Find us on Google+

Widgets


TINTIM

Nome: Tintin (em francês)

Primeira aparição: 10 de Janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle.

Autor: Georges Prosper Remi (Hergé)

Quem é: Jovem repórter e aventureiro belga, nunca recua perante as adversidades e nunca hesita em defender os fracos e oprimidos, mesmo com o risco da sua vida.


Umas das séries de Banda Desenhadas europeias mais famosas em todo o mundo, “As Aventuras de Tintim” (Les aventures de Tintin), a que Hergé imprimiu um estilo de desenho e narração característicos, foram publicadas em semanários e no final de cada história esta era reunida em um álbum, totalizando 23 álbuns. Até aos dias de hoje terão sido vendidos mais de 200 milhões de cópias, e traduzidas para mais de 50 línguas. Além disso, foram diversas vezes adaptadas a outros meios, como o teatro (Tintin aux Indes, ou le Mystère du diamant bleu,em 1941), a TV e o cinema. Desde o inicio das suas aventuras, Tintim era acompanhado pelo fiel e inteligente cão Milu, mas posteriormente muitos mais personagens carismáticas foram sendo acrescentadas ao universo de Hergé, que sofreu diversas adaptações e mudanças, reflectindo o espírito das décadas atravessadas pelo intrépido repórter, que no entanto permanece jovem durante quase todo o século XX. Durante as décadas de histórias o autor foi acusado de racista, fascista, colonialista, cruel para os animais, de usar poucas mulheres nas histórias e de outras polémicas relacionados com certas sequências dentro das histórias, que reflectiram o mundo da altura em que foram escritos. Assim, muitas aventuras têm sido reeditadas, com sequências alteradas para se adaptar aos nossos tempos mais politicamente correctos.


ALIADOS E AMIGOS:

  • MILU (Milou) – Pequeno mas corajoso e inteligente, este fox-terrier branco é extremamente fiel a Tintim, salvando-o de inúmeros perigos.
  • CAPITÃO ARCHIBALD HADDOCK - Ex-oficial da marinha, amante da boa pinga e de algazarra. Colérico e trapalhão mas de bom coração, é um companheiro precioso nas aventuras que vive com Tintim.
  • PROFESSOR TRIFÓLIO GIRASSOL (Tryphon tournesol) - O genial inventor distraído, desajeitado e ainda por cima quase surdo.
  • DUPOND e DUPONT – Par de polícias trapalhões. Estes investigadores insólitos parecem gémeos mas não têm qualquer relação familiar.

INIMIGOS:

Agentes russos, gangsters, traficantes de ópio, falsificadores de dinheiro, espiões, e outros corruptos e criminosos avulsos.

TINTIM NOUTROS MEDIA:

NA TV:
  • As Aventuras de Tintim, por Hergé (Les Aventures de Tintin, d'après Hergé). 1958- 1963. 104 Episódios.
  • As Aventuras de Tintim (Les Aventures de Tintin) – 1991-1992. 39 Episódios.
NO CINEMA:
  • 1947. Le crabe aux pinces d'or (O caranguejo das tenazes de ouro). Animação com Marionetas.
  • 1961. Tintin et le mystère de la Toison d'Or (Tintim e o Mistério do Tosão de Ouro). Imagem Real.
  • 1964. Tintin et les oranges bleues (Tintim e as laranjas azuis). Imagem Real.
  • 1969. Tintin et le temple du soleil (Tintim e o templo do sol). Animação.
  • 1972. Tintin et le lac aux requins (Tintim e o lago dos tubarões). Animação.
  • Segundo a Wikipédia “(…)em novembro de 2002, a Dreamworks comprou os direitos cinematográficos de toda a série. Em 15 de maio de 2007, Steven Spielberg e Peter Jackson oficializaram a realização de uma trilogia adaptada das histórias, a ser realizada em computação gráfica e motion capture.(…)” A primeira parte está prevista para estrear em 2010, com o actor Andy Serkis ( o Gollum de trilogia Senhor dos Anéis) como o Capitão Haddock, e Simon Pegg e Nick Frost como Dupond e Dupont. As filmagens devem começar em Fevereiro de 2009, mas ainda não está determinado o actor para encarnar Tintim.




Categorias: , , , , ,

4 comentários até agora:.

  1. Quem já leu Tintim, deixe aqui a sua opinião sobre os livros que já leu, os episódios ou os filmes. Qual a sua opinião sobre a polémica em redor da personagem? COMENTE!

  2. TFZ says:

    Eu era muito fã do desenho quando era criança,...ele era excelente, tanto é que o baixei estes tempos, mas também fui procurar os livros para comprar numa rede de livrarias grande do Paraná e me surpreendi ao ver que existiam apenas histórias em quadrinho. Existem também albuns lançados na forma de narrativa convencional?

  3. Olá! Obrigado pelo comentário!
    Que eu saiba, as aventuras do Tintim só mesmo em quadradinhos! Se descobrir mais divulgo aqui :-D

  4. TFZ says:

    Bom...quando lançam um filme baseado em um livro, quem leu o livro e assistiu o filme sempre diz que o livro é muito melhor, por questões às vezes óbvias como quantidade de detalhes e informações...se isso acontece quase sempre...imagino que mesmo sendo história em quadrinho Tintim deve ser excelente, pois o desenho é ótimo...espero poder comprar os livros logo!!!

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...