Find us on Google+

Widgets


The Box / Presente de Morte

Realizador: Richard Kelly
Argumento: Richard Kelly
Intérpretes: Cameron Diaz, James Marsden, Frank Langella
Género: Ficção Científica, Terror
Classificacao: M/12

Sinopse do "Público":
"EUA, 1976. Norma (Cameron Diaz) e Arthur Lewis (James Marsden) formam um casal comum a viver nos subúrbios com o seu filho pequeno. Ela é professora, ele é engenheiro da NASA. Um dia são abordados por um homem desfigurado (Frank Langella), que lhes faz uma estranha proposta: numa determinada caixa há um botão que, se carregado, lhes dá imediatamente 1 milhão de dólares mas que, simultaneamente, tira a vida a alguém. O homem dá-lhes 24 horas para decidirem, mas eles cedo descobrem que perderam completamente o controlo sobre tudo, inclusivamente sobre as suas vidas.


Do mesmo realizador de "Donnie Darko" (2001) que, logo na sua estreia, se tornou num filme de culto, é baseado no conto "Button Button", de Richard Matheson."




O mais recente filme de Richard Kelly estreou em 2009 no resto do planeta, e chegou a Portugal já no segundo semestre de 2010. O ponto de partida - descrito na sinopse acima - parece bem linear mas interessante. Um casal em dificuldades monetárias tem que pesar as opções contra a sua moralidade. Mas a partir do momento em que uma decisão é tomada, o filme abandona a narrativa linear e torna-se difícil para o espectador acompanhar o que se desenrola no ecrã, uma mistura de cenas angustiantes, desorientadoras e quase surreais que mais que servir a história ou os personagens parecem aleatórias. Devem fazer sentido, na cabeça de Richard Kelly pelo menos. De destacar a interpretação de Frank Langella. São inevitáveis as comparações com a opera prima de Kelly, "Donnie Darko", e apesar de ambos serem "confusos" e cheio de questões em aberto, "Donnie Darko" força o espectador a novos visionamentos para descobrir novos detalhes. E lamentavelmente, isso não acontece com "The Box". Será Richard Kelly um "one hit wonder"? Só o tempo e os próximos filmes dirão...

Trailer de "The Box":







UPDATE: "Button Button", episódio da Twilight Zone adaptado do mesmo conto de Richard Matheson que deu origem ao filme "The Box", para ver no Youtube em duas partes:



Parte 1:  
http://www.youtube.com/watch?v=y6mUElrvpB0
Parte 2: 
http://www.youtube.com/watch?v=iVZW684QcOU

Categorias: ,

3 comentários até agora:.

  1. A premissa é interessante, mas o filme não consegue passar da mediocridade.

  2. Sem as partes de sci-fi podia ser um thriller bem melhor. E eu sou fã de sci-fi, mas aqui não "colou"

  3. Esqueci-me de dizer umas palavras sobre o Frank Langella. Muito bom.
    Abraço

Deixe o seu comentário:

Partilhe os seus comentários connosco!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...