto hate!
    Acho que mesmo assim ainda é aceitável... ao menos não fiz é uma review ao filme sem o ter visto. Eheheheh!

  15. Ó Samuel... meter um sem o ver é daqueles sacrilégios só justificados pelo absurdo hate. Olha... saiu-me!

    O caso do Barry Lindon, não será grande novidade mas que hei-de fazer... não me encaixa mesmo! Talvez um dia...

  16. Nunca duvides disso. Os criticos valorizam imenso o estatuto e os nomes... este tem "Godard" e só por isso já é ouro. Ainda há poucas semanas o mesmo JLopes escrevia duas páginas a dizer bem desse filme (precisamente esse) lá no DN. Quantas vezes abanei a cabeça e nem um terço li... por não conseguir. Nada coincidia com o filme que vi.

  17. O Jackie Chan tem muitos bons filmes recentes... na China. Vê 1911 e Shaolin. Este último prometo que gostas.

  18. Ai Armindo, essa lista está cheia de maus filmes :P
    O objectivo era criar ondas entre os cinéfilos, como quando referiste o Barry Lyndon.
    Eu por exemplo, se fizesse a minha lista (que não cheguei a fazer por estar entalado pelo trabalho até ao tutano), ficava banido dos fóruns cinéfilos :P

  19. Eu acho é que a lista do Armindo esta cheia é de filmes pequenos! Filmes como o Ultraviolet ou o Turista duvido mesmo que alguém gosta e valer deles ;)

    Estes TOPs deviam ter era uns dez Barry Lyndon e coisas do género para começarmos a banir uns e outros dos fóruns a lá Brain-Mixer ;)

    Respondendo mais a lista, o dos Piratas deve de ser mesmo horroroso, eu não consigo passar do segundo. Já o Barry Lyndon... para mim é o terceiro melhor filme do Kubrick!

    Mas Armindo com esta lista acho que ainda vamos ver é um "TOP de Filmes que podiam ter sido bons, mas nunca foram"

    David e companhia fica a ideia.

  20. Loot says:

    Acho que há aqui muito filme considerado, em geral, mauzinho :P
    Foste batoteiro :P

    Eu adoro o Barry Lyndon ainda outro dia falei sobre este filme, por ser um dos Kubricks que vejo discutir menos. Gostos ;)

  21. "TOP de Filmes que podiam ter sido bons, mas nunca foram"? Me gusta :D

  22. Nuno Pereira e Loot:
    Para vos dizer a verdade, dou por mim a aceitar muita coisa. Praticamente encaixo bem quase tudo. Daí que não será de admirar ter atacado aqueles que detesto mesmo e que tiveram mesmo assim relativo sucesso e mediatismo.
    Poderia ter apontado aqueles que gosto mesmo mas mesmo assim não são casos onde se aplico o "não gosto" (tipo Men In Black 1 e 2; Transformers 2; Rei Leão 1; Twilight: New Moon; The Departed do Scorcese, Millennium 1 do David Fincher; etc... escapam e não os detesto - no caso do Scorcese e Fincher e Rei Leão, reconheço serem bons).
    Foi o que saiu...

  23. Loot says:

    o rei leão a heresia Armindo :P

  24. brain... FAZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ... não podes provocar a malta assim

  25. The Departed do Scorcese e Millennium 1 do David Fincher - heresia Armindo PARTE 2

    ;)

  26. a frase correcta deveria ter ficado assim (tentar participar com outras pressas, resulta sempre mal):

    "Poderia ter apontado aqueles que gosto menos mas mesmo assim ainda não são casos onde aplico o "não gosto"...

    O Rei Leão seria bom se não cantassem tão infantilmente e os outros citados são dois remakes cujos originais admiro imenso (desde o próprio filme aos protagonistas - mas se não pensar nos excelentes originais, são bonzinhos sim).

    Humm... talvez devesse ter feito a lista sem pensar exactamente nos que não gosto... eheheheh!

  27. Realmente Brain-Mixer... não podes ficar impune agora.
    Desabafa lá, carago!

  28. Ok ok, para não me ficar a rir das enxovalhadas que estão a levar por aí, eu também quero entrar na festa.
    Acabei de fazer o meu top e enviei-o agora mesmo :D
    Bem, vou mudar o meu avatar para uma cabeça com chapéu de asno LOL

  29. Isabel Ferreira says:

    Não quero acreditar que o Armindo meteu o Barry Lyndon na mesma lista que os piratas, jackass e afins. Até se pode não gostar muito mas misturá-lo com aqueles é muito mau! Anyway, porquê o ódio Armindo, algo contra o Kubrick?

  30. Nada tenho contra o Kubrick. É um dos meus realizadores preferidos de sempre. Eu vejo no Barry Lindon muita qualidade, sobretudo a nível estético... mas do filme em si, nunca gostei.
    Normalmente os filmes desta época não me são atractivos (por isso, referi o "Marie Antoinette" pois desse consigo apreciar e gostar muito).
    São manias...

  31. Eu gostei do filme "O Turista": 4*

    "O Turista" tem momentos hilariantes e cenas de pura ação, tem também surpreendentes reviravoltas e uma pitada de romance.
    "The Tourist" tem um bom elenco e uma boa química entre os protagonistas, o que mostra a qualidade do filme.

    Cumprimentos, Frederico.

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...