Find us on Google+

Widgets


Sinopse:
Há 20 anos atrás uma gigantesca nave espacial estacionou sobre Johannesburg, África do Sul. A bordo da nave milhares de extraterrestres em condições miseráveis. Os alienígenas apelidados de "camarões" são levados para um campo de refugiados provisório, que rapidamente evolui para um ghetto rodeado por militares. Ao longo dos anos as condições de vida deterioram-se, favorecendo o aparecimento de exploradores dos alienígenas e contrabandistas de comida e armas. Em 2010 é decidido relocalizar os "camarões" para um campo mais distante da cidade. Um dos elementos humanos responsável pelo realojamento - Wikus van der Merwe - é infectado com uma substância estranha e começa a transformar-se num híbrido humano e alienígena, tornando-se a galinha dos ovos de ouro da organização que espera há anos tentar tirar proveito das armas do "camarões", que só podem ser utilizadas pelos extraterrestres. Depois de experimentado e torturado, Wikus foge para junto dos únicos que o podem ajudar: os "camarões" que ele tanto desdenhava.



Trailers de DISTRITO 9 (DISTRICT 9):



Distrito 9 impressiona em muitos aspectos: não hesita em mostrar as atitudes mais mesquinhas e desumanas que o ser humano pratica sobre os que considera serem seus inferiores, diferentes ou sobre aqueles que lhes são conveniente explorar. Não tenha dúvidas, que no mundo real, dadas certas circunstâncias, para a maioria das pessoas ou instituições VOÇÊ não vale mais do que os "camarões" valem neste filme. De aspecto repugnante, são um incómodo para a sociedade, uma oportunidade a explorar por organizações sem escrúpulos ou contrabandistas, dispostos a tudo para obterem o que desejam, lucros e poder. As únicas atitudes altruístas vêm de um homem humilhado e perseguido, e de dois extraterrestres. Mas estes não são os ETs queridos e politicamente correctos de Spielberg...
Outro aspecto a destacar são os efeitos especiais; sejam naves, extraterrestres ou armamentos ; perfeitamente integrados na filmagem de elementos reais. Distrito 9 foi realizado em estilo documental, a câmara sempre em movimento (mas não enjoa), integrando na história  imagens de câmaras de segurança, noticiários, depoimentos para uma equipa de documentários, câmeras térmicas, etc. Estes dois aspectos, os efeitos e o estilo de filmagem, combinaram bem para dar a sensação que estamos a assistir filmagens de eventos reais. Uma excelente aposta do produtor Peter Jackson (responsável pela trilogia Senhor dos Anéis), bem conduzida pelo realizador Neill Blomkamp, que em 2005 realizou uma curta metragem intitulada "Alive in Joburg", e da qual "Distrito 9" é um remake/reimaginação em formato longa-metragem. Um filme com temática de ficção cientifica, que consegue ter simultâneamente cenas  de acção extraordinárias e ser dramático, sem ser lamechas. Várias vezes durante o film,e recordei outro filme, também muito realista: "Os Filhos do Homem" (2006), que também mostrou como facilmente a nossa sociedade pode reverter para a selvagaria, na ânsia de sobreviver a todo o custo.  
O espectador vai sentir-se indignado com muitas das cenas relacionadas com racismo, discriminação e agressão gratuita, em que os "camarões" são vilipendiados tanto pelo cidadão mais pobre como pelo mais alto dignitário, como se fossem coisas abjectas; e simultaneamente vai recordar que durante milénios situações como essas  aconteceram, e que ainda continuam a acontecer na nossa sociedade global, infligidas ao inimigo do momento, ao elo mais fraco.
Absolutamente recomendado, não é perfeito mas anda lá perto! Decerto vai ganhar com um segundo visionamento!


Alive in Joburg (6 min.)

4 comentários até agora:.

  1. Bom filme e acho-o um dos melhores de 2009. Concordo com a review que fez, muito acertada.

  2. Um óptimo filme!
    Um dos melhores mockumentários alguma vez feito, não é perfeito mas está lá perto.

    Abraço
    http://nekascw.blogspot.com/

  3. Um achado este filme. Incrível como com 30 milhões de dólares conseguiram recriar efeitos visuais tão realistas como estes.

    Ao contrário do habitual, ficamos na dúvida se os aliens são de facto elaborados por CGI.

    Quanto ao argumento, é incrível a forma como o Homem precisa de estar submetido às piores condições, para que dessa forma se torne humano, leia-se, compreensivo, tolerante, respeitador.

    Excelente filme. Dos melhores do ano! :)

    Abraço!

  4. Precisamente o que eu achei mas por outras palavras =P
    Concordo com um comentário que refere a perfeita camuflagem do CGI pois de facto por vezes ficamos com dúvidas se os "camarões" são digitais, outras vezes o CGI é muito óbvio mas o filme prova a minha teoria de que óbvio ou não, o importante é a história pois se não fosse esse o caso ninguém viria os filmes clássicos.
    PS- um ENORME obrigado pela visita ao meu site =D e já agora irei pôr este site na minha página de parceria pois está espectacularmente completo! Parabéns por este Blog!

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...