Find us on Google+

Widgets

Esclarecimentos sobre a versão visionada:

Sobre a versão pirata em DVD: Comprado numa promoção leve três DVD por 5 euros, é apresentado numa caixa normal, com uma capa impressa de qualidade aceitável. A capa frontal reproduz um dos posters do filme com o bónus de uma faixa amarela no topo onde se pode ler as seguintes palavras: Boa Qualidade. Bem, talvez tenha boa qualidade para um filme gravado num cinema, com direito a algumas vibrações de câmara no início. Pelo menos, não aconteceu como uma cópia do Episódio 1. A Ameaça Fantasma que tinha direito a cabeças de espectadores e a gritos de entusiasmo quando surgia o título Star Wars no ecran, acho que foi o meu primeiro (e acho que último) filme em formato VideoCD pirata (é melhor nem mencionar a qualidade de imagem e som, mas back in 1999 a ansiedade era tanta que…). Mas as surpresas da capa continuam na parte de trás. Graficamente ao nível de muitas produções em DVD originais, inclui os créditos do filme e naturalmente, os habituais avisos sobre o destino de quem copiar ou distribuir ilegalmente a obra. Apresenta três críticas positivas sobre a película e uma sinopse da mesma e que se dá ao luxo de referir que é uma adaptação das graphic novels de Frank Miller (de onde terão copiado o texto?). Mas a cereja no topo do bolo é uma caixa de texto intitulada Special Features. Ora bem, e o que vem lá dentro? Nada mais nada menos que o “Making of Sin City”, o comentário áudio do realizador, cenas apagadas, comentário exclusivo de Frank Miller e Robert Rodriguez e ainda uma galeria de fotos. Acho que não há necessidade de mencionar que tais coisas estão obviamente ausentes desta magnifica edição pirata de Sin City. Sin City, num mercado perto de si. [Aviso a cinéfilos incautos: baseado em experiências próprias se puderem evitar não comprem DVDs piratas, a qualidade de som e imagem é fraca e não há nada como ir ver um filme no escurinho do cinema.]

A Critica:

Dada a natureza da película em questão devo começar por esclarecer que não estou familiarizado com as graphic novels em que está baseado este novo delírio de Robert Rodriguez. São elas, segundo apurei na Net: “Sin City” “The Big Fat Kill” “That Yellow Bastard”, todas da autoria Frank Miller, que também co-realizou a adaptação ao grande ecran destas três histórias entrelaçadas para criar o enredo de um dos filmes mais surpreendentes que vi em muito tempo. Um elenco que trouxe vida a personagens extraordinárias, e que inclui nomes como Bruce Willis (“The Sixt Sense”), Jessica Alba (protagonista da série “Dark Angel”, cujas duas temporadas passaram na “2:” e que tem prestes a estrear “Quarteto Fantástico”, outra adaptação de BD na qual encarna Susan Storm, a Mulher Invisível), Benicio Del Toro, Elijah Wood (“Deep Impact”, a triologia do Senhor dos Anéis), Clive Owen (“King Arthur”), Brittany Murphy (“8 Mile”), Mickey Rourke e muitos mais. O filme foi precedido há alguns meses por um trailer extraórinário que além de apresentar os actores e personagens principais estabelecia um paralelo com a BD original, e pelo que pude ver na Net em páginas de fans algumas cenas estão quase “a papel quimico”, facto do qual não deve ser alheio o envolvimento do autor dos comics, que aliás não é novato no ramo da sétima arte (escreveu o script de Robocop 2 e 3).

As histórias desenrolam-se em Basin City (a cidade do pecado do título) uma cidade mergulhada em crime e corrupção e podem ser divididas em três capítulos principais que são apresentados com algumas interligações e não propriamente em ordem cronológica. Depois de uma cena de alguns minutos antes do título do filme, somos introduzidos na corrida para a vingança de um brutamontes chamado Marv (Mickey Rourke) acusado e perseguido pela morte de uma bela mulher, a mesma morte que tenciona vingar custe o que custar, incluindo uma luta com o mais selvático e arrepiante serial killer: Kevin (Elijah Wood). Na história seguinte, Dwight (Clive Owen) é envolvido numa conspiração para a tomada do poder na zona dominada pelas prostitutas (que mantêm o crime afastado) e no assassinato de um polícia herói e de conduta duvidosa (Benicio Del Toro). A história final relata o calvário de um polícia honesto, Hartigan (Bruce Willis) quase na reforma que por parar um assassino monstruoso com enorme influência politica é castigado e forçado a pagar por crimes que não cometeu, até que finalmente tem uma oportunidade de salvar a vida da jovem Nancy. Mas o perigo espreita a cada esquina da cidade do pecado, onde se pode encontrar de tudo.

Em suma, uma obra que toma o interesse do espectador desde o início, com óptimas situações e interpretações, com muitos dos actores irreconhecíveis e que trazem credibilidade e atmosfera a um filme que lamento não ter visto em ecran gigante para poder apreciar devidamente todo o trabalho da equipa de produção (mas ainda vou a tempo de corrigir esse erro). Uma adaptação exemplar de um comic ao grande ecran.
Esperemos de se torne o molde de futuras adaptações.

Mais informação:

Sobre os comics: http://hem.passagen.se/fm4/sincity.html
Site Oficial do filme: http://www.sincitythemovie.com/
Sobre o filme em IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0401792/


Categorias: , ,

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...