O grito de Wilhelm [Wilhelm Scream] é um efeito sonoro clássico do cinema, com o tempo tornou-se um cliché, uma piada ou homenagem a outros filmes. O peculiar grito foi gravado e utilizado pela primeira vez no filme "Distant Drums" em 1951, quando um homem foi atacado por um aligátor.
Mas o nome pelo qual se tornou conhecido veio do western de 1953, "The Charge at Feather River", quando o soldado Whilhem é atingido por uma flecha.
Só décadas mais tarde, quando Ben Burtt redescobriu o som nos arquivos e o utilizou no primeiro filme da saga Star Wars (Guerra das Estrelas), o grito tornou-se famoso. Depois de ser usado no resto da trilogia original de StarWars, nos Indiana Jones, e outros projectos de Spielberg e George Lucas, os designers de som tornaram tradição a inclusão do grito. Segundo a Wikipedia, o som terá sido usado em 216 filmes, séries e jogos.
Uma compilação de 12 minutos com mortes "ilustradas" com o Grito de Wilhelm:
[Fonte do Vídeo: Topless Robot]
Um mini-documentário sobre o Wilhelm Scream:
Uma compilação mais curta:
Agora quando virem num filme alguém com uma morte acompanhada deste efeito sonoro extravagante, já podem contar aos vossos amigos a história do Wilhelm Scream.
Um "parente" mais recente é o "Howie Scream".
ainda à bocado quando bati com a canela na cadeira o usei... de forma repetida e talvez mais estridente que os exemplos aqui colocados :)
devia ser obrigatório por lei usar o grito de Wilhelm em todos os filmes. até em dramas existencialistas