Find us on Google+

Widgets

por Sofia; 

No dia 5 de Outubro de 1908 (data passível de discussão, pois também existe referência ao dia 1 de Outubro) começou a ser vendido nos Estados Unidos da América o famoso Ford T – o primeiro automóvel a ser produzido em série e vendido em grandes quantidades – símbolo máximo da famosa “produção em série” – que  Charles Chaplin tão bem apresenta e caricatura em Modern Times




Este acontecimento é um marco na história do capitalismo e da Era da Industrialização, ou como diz a malta de História – A Revolução Industrial – ou seja, expressão pomposa para designar a fase histórica em que a máquina começa a substituir o ser humano e em que as relações entre o capital e o trabalho são alteradas. 
O Ford T não passou despercebido à indústria cinematográfica. Marco de mudanças tecnológicas, de inovação e símbolo de modernidade, teve e tem o seu papel na sétima arte. 


A Day's Pleasure (1919) de/com Charles Chaplin 

Leave 'Em Laughing (1928) de Clyde Bruckman com Stan Lauren e Oliver Hardy

Nota: os famosos Laurel and Hardy ou em português – Bucha e Estica, foram uma dupla que utilizaram correntemente este carro nos seus filmes, os exemplos são em grande número. 

The Night of the Hunter (1955) de Charles Laughton com Robert Mitchum e Shelley Winters

Majo no takkyûbin (1989) de Hayao Miyazaki  

Legends of the Fall (1994) de Edward Zwick com Brad Pitt e Anthony Hopkins

The Curious Case of Benjamin Button ( 2008) de David Fincher com Brad Pitt e Cate Blanchett

Changeling, (2008) de Clint Eastwood com Angelina Jolie

E assim são... Os Dias do Cinema 


Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...