Find us on Google+

Widgets



TOP DE JOÃO DE BASTOS


Antes de mais tenho de dizer que algumas escolhas até poderão parecer polémicas. Mas a maior parte das escolhas justificam-se pela seca que são. Odiar é uma palavra forte que nem gosto muito de a empregar no contexto do cinema, pois todos os filmes terão o seu mérito por isso cá vai.

Matrix (saga - 1999/2003) - Quando eu achava que não era possível chegar mais fundo do que Matrix, eis que surge o Reloaded: a maior seca que alguma vez apanhei numa sala de cinema. Filme de tal forma ridículo, com diálogos que fazem os guiões da pornografia parecer Shakespeare. E a química entre o Reeves e a gaja que nem me lembro o nome é tão inexistente que faz parecer o Pinto da Costa e o Luís Filipe Vieira amantes.

Erin Brockovich (2000) - simplesmente porque não consigo ir à bola com a Julia e este filme é mais uma tremenda chatice que não cativa minimamente.

Moulin Rouge (2001) - Musicais é coisa que não me assiste. Tirando o kitch do Grease que adorei. Este é daqueles que me dá vómitos.

Million Dollar Baby (2004) - Oh meu caro Eastwood, tu que fazes tremendos filmes (dos mais recentes Gran Torino ou o Mystic River) fazes uma história de vida com o boxe com pano de fundo (onde é que eu já vi isso?). Boring....

Memento (2000) - Nolan habituou-nos bem, ou não fosse ele o responsável pelo renascimento do Batman ou de filmes como Prestige (dos melhores deste século) ou o recente Inception. Não que Memento seja mau (longe disso), mas nunca na vida a obra superior que lhe querem fazer parecer.

Terminator (saga - 1984/2009) - Dos melhores filmes de ficção científica???? em que planeta? Só se for lá para os lados da Pandora do Cameron. Mau todos os dias (sim, refiro-me também aos dois primeiros).

2001: Space Odyssey (1968) - este filme apenas consta nesta lista porque nunca consegui ver o filme inteiro de uma vez.... Teve de ser sempre aos bocados, simplesmente porque adormecia sempre passados 10 minutos. (Um pouco como o Blade Runner).

Godfather (1972) - Sim, escolhi o Padrinho, o filme que muitos apelidam de melhor filme de sempre. Naturalmente que o filme é bom, nem ouso contrariar isso, mas a mim não me consegue cativar. Talvez porque o género dos Gangsters/máfia não seja dos meus favoritos. E peço desculpa pelo que vou dizer, mas Marlon Brando não é grande actor.

The Avengers (2012) - Longe de todo o hype criado em torno do filme, fica-se pelo monótono.

Monsters Inc (2001) - Queria incluir um filme de animação aqui, e nada mais fácil. Era este ou o do Nemo, mas este filme de monstros conseguiu pôr-me a dormir numa sala de cinema que estava cheia. E isso, não é qualquer filme que o consegue.

--------------------------

Não posso perdoar o Avengers e o Matrix estarem na lista, mas agradeço na mesma ao João Bastos por ter aceite o desafio que lhe lançámos e exibir em público os seus ódios cinematográficos. Agora, aguente-se às pedradas!!
Visitem o blog do João, o A Revolta da Pipoca 2 que tem um cabeçalho jeitoso e outras coisas jeitosas :D

Categorias: , ,

11 comentários até agora:.

  1. Partilho da mesma opinião em relação ao Memento. Gosto do filme pois é inteligente, tem um bom ritmo e estamos sempre a adivinhar mas não me consegue dizer nada, ou melhor, não tanto como me faziam crer.

    E quase que digo algo parecido ao Avengers. Gostei imenso do filme mas não punha num Top 3 do género como tanta gente. Isto na minha opinião que não conta para nada, claro!

  2. Realmente esta lista é daquelas em que temos praticamente o melhor ou um dos melhores filmes de cada género como os escolhidos!

    São tudo filmes muito conhecidos e que toda a gente viu, por isso mesmo acho que esta lista é das que responde melhor ao TOP.

  3. esta lista n me choca. Avengers já esperava :)

  4. "E a química entre o Reeves e a gaja que nem me lembro o nome é tão inexistente que faz parecer o Pinto da Costa e o Luís Filipe Vieira amantes."

    -Uma frase de antologia

    Tenho de me insurgir, ainda assim, contra o último filme: Monsters,Inc é um tesouro...

  5. WOW, esta lista dá-me vontade de te bater :P
    Conseguiste a taça!

  6. Muito bem dito, Nuno.
    contudo, quando estava a fazer a minha, não consegui plenamente responder ao pedido, pois não consigo colocar no lado do "não gosto", filmes que mesmo os achando menos bons também não os vejo como maus ou os deteste.
    E realmente, tal como alguém já o disse, sinto-me quase como uma rameira... costumo a gostar de tudo.

  7. Muito sinceramente, a lista não me espantou nada... e até peca por algumas ausências (onde estão os Transformers, Bastos? Estás a falhar...)

    Quem já lidou com o João Bastos esperaria mais ou menos uma lista assim. A lista é consistente, corrosiva e até mesmo sarcástica. Contudo, eu gostava era de o ver apontar um filme do Spielberg... ohh mas ele dá notas máximas a qualquer coisa assinada pelo realizador, estava a esquecer... pffff!

    Sim, não vou revelar que até gosto dos filmes todos, pois aí iam saber tanto como eu...
    20 pedras... duas por cada filme!

  8. Anónimo says:

    É pá, muito sinceramente aceito que todos temos gostos diferentes e é isso que faz o cinema interessante, debater os gostos e criticar os filmes... no minimo quando me passeava por este blog esperava ler razões com algum fundamento e criticas minimamente construtivas que refletissem o odio em relação aos filmes que vejo nestes tops.. frases como "Este é daqueles que me dá vómitos" bem, transborda classe... classe meus amigos...

  9. Viva "Anónimo"!
    Geralmente não respondo a Anónimos, mas como achei o comentário construtivo, abri uma excepção.
    Percebo a desilusão, mas estes 25 TOPs foram feitos com um espírito mais divertido, quase uma conversa de amigos em redor de uma mesa de café, e é certo que muitos dos "ódios" das listas não têm uma justificação clara, mas a ideia era mesmo funcionar como uma catarse. Mas também temos bastantes justificações "cientificas", de tudo para todos os gostos. :)

  10. JB says:

    eu vi este desafio realmente como brincadeira... e atenção que disse logo no início e em alguns comentários a alguns filmes, não é uma questão de odiar, mas antes não compreender o fascínio... e baseei-me basicamente se cada filme me entreteu, me divertiu (pode parecer uma justificação simplista, mas como gosto de dizer: "prefiro um mau filme que me entretenha/divirta que um bom filme que me aborreça")... o que aconteceu com estas minhas escolhas foi que o tempo que fiquei a ver os filmes custou demasiado a passar...

  11. JB says:

    até colocaria o Transformers, mas acho que não se enquadraria no desafio, pois conheço mais gente que não gostou do que aqueles que gostam... Sobre o Spielberg, bem, quando gosto mesmo de algum realizador (também serve para outro tipo de artista), sou capaz de achar as melhores qualidades nos piores filmes! confesso que por vezes tenho dificuldade em racionalizar algum gosto

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...