Find us on Google+

Widgets


No dia em que a equipa do CINE31 se preparava para anunciar a sua participação - em conjunto com os blogs "Cinema JB", "Cinema as my World" e "35mm - numa rubrica mensal em preparação há semanas, fomos confrontados com uma situação insólita: no post em que o Rui do CinemaJB tornava público o começo da iniciativa para o mês de Fevereiro [centrada nos filmes de Jason Bourne, as mais recentes adaptações das novelas de Robert Lungdum] foram publicados na forma de comentários uma série de virulentos ataques á iniciativa dos nossos 4 blogues, acusando-nos de plágio,  e que simultaneamente atacavam directamente o trabalho do Rui no seu blog. O objectivo da nossa colaboração era que cada blog analisasse uma trilogia ou série de filmes por mês, dando origem no final a uma comparação de opiniões e pontuações e a uma inovação-surpresa no final do mês, que não chegou a ser concretizada.
Fiquei desgostado com o carácter irreflectido, injusto e arrogante da maioria dos "comentários", e abrindo uma excepção publiquei ontem , enquanto membro fundador do CINE31 e envolvido directo no assunto, a seguinte resposta no post:
"Geralmente não costumo responder a insultos, até me afasto de discussões estéreis e inúteis, mas devido à natureza injusta das mesmas acusações não podia deixar de manifestar - como parte interessada - o meu repúdio pelas mesmas. Não pretendo ganhar inimizades ou rancores - não são o meu género - mas fiquei surpreendido e desiludido com a arrogância dos comentários. Esperava mais de vós.
"Cópia gritante"? "Cópia Barata"? Colaboração entre blogs (ou qualquer outro media) em que existem afinidades é natural. Sendo blogs de cinema iríamos analisar batatas ou a vida sexual dos caracóis? Se o problema é a separação natural por meses, talvez fosse mais "original" fazer de 15 em 15 dias!
"
Compreendo e respeito a atitude dos meus colegas que decidiram encerrar o projecto, para evitar mais ataques semelhantes e polémicas desnecessárias. Mas não posso deixar de aqui manifestar o meu desgosto com alguma blogosfera portuguesa que disserta sobre cinema (não é preciso referir nomes, os autores sabem a quem me dirijo) que se deixa deslumbrar pelo próprio umbigo. Não pretendo negar alguma semelhança entre a nossa iniciativa e outras do género pela blogosfera mundial, mas creio que é um excesso , e até presunção, falar em imitação, quando nem tivemos a oportunidade de expor o nosso trabalho. Geralmente, só critico algo depois de o ver ou conhecer. Mas isso sou eu...
Falando de quem interessa, os meus agradecimentos aos colegas Rui (Cinema JB), Bruno (Cinema as my World) e Ricardo (35mm), gostei de trabalhar com todos, e espero que brevemente possamos repetir a parceria, mas que dessa vez seja com mais sucesso!
Apesar desde projecto ter morrido na praia, o CINE31 já tem novidades na manga para breve!


Categorias: , , ,

2 comentários até agora:.

  1. Sou obviamente parcial, mas concordo com tudo o que disseste.

    Era um projecto ambicioso e que foi muito trabalhado e durante muito tempo.

    As semelhanças só iriam ser tão óbvias quanto as diferenças, e terem criticado tão mordazmente este projecto quando (é a verdade) estavam na mais profunda ignorância, revela, no mínimo e estou a ser simpático (algo que comigo não foram), precipitação.

    Agradeço também teres referido o meu caso particular. Mas tentemos ultrapassar o assunto ;)

    Se depender de mim, iremos colaborar muitas vezes.

    Espero ansiosamente as novidades!

    Abraço

    P.S.- O banner está excelente :P

  2. Obrigado Rui, e o teu comentário complementa bem o queria dizer. E agora que já escrevi o post, vou tentar enterrar o assunto e caminhar em frente :-D

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...