Find us on Google+

Widgets


E se o Super-Homem declarasse guerra ao planeta terra? Se soltasse toda a sua fúria na população anónima, heróis e vilões por igual? Com os seus super-poderes seria um super-vilão imparável! É mais ou menos essa a premissa na génese da série de banda desenhada Irredeemable (Irredimível), escrita por Mark Waid, arte de Peter Krause e é publicada desde Abril de 2009 pela editora norte-americana Boom! Studios.
O protagonista desta série não é o Super-Homem (é claro) mas o maior e mais amado super-herói da Terra, o Plutanian ( com poderes dentro do mesmo nivel do supracitado Homem de Aço); que desde as primeiras páginas surge como um dos vilões mais cruéis e implacáveis de que há memória, mutilando e assassinando antigos colegas heróis e milhões de pessoas inocentes (afunda Singapura e só se salvam 10 pessoas!). Por entre as tentativas dos heróis sobreviventes para parar as investidas ultraviolentas do antigo herói, vemos flashbacks de situações que ajudam a compreender o gradual ódio que o misterioso Plutanian desenvolveu pelos seres humanos, na sua óptica seres ingratos e fracos.


O consagrado Mark Waid desenvolveu uma grande ideia, estabelencendo dezenas de deliciosos paralelos com clichés e figuras conhecidas do universo dos super-heróis de outras editoras (Super-Homem, Liga da Justiça, Raio Negro, Lois Lane, etc), e que mostra como o herói se pode tornar um monstro genocida. O artista Peter Krause também realizou um bom trabalho, dando vida a cenas de violência extrema - sem ser desnecessáriamente gráfica ou gore - , acção em grande escala e momentos mais intimos, mas principalmente consegue transmitir com grande vivacidade o terror que a simples presença do Plutanian causa em todas as personagens que se vêm perseguidas pelo ser mais poderoso do planeta.
Até ao momento só foram publicados sete números, mas é uma das séries mais interessantes que li nos ultimos tempos. Extremamente recomendado!



One Response so far.

  1. Desconhecia totalmente. Também já não é de admirar... deixei as BDs há varios anos. Agora só pelos filmes... Por acaso isso daria um pujante filme.

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...